‘Empresas já leem nossas mentes e vão saber ainda mais com neurotecnologia’, diz pesquisadora



Alguns anos atrás, a ideia de “ameaça à privacidade de pensamento” estava mais para 1984, de George Orwell, e para o terreno da ficção científica distópica.

Para Nita Farahany, professora da Universidade Duke (EUA) que se especializou em pesquisar as consequências das novas tecnologias e suas implicações éticas, essa ameaça já é presente hoje e deve ser levada a sério.

A iraniana-americana lançou neste ano o livro The Battle for your Brain: Defending the Right to Think Freely in the Age of Neurotechnology (“A Batalha pelo seu Cérebro: Defendendo o Direito de Pensar Livremente na Era da Neurotecnologia”, em tradução livre, sem edição brasileira).

O repórter da BBC News Brasil Shin Suzuki conversou com Farahany sobre essa nova fronteira da privacidade e do pensamento.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c88jmpl902lo

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #tecnologia #cerebro #mente #futuro
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=Gr9LHQdPOqs

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

46 comentários em “‘Empresas já leem nossas mentes e vão saber ainda mais com neurotecnologia’, diz pesquisadora”

  1. Parabéns por esta explicação muito obrigada pela informação.
    Mas como Ela disse temos que aceitar…
    Não sabemos mais o que usamos sinceramente.
    O difícil é que muitos problemas são resolvidos mas nunca concluídos .
    Sim e verdade temos que nos cuidar..
    Abraços 🤗
    Inté…❤

    Responder
  2. Sim. As nossas escolhas estão pautadas na nossa postura diante de tudo que nos cerca e afeta. Importante não se entregar ao medo, mas às melhores e mais construtivas possibilidades.

    Responder
  3. Quando tecnologias desta magnitude aparecem pipocando em vídeos do YouTube é pq já estão em desenvolvimento e estudos a mais de décadas, geralmente por iniciativas militares, para além disso como meros mortais, não temos pra onde correr… não me admira surgir ou já existirem teorias conspiratórias sobre esse tema, é uma boa matéria prima 😅

    Responder
  4. Excelente matéria, mais uma vez a BBC contribuiu e muito mostrando o que está por traz das tecnologias quando mau usadas, a bem da saúde será um salto e tanto, principalmente em quadros cerebrais como o temido Alzheimer.
    Abraço a essa equipe maravilhosa da BBC.

    Responder
  5. Parabéns novamente BBC. Todos nós esclarecidos sabemos onde isso vai parar. Ética médica antigamente proibia a clonagem. E no futuro próximo em nome da segurança e saúde os os governos farão em escala global e com total intensidade o que a China e a Coreia do Norte já fazem. Conveniência ninguém dizer nada ou estamos a porta de um único governo. Moeda, trabalho, crença tudo unificado. O fim está na porta batendo.

    Responder
  6. A pergunta que deve ser feita é: pra que?

    Por que controlar uma pessoa ou porque saber o que ela pensa ? Qual a finalidade disso? Que tipo de futuro estão criando? Fogo na babilônia

    Responder
  7. Se a máquina percebe nossa ansiedade e nos sugere um comprimido pra relaxar, ou uma bebida, que mal tem nisso? Melhor que um cônjuge no seu lado piorando as coisas.

    Responder
  8. A maioria das pessoas são burras não sabem nem trocar o navegador de Internet, só usar Firefox+Ublock Origin+ Adguard para bloquear ads via dns, nunca use Chrome, o resto é futuro muito distante

    Responder
  9. A tecnologia é benigna quando usada para desenvolver avanços sociais e achar alternativas para combater doenças, ao mesmo tempo pode ser destruidora e acabar com todos os avanços e inclusive acelerar o fim da humanidade ,quando usada para obter lucro , é desanimador e alarmante saber que já esta sendo usada para fins de interesses privados , por pessoas cheias de poder não tem o mínimo de senso de humanidade .

    Responder
  10. Besteira isso de ser controlado, não pela tecnologia, o controle é praticado pelos próprios seres humanos usando a tecnologia em quem tem 2 neurônios. Pessoas como um maluco abaixo que acha que o mundo é cheio de psicopatas 🤣.. Acho que ele e esse tipo de pessoas sentem-se como as gazelas na savana só o cheiro de um leão no capim já basta para entrar em pânico. Essas pessoas assistem os jornais sensacionalistas e entram em pânico. Pessoas que aceitam o fim da liberdade porque elas são dominadas pelo medo. A maior besteira é essa de revelar sentimentos que tentamos esconder com sensores e eletrodos e IA. Nós estamos sendo monitorados por APPs essa é a forma de revelar sentimentos, o que clicamos e rejeitamos, etc. Vão tentar meter na conta de IA e eletrodos para não haver investigação sobre coleta e destino dos nossos dados e não haver leis criminalizando invasão da privacidade. Leis como sugeri aqui "exposição pública injustificada".

    Responder
  11. Shin, meu amigo, tome muito cuidado com Nita Farahani.

    Quem é especialista em um assunto, tanto pode usar o conhecimento que tem sobre o assunto para o bem, quanto para o mal.

    Vá por mim.

    Responder
  12. Matéria excelente! Finalmente uma cientista que tem a coragem de discutir a manipulação da liberdade de pensamento. George Orwell nunca foi tão necessário… e ainda tem gente que nao tem ideia do que seja o verdadeiro Big Brother!!!😅

    Responder
  13. Assim como a tecnologia usa nossos dados sem nossa autorização e já somos manipulados há seculos com ideias e padrões implantados , onde as tecnologias desenvolvidas desde o século passado como meio de comunicação em massa, a propaganda, o neuromarketing que estuda nossas reações impulsivas, para fomentar consumo desenfreado e ações que beneficiam os grupos que mantém as rédeas da economia do planeta em suas mãos . A promessa de uso para o bem é o meio usado para garantir a nossa permissão . A humanidade requer urgentemente evoluir em consciência e ética, antes de apoiar tecnologias que ameaçam a liberdade e integridade das espécies humanas e não humanas que habitam a Terra

    Responder
  14. Então, as big tech, dominadas por pessoas ricas e poderosas serão capazes de ler nossas mentes para que seus donos fiquem mais ricos e poderosos?? Quão mais poder, riqueza e satisfação podem Zuck, Bill Gates, Musk, Bezzos, os príncipes árabes, Putin ou o chinês lá acumularem? Quanto poder, dinheiro, prazer poderâo eles se apossarem? Mais do que Júlio César? Mais que Luis XIV? Mais que Gengis Kan? Ou talvez cheguem ao patamar de Zeus, Thor, Jesus Cristo, Alah…

    Responder
  15. O discurso da responsabilização individual se tornou praticamente uma fantasia. Hoje em nosso dia a dia estamos cercados por uma rede estímulos muito mais potentes do que os que haviam na década passada. Deliberar e decidir se tornou praticamente inviável, não escolhemos aquilo que devemos porque é muito chato, não pensamos no que devemos fazer porque é muito frustrante. Estamos presos ao ambiente que nos cerca, é o que constatam as ciências comportamentais usadas para fundamentar estas empresas de tecnologias. No mundo de hoje, as nossas escolhas já foram feitas, e aí o problema maior é deixar que um bilionário faça elas por você, pois para ele você é só um produto que ele oferece num mercado de atenção e ele não dá a mínima a sua individualidade, autonomia ou mesmo humanidade. Por isso eu sou totalmente a favor de deixarmos ao máximo a tecnologia de lado. Já saí do Instagram e não volto mais.

    Responder
  16. A tecnologia atualmente está servindo apenas para controlar as pessoas. Até a era pré-smartphone a tecnologia libertava e agora só serve para viciar, controlar e dominar.

    Responder
  17. "tecnologia raramente é o problema"? Acho que é sobre aquela frase "somos seres neadertais, vivendo numa sociedade medieval, com tecnologia alienígena" Ando bem pessimista quanto ao futuro e acredito que nunca vamos aprender a lidar com essas tecnologias. Pra mim, fim do mundo vem aí

    Responder
  18. O perigo maior é esses veículos de imprensa que aceitam a moeda do rei e manipulam o pensamento das pessoas.

    Essa ideologia já ultrapassada e refutada que as pessoas são desprovidas de inteligência e são fortemente influênciadas por propagandas, essa narrativa já vêm desde a era do Adam Smit que condenava o consumo e inspirou o Marxismo que matou milhares de pessoas de fome.

    Responder
  19. Repórter Shin Suzuki, tudo bem? A propósito desse distópico mundo à la Big Brother, poderia nos dar notícias sobre aquele prisioneiro político (cujo nome não ouso escrever aqui, com o risco de ser pre-censurada 😅), definhando há anos na masmorra dum regime parasitário que vocês, repórteres da BBC Brasil, propagam com ar de vassalagem? Qual é mesmo o motivo dele estar lá? Divulgar as atrocidades cometidas por aquele outro império decadente? Taí um verdadeiro furo de reportagem, fica a dica 😊

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal