CORRUPÇÃO FAZ DIFERENÇA?



➡➡Olimpo – Mande um whatsapp pra Olimpo e conheça os serviços:

➡➡BeUni – Conheça a plataforma da BeUni e faça produtos personalizados com a sua marca:

➡➡ SPN – Seu Primeiro Negócio – Torne-se nosso aluno clicando no link a seguir:

A corrupção no Brasil: como está o nosso país?

Desde 2015, o Brasil tem enfrentado um grave problema de corrupção. A Operação Lava Jato revelou um esquema de desvio de dinheiro público que envolveu alguns dos mais altos funcionários do governo e da Petrobras, a empresa estatal de petróleo. Em 2016, Dilma Rousseff, então presidente do Brasil, foi afastada por impeachment devido às acusações de corrupção contra ela e seu partido. Neste artigo, vamos explorar a situação atual da corrupção no Brasil e os seus impactos na economia brasileira.

A corrupção no Brasil: um problema antigo que persiste

Desde a época colonial, a corrupção tem sido um problema no Brasil. Em 2015, o país teve um dos maiores escândalos de corrupção da história, com a Operação Lava Jato. A operação revelou que políticos e empresários haviam se unido para desviar dinheiro do governo Federal. A corrupção continua sendo um problema no Brasil. Em 2018, o ex-presidente Michel Temer foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. No mesmo ano, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci também foi preso por corrupção. A corrupção afeta todos os brasileiros, especialmente aqueles que dependem do governo para serviços públicos essenciais, como saúde e educação. O desvio de recursos destinados a serviços públicos prejudica a qualidade dos serviços prestados à população e leva à falta de investimentos em áreas importantes. Para combater a corrupção no Brasil, é preciso mudar a cultura do país em relação às relações entre políticos e empresários. Também é preciso melhorar o controle sobre o uso dos recursos públicos e punir rigorosamente os responsáveis pelos desvios de verbas.

A corrupção nas empresas brasileiras;

A corrupção é um problema sério no Brasil e está presente em todos os setores da economia. A corrupção nas empresas brasileiras é um problema grave que afeta a competitividade, a produtividade e a criação de empregos. Além disso, a corrupção reduz a confiança dos investidores, afeta o crescimento econômico e gera desigualdades sociais. A corrupção nas empresas brasileiras pode ser dividida em dois tipos: a corrupção interna e a corrupção externa. A corrupção interna é aquela que ocorre dentro das próprias empresas, envolvendo funcionários e dirigentes. Já a corrupção externa envolve agentes externos às empresas, como políticos, fornecedores e clientes. A corrupção interna costuma ser mais difícil de detectar e combater, pois está escondida nas atividades cotidianas das empresas. Alguns exemplos de atividades corruptas são: o suborno de funcionários para favorecer determinadas pessoas ou grupos; o pagamento de propina para obter vantagens no mercado; o uso indevido de bens da empresa para fins pessoais; entre outros. A corrupção externa também é muito prejudicial às empresas brasileiras, uma vez que ela envolve agentes políticos e outros agentes do governo. Esses agentes podem extorquir dinheiro das empresas para beneficiarem seus amigos políticos, por exemplo. Além disso, as relações corruptas entre políticos e representantes das grandes corporações tendem a favorecer esses últimos na concorrência com as pequeninas e médias companhias. Para diminuir os níveis de corrupção nas empresas brasileirras é preciso intensificar as campanhas educativas sobre ética nos negócios, além disso é necessário fortalecer as leis contra a prática corruptiva e punir severamente os envolvidos nesse tipo de crime.

A corrupção nos governos municipais e estaduais;

A corrupção é um problema que atinge todos os governos, municipais, estaduais e federais. No entanto, o nível de corrupção nos governos municipais e estaduais é muito maior do que nos governos federais. A corrupção nas administrações municipais e estaduais custa aos contribuintes brasileiros cerca de R$ 20 bilhões por ano. Em 2012, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou pelo menos R$ 6,4 bilhões em desvios nos gastos dos governos municipais e estaduais. A corrupção nas administrações municipais e estaduais tem várias formas. Algumas das principais formas de corrupção são: desvio de verbas públicas, fraude em licitações, peculato (desvio de bens do patrimônio público), nepotismo (nomeação de parentes para cargos públicos) e caixa 2 (recebimento ilegal de dinheiro). O nível de corrupção nas administrações municipais e estaduais afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados pelo poder público. Além disso, a corrupção diminui a confiança dos cidadãs nos governantes e no sistema político como um todo.

Seja membro do Clube Jovens e participe de nossas discussões sobre os vídeos do canal comigo e o roteirista da Jovens:
https://www.youtube.com/channel/UC6pkw1C4ha1cmU9aDJ8OxUw/join
Jovens de Negócios
https://www.youtubepp.com/watch?v=WETdGlB_c90

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES