Como genética influencia nossas escolhas de vida



Empresa que sequenciou mais de 400 mil genomas criou database em que cruza dados genéticos com informações detalhadas sobre a vida de uma pessoa para desvendar o quanto do nosso comportamento é pré-determinado pela nossa biologia.

Ouça áudio de reportagem de David Cox, da BBC Future.

Leia também o texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0jp9l8k8geo.

O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (https://podcasts.apple.com/br/podcast/bbc-l%C3%AA/id1586358051?uo=4) e no Spotify (https://open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw)

A lista completa dos episódios nos YouTube está aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #bbclê #GenéticaEEscolhasDeVida
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=ECDlg-0dB6A

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

35 comentários em “Como genética influencia nossas escolhas de vida”

  1. A ciência explica tudo ! , do mais simples ao mais complexo .Dá maior estrela do universo , ao menor molusco encrustado em uma "Rocha no fundo do oceano .Quando estamos doentes & precisamos de ajuda , vamos aos hospitais pronto atendimento de socorro .Não vamos consulta ! , deuses , magias e tudo que exotérico que tem por ai .Nós vamos correndo procurar ajuda dá " Ciência " , senão morreremos ! . Pode ter certeza disso .🍇🍓🍒✨🐈🇧🇷

    Responder
  2. A cannabis e jogos de pc podem estimular comportamentos indesejados, mas a bebida alcoólica e o discurso religioso de condenação não são nem citados? Ainda acho essas pesquisas muito direcionadas ideológica ou moralmente. Não consigo considerá-las como totalmente válidas ou honestas em muitos aspectos (é inútil dizer que a ciência é neutra, por que ela não é, só é para neopositivistas como a Pasternak ou a Bibi Bailas). Porém, achei interessante que os gens, ou as tendência de comportamento embutidas nesses gens, possam ser entendidos como o inconsciente das pessoas. É uma tese interessante, considerando o devir e não o será ou é. Entretanto, são estudos, um dia haverá base suficiente para se abalizar cientificamente a relação gens, meio ambiente e psique (não o vulgar comportamentalismo, tipo TCC). Hoje ainda temos muita especulação e ideologia no meio. A BBC deveria ser mais cuidadosa com esse tema, ampliar a sua base de informação, pois há neurocientistas e geneticistas que não são tão deterministas como os autores citados neste podcast. Mas gostei da matéria de forma geral.

    Responder
  3. E as influências das diversas bactérias que possuímos? Já foi estudado as influências delas em nosso humor. No entanto, é normal também, que a mesma população tenha igualmente os mesmo tipo de bactérias produzindo o mesmo tipo de comportamento, como o de se alimentar, por exemplo. Enfim, isso deveria ser levado em consideração, não acham?

    Responder
  4. Os 12 álbuns para passar o final de ano. 

    ?° Banda: Planet Hemp e Black Alien Álbum: JARDINEIROS: A COLHEITA 

    12° Banda: Zeeba, Álbum: Cultivar.

    11° Banda: 26:15, Álbum: Utopia.

    10° Banda: DINGO, Álbum: A vida é uma Granada.

    9° Banda: Scanele, Álbum: Éter.

    8° Banda: OUTROEU, Álbum: A mágica por trás da forma.

    7° Banda: Valuá, Álbum: Não tem porque dizer adeus.

    6° Cantor: Marcelo Tofani, Álbum: Fantasia de um amor perfeito.

    5° Banda: AL9, Álbum: Amor é a lei.

    4° Banda: Terno Rei, Álbum: Gêmeos.

    3° Banda: Supercombo, Álbum: Remédios. 

    2° Banda: Lagum, Álbum: Depois do Fim.

    1° Banda: Terra plana, Álbum: Olhar pra trás.

    Responder
  5. A mente humana não é como uma folha de papel em branco.
    A genética prova que recebemos "hereditariamente" do corpo e influência a mente.
    A neurociencia também prova que a linguagem é uma característica humana, e não um "acidente útil". Ela é "programada" pelo sistema nervoso e é desenvolvida com o contato com o meio.
    Na filosofia há duas correntes principais: o empirismo e o racionalismo. Para o primeiro tudo no ser humano é devido a experiência, inclusive a linguagem.
    Para o racionalismo, o ser humano precisa do contato com o meio para se desenvolver, a diferença é que essa corrente defende que há no homem faculdades inatas e essas proporcionam o recebimento da experiências homem se desenvolver.

    Com o desenvolvimento da genética e da neurociencia, o racionalismo tem provado ter sua razão.
    O gurila Koko, por exemplo, era capaz de se comunicar com a linguagem de sinais. Logo, a linguagem não foi um "acidente útil" que apareceu só muito depois do desenvolvido do homem, mas é algo da nossa natureza mesmo.

    Responder
  6. Aí que temos de refletir sobre aquele discurso que somos todos iguais e todo mundo pode tudo! Não é verdade, tem pessoas que vão ter uma habilidade inata para fazer análise e outros e não vão ter, da mesma forma que se mandarem eu esculpir madeira, mesmo treinando por anos não poderei chegar aos pés de quem tem habilidade inata para isso e desenvolve ela.

    Responder
  7. Me lembrei da pesquisa social que fala sobre o fato de parentes próximos ficarem ofendidos quando algum parente deslancha na vida profissional e financeira enquanto eles estao estagnados…. Faz sentindo quando voce reflete sobre o dna ser parecido e todo mundo se dar bem na vida e voce (defeituoso) ficar fracassado

    Responder
  8. A teoria dos 4 humores humanos de Hipócrates, 400 anos antes do Jesus da Igreja, já explicava essas variações das preferências… Colérico, Melancólico, Fleumático e Sanguíneo. Colocados em cada lado de um quadrante, a variação é de 4 integrais mais 8 subtipos influenciados pelos laterais próximos, somando 12 tipos no total. Existe atavismo na dupla hélice do DNA. Mas existe também transformação pela vontade, expressa em diversas figurações arqueológicas ao redor do mundo antigo! PAX!

    Responder
  9. ou seja, aquela historia de que você não herdou nada de seus pais (ou herdará) é incorreto.

    Você herda tendências fortes a problemas de saúde e pelo jeito escolhas…

    Responder
  10. Durante um tempo eu flertei com a ideia do Nordeste Independente, não por ódio às outras regiões do país ou pessoas, mas por ver que existe uma identidade da região e que o governo em Brasília é corrupto demais e centralizador. Uma maior autonomia seria bom pra qualquer região. Posi bem, essa ideia por um tempo preencheu meus pensamentos e fui pesquisar a fundo o assunto na Bíblia estadual e na Internet. Descobri que a primeira pessoa a adotar o sobrenome Araripe tentou a independência do Nordeste na Confederação do Equador. Procurei os descentes e descobri que sou um deles. Fiquei muito intrigado com isso na época. Ps: meu nome é Valdez Araripe haha.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal