entenda como todo mundo tá quebrando a quarta parede

0
8

entenda como todo mundo tá quebrando a quarta parede

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Jojo Todynho e Fleabag adoram quebrar a quarta parede

Reprodução

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

13/10/2020 04h00

Você já ouviu sobre a quebra da quarta parede? Bom, depois desse ano, é quase impossível que não! Jojo Todynho, um dos principais nomes de “A Fazenda 12″ já nos presenteou com deliciosos momentos destruindo a tal quarta parede (além de sua garrafinha).

Mas você sabe do que tudo isso se trata?

Continua depois da publicidade

O que é a quarta parede?

Não se sabe ao certo qual a origem da expressão, mas, basicamente, imagine um palco no teatro: você vê as duas paredes laterais e a parede ao fundo. Mas e a quarta parede? Essa seria uma divisão invisível entre os personagens e o público.

Normalmente, a ideia é que os atores ignorem completamente a existência da plateia, fazendo com o que os personagens vivam naquele universo particular, fora da realidade.

Então, caso façais uma composição, ou caso representeis, pensai no espectador apenas como se este não existisse. Imaginai, na borda do teatro, uma enorme parede que vos separe da plateia; representai como se a cortina não se levantasse

defendia o escritor e filósofo francês Diderot, no século 18

Continua depois da publicidade

A quarta parede foi levada do teatro para o cinema e a televisão. Quando assistimos a um filme ou série, os personagens não dialogam com o espectador e nem mesmo estão cientes de que estão sendo assistidos.

Bom, pelo menos alguns.

Hora de quebrar a parede!

No teatro, quando um ator quebra a quarta parede, ele se dirige à plateia. Nos filmes e séries, o recurso é percebido quando o personagem olha diretamente para a câmera, como se estivesse trocando um olhar ou até mesmo fazendo algum comentário com quem está assistindo.

Jojo Todynho

Na atual edição da “Fazenda”, Jojo Todynho viralizou nas redes sociais ao supostamente quebrar a quarta parede. Mesmo confinada numa casa cheia de câmeras, ela fez questão de lançar aquele olhar especial para quem a estava acompanhando.

Continua depois da publicidade

Fleabag

A brincadeira de Jojo lhe rendeu comparações com Fleabag, personagem da série britânica homônima, que também adora quebrar a quarta parede e fazer brincadeirinhas com o público. Mas ela não é a única que tem esse costume!

‘Enola Holmes’

No filme da Netflix lançado em setembro, Enola, a irmã do grande Sherlock Holmes, está sempre quebrando a quarta parede, contando seus planos para o público e fazendo comentários engraçadinhos sobre a trama.

‘Deadpool’

Assim como nos quadrinhos, o Deadpool do cinema também é mestre em quebrar a quarta parede. Seja para fazer alguma piada ou só uma expressão engraçada, nós torcemos para o herói trocar aquela ideia com a gente ao longo do filme.

Continua depois da publicidade

House of Cards

Na série da Netflix, ficamos esperando que Frank Underwood e sua mulher, Claire, quebrem a quarta parede a todo o tempo, nem que seja só para dar aquela olhadinha.

‘Curtindo a Vida Adoidado’

Um dos exemplos mais lembrados da quebra da quarta parede é o clássico de John Hughes, lançado em 1986. O público se torna cúmplice do dia de folga de Ferris Bueller!

Continua depois da publicidade

Quebrando a paredinha…

As produções infantis também usam e abusam do recurso. No filme “A Nova Onda do Imperador”, de 2001, Kuzco conversa o tempo todo com o espectador. Dora Aventureira vai até mais longe: ela pede que o público a ajude em suas missões.

Na literatura

E quem acha que livro não tem parede está errado! Muitos escritores também conversam com os leitores ao longo da obra, como o nosso Machado de Assis em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, sempre reconhecendo a presença de alguém que o está lendo.

BC - Divulgação - Divulgação

Reginaldo Faria em cena do filme Memórias Póstumas de Brás Cubas

Imagem: Divulgação

No final, parece que todo mundo tem um pouquinho de “Irmãos à Obra” e adora quebrar uma parede…

E você? Você aí mesmo, que está aqui me lendo, o que acha do recurso? Pode me contar, fica só entre nós!

Continua depois da publicidade

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários