Como fazer RESUMOS das aulas: técnicas matadoras para aprender com EFICIÊNCIA



✅ APROVAÇÃO DO ZERO: o método simples e eficaz para quem quer ser APROVADO em Concurso Público (ainda nesta encarnação).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/aprovacao

💰 Leia o livro GUIA VOCÊ APROVADO e conheça o passo a passo para se preparar para Concursos Públicos (sem ter que estudar 12 horas por dia).
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/guia

🏆 Inscreva-se no canal PORTAL DA APROVAÇÃO: https://www.youtube.com/channel/UCi8qKk4z-ZjdPvMNJ5RRUcg?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Resumir é algo que parece simples, mas tem os seus segredos. Em primeiro lugar, você precisa ter em mente qual é a função de um resumo. Você deve escrever no resumo aquilo que você ache que seja relevante para que você revise depois. Não escreva coisas que você já sabe.

Isso parece óbvio, mas tem um monte de aluno que copia no caderno informações que ele já conhece de cor e salteado. O problema de fazer esse tipo de coisa é que quando você for fazer revisão, vai ter que ler tanta coisa que vai cansar. E ler algo que você já sabe não te dá vantagem nenhuma.

Você precisa ter em mente que a finalidade da sua anotação é aprender. Você não vai ganhar um prêmio por ter o caderno mais bonito e completo de todos e o seu estudo não pode ser uma ilusão.

Pergunta: vale a pena copiar o conteúdo de alguns artigos no seu caderno? Pode copiar, mas você precisa estar consciente do que está fazendo. Seu tempo é precioso. Antes de copiar o conteúdo de um artigo, pense se isso é realmente necessário.

Uma dica pra tornar suas revisões mais efetivas é a de usar canetas coloridas. As canetas coloridas estimulam a memória visual. Você pode grifar com cores diferentes as palavras mais importantes da frase. Quando o professor explicava muito rápido, eu ia anotando tudo de caneta azul mesmo, e ai depois que a aula acabava, eu dava uma relida em tudo e passava as canetas coloridas por cima das palavras principais das frases.

Eu não usava caderno, e sim fichário. A vantagem do fichário é que eu podia montar e desmontar como eu quisesse, depois. Por exemplo: às vezes eu deixava no meu fichário algumas matérias de semestres anteriores, para poder consultar caso fosse necessário.

O resumo deve ser feito à mão, ou ele pode ser digitado? Tem gente que leva o notebook na aula, pra ir copiando a matéria no word. Eu também fiz isso por um tempo, e a gente sabe que é mais rápido digitar no computador do que escrever à mão.
Mas, pela minha experiência, você aprende mais quando escreve de forma manuscrita do que digitada. E para revisar também é mais efetivo a anotação à mão, pela questão da memória visual. Na minha opinião, a caneta é melhor do que o teclado. M

Última pergunta: realmente vale a pena fazer resumo das aulas? Aqui vai depender de como é o seu perfil. Pra mim, fazer anotações sempre foi um prazer, e eu me concentro melhor quando estou anotando. Mas eu tinha alguns colegas inteligentíssimos que não gostavam de fazer anotações porque, pra eles, ter que escrever era algo que tirava a atenção da explicação.

Esses colegas preferiam prestar atenção olhando pro professor e ai depois, quando chegava a época de estudar pras provas, eles tiravam xerox do caderno de um colega.

E você? O que acha disso tudo? Como são os seus resumos? Escreva um comentário me contando.

——————————————————————
INFORMAÇÕES GERAIS
——————————————————————
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

——————————————————————
SOBRE A AUTORA
——————————————————————
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada no Exame da Ordem (OAB) e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=9odaf9LlSiM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal