Como fazer um TCC nota 10 sem sofrer



✅ APROVAÇÃO DO ZERO: o método simples e eficaz para quem quer ser APROVADO em Concurso Público (ainda nesta encarnação).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/aprovacao

💰 Leia o livro GUIA VOCÊ APROVADO e conheça o passo a passo para se preparar para Concursos Públicos (sem ter que estudar 12 horas por dia).
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/guia

🏆 Inscreva-se no canal PORTAL DA APROVAÇÃO: https://www.youtube.com/channel/UCi8qKk4z-ZjdPvMNJ5RRUcg?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Muita gente empaca na hora de escrever o TCC porque é acometida por uma certa ansiedade, porque fica pensando em tudo que vai ter que escrever, não sabe nem por onde começar e acaba tendo um bloqueio.

Se esse é o seu caso, minha dica número 1 pra você é: inicie o seu TCC pelo sumário.
Defina os capítulos e trace quais serão as subdivisões dentro de cada capítulo.
Isso tudo, é claro, de acordo com os objetivos que você determinou para o seu trabalho de conclusão.

Antes de iniciar o TCC, as universidades geralmente solicitam que o aluno faça um projeto, para que ele defina quais serão os objetivos com a pesquisa.

Esses objetivos devem estar bem claros na hora de você idealizar o seu sumário.

O que exatamente você quer descobrir?

Traçando o sumário de acordo com os seus objetivos de pesquisa, você começa a ter um norte para poder pesquisar os assuntos.

Organize o sumário de forma prática, tendo em vista os seus objetivos, depois comece a pesquisar e se concentre em escrever conforme os tópicos que você definiu.

Sumário definido, é hora de começar a escrever o TCC.

Aqui começa outro drama, porque a maioria dos estudantes não tem hábito de fazer esse tipo de produção textual.

Vou contar como eu fazia e se você curtir a ideia, pode utilizar.

Eu ia na biblioteca, pegava uma pilha de livros que eu achava que poderia utilizar no meu trabalho e botava do lado. Depois eu abria um por um, via se tinha algo de interessante e se tivesse, eu primeiro fazia um fichamento de citações.

O que é um fichamento de citações?

É o seguinte: eu copiava literalmente os parágrafos que eu achasse úteis, digitava no Word, sem modificar nenhuma palavra.

Esses trechos que eu copiava dos livros eu deixava sempre em VERMELHO, pra eu saber que depois iria ter que modificar.

Nesse fichamento eu também colocava a identificação de cada obra. Aquela coisa: título do livro, nome do autor, editora, ano, cidade, etc… Já deixava bem bonitinho pra poder botar nas referências bibliográficas depois.

Depois de fazer toda essa pesquisa, eu partia para a segunda parte, que é a de transformar esses trechos copiados em citações diretas ou indiretas.

No meu TCC eu dei preferência para as citações indiretas, que são aquelas em que você reescreve aquilo que o autor disse.

Eu formulava os textos, conforme necessário e deixava tudo de acordo com as normas da ABNT.

Aqui muitos acadêmicos relatam dificuldades, porque não sabem como fazer as citações indiretas. Minha dica é: use e abuse dos sinônimos.
No próprio Word você pode substituir diversas palavras por sinônimos, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da palavra e ir em “Sinônimos”. Também existem vários dicionários de sinônimos na internet, é só procurar no Google.
Através de sinônimos, fica muito mais fácil criar citações indiretas.

Outro macete que eu utilizei no meu TCC foi o de fazer um parágrafo de introdução e um de conclusão em cada subcapítulo.

Primeiro eu começava o texto com um parágrafo de abertura, em que eu antecipava o que eu pretendia abordar naquele subcapítulo e qual era meu objetivo com isso.

Daí eu desenvolvia a minha ideia dentro daquele subcapítulo, e no final, eu encerrava o texto com um parágrafo em que eu fazia um apanhado geral sobre o que havia sido visto e tecia minhas conclusões.

Fazendo isso, seu TCC fica mais interessante de ler, pois você vai costurando o seu raciocínio.

De quebra, você escreve dois parágrafos a mais em cada subcapítulo, um na introdução e um na conclusão, e a gente sabe que no TCC os parágrafos valem ouro!

Esses parágrafos de introdução e conclusão dos subcapítulos também vão te ajudar depois, quando você for escrever os capítulos de introdução e conclusão do seu TCC.

Por fim, um cuidado que eu tive no meu TCC foi o de buscar observar um equilíbrio de número de páginas entre os capítulos. Se você pretende ter três capítulos de desenvolvimento, por exemplo, estipule mais ou menos quantas páginas, no total, cada capítulo terá.
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=t8Rmzi4OU5M

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR