Como apagar dados do HD (disco rígido) de forma definitiva

0
8

Como apagar dados do HD (disco rígido) de forma definitiva

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Sabe quando você quer passar o computador para frente e não gostaria que ninguém conseguisse acessar seus dados? Existe um jeito de apagar de forma definitiva todos os dados do HD (disco rígido)?

Numa busca pela internet, você facilmente encontra diversos programas para deletar dados. Eles realmente dificultam o acesso a informações já apagadas do HD de um computador. Mas, de acordo com especialistas ouvidos por Tilt, nem mesmo esses programas podem, de fato, impedir que os dados sejam recuperados por profissionais.

O lance é que, como existem empresas especializadas nisso, é impossível dizer que eles nunca serão acessados novamente. Para você ter uma ideia, nem colocar fogo pode garantir que o HD seja destruído —especialistas explicam que mesmo em casos aparentemente impossíveis, há chances de recuperar total ou parcialmente o que está gravado nos computadores. Em cerca de 90% das ocasiões, é possível recuperar dados de PCs perdidos em acidentes.

Alguns discos rígidos de computadores chegam a resistir a temperaturas de até 80°C e, mesmo em acidentes em que as máquinas ficam submersas em água, é possível restaurar arquivos. Um notebook resgatado do acidente com o avião da TAM, em 2007, foi recuperado mesmo carbonizado.

Um jeito de tornar a vida desses profissionais mais difícil é formatar a máquina várias vezes, o que aumenta ainda mais a proteção aos dados.

Existem somente duas formas totalmente seguras de jamais ter informações previamente deletadas recuperadas por terceiros:

  • Utilizar computadores cujo HD possui proteção por criptografia (que embaralha as informações e coloca senha no acesso ao conteúdo)
  • Substituir o HD original da máquina por outro, que nunca teve os dados que você tanto quer proteger

A segunda forma é 100% segura, é certeza que os dados estarão inacessíveis.

Uma dica é usar, desde o começo, um HD externo para guardar seus arquivos, assim fica mais fácil remover tudo antes de passar a máquina para frente.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários