Cobra finge de morta sim! Biólogo Henrique FullPistola! Tanatose #animais #tanatose #biólogohenrique



#BiólogoHenrique #animais #serpentes

Tanatose ou letissimulação é a capacidade do animal de se fingir de morto. Esta técnica tanto pode ser usada pelas presas para desencorajar predadores, como, pelo contrário, pode ser usada por predadores para aliciar a presa para que se aproxime mais. O biólogo francês Georges Pasteur classifica esta estratégia como uma forma de auto-mimese; uma forma de camuflagem; ou ainda um mimetismo do estado de morte.

Este comportamento é muito comum em anfíbios anuros, principalmente da subfamília Phyllomedusinae (Hylidae).

Tanatose (Proceratophrys boiei)

Tanatose (Phyllomedusa burmeisteri)
Normalmente o animal exibe o ventre (ou outras partes do corpo, como a região inguinal), mostrando uma coloração chamativa (aposemática) permanecendo estático por alguns minutos. Isto faz com que o predador (principalmente aqueles orientados por movimento) pense que o animal está morto, perdendo o interesse na presa.

O grupo dos Lacertílios (lagartos), principalmente os de menor porte, podem ser mencionados a título de exemplo de espécies que se servem da letissimulação. Outro animal que se destaca por esta capacidade é o gambá, o qual, quando ameaçado, tende a ficar imóvel e exala um odor fétido, por molde a afastar os predadores.

Etimologia
Do que toca ao substantivo «tanatose», este resulta da aglutinação do étimo grego antigo θανάτωσις[3] (thanatos), que significa «morte», com o sufixo grego clássico -ωσις (osis) que significa «estado».

Relativamente ao substantivo «letissimulação», este consiste num neologismo latino, que aglutina os étimos latinos lētum[5], que significa «morte» especialmente a violenta, e sĭmŭlātĭo, que significa «simulação

O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas.
No canal do YouTube Biólogo Henrique – o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, zoologia, ecologia e cultura nerd.

Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeiro, cobra coral) e demais animais peçonhentos (como abelha, taturana, escorpião, aranha), saúde pública e importância médica
Curiosidades da fauna silvestre também são abordadas, exibindo a biodiversidade do Brasil e do mundo, incluindo vídeos de predadores como onça, leão, leopardo, tigre, jaguatirica, demais felinos, urso, lobo, hienas, águia, gavião, falcão, coruja, tucano, araçari, siriema, dentre outras aves, jacaré, crocodilo, cobra-rei, anaconda, piton, tubarão, orca entre outros…, com destaque para o dia a dia da vida animal, revelendo suas características, estado de conservação, exibindo flagrantes das relações ecológicas de bichos como macaco, mico, elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, zebra, bicho-preguiça, sapo, inseto emuitos outros que terão a oportunidade de vislumbrar e saber mais sobre eles.
Acompanhe o canal, inscreva-se para não perder vídeos novos, comente sua opinião ou experiência vivida com algum bicho e compartilhe com amigos!!!!
Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
https://www.youtubepp.com/watch?v=fIGgRw3xVbM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES