DIREITOS HUMANOS: o Valor de Cada Pessoa | Immanuel Kant | O Homem como Fim em Si Mesmo



⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
https://www.youtube.com/channel/UCMgw2L-WxJZGAvBoGpqdHYQ?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Neste vídeo, eu falo sobre DIREITOS HUMANOS e o valor que cada pessoa possui.

Trago algumas ideias especialmente do filósofo Immanuel Kant.

Aqueles que defendem que cada pessoa é um fim em si mesmo dizem que ela jamais pode ser usada como um mero instrumento, ainda que seja para um objetivo nobre, como salvar outras vidas.

Já outros podem argumentar que se deve observar qual é o resultado menos desvantajoso de uma forma geral.

Na abordagem de Direitos Humanos do filósofo Immanuel Kant, o homem é um fim em si mesmo.

No direito contemporâneo, se entende que todo indivíduo possui dignidade, pelo simples fato de ser um ser humano. Daí resulta a conclusão de que o ser humano não pode ser usado como instrumento.

Cada indivíduo é um sujeito, e nunca um objeto. Sobre isso, Immanuel Kant diz que as pessoas devem ser tratadas como fins em si, e nunca como simples meios para a realização de fins. É a chamada “fórmula do fim em si mesmo”.

Cada ser humano tem um valor intrínseco. Sobre isso, Kant traz um posicionamento claro acerca, por exemplo, da pena de morte. Para Kant, se cada pessoa tem um valor intrínseco e é um fim em si mesma, não haveria como se justificar a eliminação de uma vida, por mais grave que tenha sido o crime cometido.

Tratar uma pessoa como fim significa respeitá-la como um sujeito racional, que é capaz de fazer suas próprias escolhas. Então você não pode manipular ou mentir para uma pessoa, ainda que seja o “seu bem”. Você precisa respeitar que os indivíduos façam suas próprias escolhas.

Além disso, lembra que antes eu comentei que, para Kant, o ser humano é sempre o fim, e nunca o meio? As coisas servem ao homem. O homem não serve às coisas. E o homem não serve a outro homem.

A ideia de que cada pessoa tem um valor intrínseco encontra dois argumentos contrários, que são chamados de organicismo e utilitarismo.

O organicismo é uma teoria que faz uma espécie de comparação da sociedade com um ser vivo, como se cada indivíduo fosse um órgão desse ser.

O organicismo prioriza a sociedade em detrimento do indivíduo, partindo-se da premissa que os fins coletivos devem se sobrepor aos direitos individuais. Esse pensamento não é novo. Aristóteles já dizia isso lá na Grécia Antiga.

O utilitarismo é uma teoria que preconiza que a solução mais correta para os problemas humanos é a que maximiza a felicidade, ou os interesses do maior número de pessoas. A teoria utilitarista se baseia nos interesses ou preferências dos indivíduos.

Os utilitaristas partem da premissa de que às vezes há conflitos de interesses entre os indivíduos, e então você deve buscar a solução que, no final das contas, traga bem-estar a um número maior de membros da comunidade.

Trata-se de vídeo de Direitos Humanos que versa sobre Filosofia do Direito e Ética.

Aproveite o vídeo!

=====================================

PESQUISAS COMUNS:

1 – Kant direitos humanos frases
2 – Filósofos que falam sobre direitos humanos
3 – Moral e direitos humanos
4 – Filosofia e Direitos Humanos

#CintiaBrunelli
#DireitosHumanos
#ImmanuelKant

=====================================

PLAYLISTS QUE RECOMENDO

INTRODUÇÃO AO DIREITO
https://www.youtube.com/playlist?list=PLRWLTjEPYOOH8v4ma7dd3CO2v194EdEcJ

DICAS PARA ALUNOS DE DIREITO
https://www.youtube.com/playlist?list=PLRWLTjEPYOOF8qOJrH4BEzRHOAOjKlSWI

=====================================

SOBRE O CANAL

Cíntia Brunelli explica o Direito de forma simples e ajuda você a estudar melhor. Este canal é voltado a alunos que cursam Direito, futuros estudantes universitários, concurseiros iniciantes ou mesmo interessados em aprender noções de direito para entender as notícias sobre o meio jurídico.

Em seus vídeos, ela também conta como foi aprovada em concursos públicos ainda na faculdade, de que forma ela estuda para aprender mais rápido e várias maneiras de ir bem nas provas e acertar questões.

Cíntia Brunelli – Direito – Técnicas de Estudos – Concursos Públicos – Advocacia e Carreiras Jurídicas – Exame da Ordem (OAB) – Produtividade e Motivação para Estudantes – Força de Vontade, Disciplina e Hábito – Aprendizagem Acelerada e Memorização – Dicas para a faculdade
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=cGqE1vXudX0

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal