Como a ECONOMIA interfere no Direito? Importância da Economia para o Direito ao longo da história



⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
https://www.youtube.com/channel/UCMgw2L-WxJZGAvBoGpqdHYQ?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Resumo de economia e direito! História da economia e do direito. Qual a importância da economia para o Direito? O que é economia no Direito? Onde a economia encontra o Direito? Como a economia e o Direito se associam? Qual a relação entre direito e economia?

Como a Economia interfere na evolução do Direito? Podemos dizer que o Direito se transforma à medida que a estrutura econômica da sociedade vai se modificando, e eu vou dizer de que forma isso foi acontecendo ao longo da história.

Na antiguidade, quando a sociedade era composta por pequenos grupos de camponeses, as relações giravam basicamente dentro da família, naquilo que se chamava de Pátrio Poder. Havia o chefe, geralmente o pai, que era a autoridade e ditava as regras que deveriam ser obedecidas pelos membros da família. Com o passar dos séculos, alguns agricultores foram se tornando comerciantes, e o comércio de mercadorias trouxe uma enorme modificação na estrutura econômica da sociedade, que também causou impacto no direito.

Ao invés de haver uma concentração somente em torno da família, passou a existir uma organização jurídica na comunidade, para poder regular as relações que vinham do comércio e também normas para resolver os conflitos dentro do grupo como um todo.

Mais alguns séculos depois, tivemos a Revolução Industrial, com a produção em massa de produtos que também causou uma profunda transformação na economia, e, consequentemente, sobre o Direito. Podemos citar como exemplo os contratos, que aos poucos foram se padronizando. Muitos problemas também surgiram, como diversas práticas abusivas contra consumidores, e para combater certos abusos de fornecedores e comerciantes, o Direito foi pouco a pouco passando a defender o consumidor.

Além disso, na época da Revolução Industrial, os operários das fábricas precisavam trabalhar por jornadas extremamente exaustivas. Imagine que muitos trabalhavam por até 16 horas ao dia, e em condições insalubres e perigosas, e, por esse motivo, ao longo do tempo, também foram sendo criadas leis para buscar diminuir a exploração humana dentro das relações de trabalho.

Tudo isso demonstra como a economia e o direito estão intimamente ligados. A economia impacta no direito, e o direito também interfere na economia.

——————————————————————
INFORMAÇÕES GERAIS
——————————————————————
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

——————————————————————
SOBRE A AUTORA
——————————————————————
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada na OAB e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=e2TYVFoGJio

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal