Ciclo circadiano, o que é? Função e importância para a saúde do corpo

Ciclo circadiano, o que é? Função e importância para a saúde do corpo

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Todo o funcionamento do nosso organismo é controlado pelo ciclo circadiano ou ritmo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico. Ou seja, é o ciclo circadiano o responsável pela atividade física, química, fisiológica e psicológica de todo o corpo, tanto dos seres humanos, quanto de outros seres vivos.

Mas, o que significa ciclo circadiano? Proveniente do latim, circa (cerca de) e diem (dia), consiste em um período de 24 horas do ciclo biológico dos seres vivos. Ademais, o ritmo circadiano pode ser alterado pela luz, temperatura, movimento das marés, pelos ventos e pelo dia e noite.

E é esse relógio biológico que influencia atividades essenciais do organismo, por exemplo, na digestão, o sono, a regulação das células, o estado de vigília e a temperatura corporal.

Em suma, o ciclo circadiano ou relógio biológico, é fundamental para a vida, pois é ele que indica a hora de dormir ou acordar e quando comer. E quando viajamos para algum lugar com fuso horário diferente, é o ciclo o responsável por nos deixar desorientados. Por isso, é importante que o ciclo esteja em dia, ou pode provocar disfunções no organismo como, insônia, horários errados para refeições, ganho de peso, mau humor, etc.

Como funciona o ciclo circadiano

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Imagem: Blog Alessandro Azuos

No centro do cérebro, localizado no hipotálamo está o Núcleo Supraquiasmático (NSQ), um sistema temporizador conhecido como circadiano ou relógio biológico. Apesar de ter o tamanho de um grão de arroz, o circadiano possui cerca de 20 mil neurônios.

No entanto, é responsável pelo funcionamento do organismo, se ajustando conforme as condições ambientais. Por exemplo, quando acordamos e vemos a luz da manhã, o NSQ avisa as células do corpo que já é dia. Assim, acordando e preparando o corpo para o novo dia.

Ademais, o circadiano é um núcleo responsável por controlar, de forma precisa todas as funções do corpo. Por exemplo, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a temperatura, a produção de hormônios, a regulação do sono, o processo de digestão, etc.

Em suma, o NSQ ou circadiano é o relógio do cérebro, controlando os horários e as funções do corpo durante 24 horas. Mas, para que todo o ritmo circadiano permaneça funcionando de forma sincronizada é importante que cada um faça sua parte. Ou seja, procurando manter um ritmo durante o dia e a noite, comendo, dormindo, trabalhando, praticando exercícios, entre outras atividades, sempre no mesmo horário.

Então, se você come, dorme ou faz outras atividades cada dia em um horário diferente o relógio biológico pode entrar em parafuso. Ou seja, pode começar a afetar seu funcionamento, consequentemente, gerando problemas para a saúde como, insônia, ganho de peso, alteração no humor, baixa produtividade, etc.

Tipos de ritmo circadiano

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Imagem: Mediun

Há quatro tipos de ritmo circadiano, sendo eles:

  • Circadiano é um ciclo de 24 horas, que inclui ciclos fisiológicos e comportamentais, como dormir ou comer.
  • Diurno é o ritmo circadiano sincronizado com o dia e a noite.
  • Ultradiano é ciclo biológico com um período mais curto e frequência maior que o ritmo circadiano.
  • Infradiano é ritmo biológico que dura mais de 24 horas, como um ciclo menstrual, por exemplo.

Ademais, o ciclo circadiano regula funções do corpo como:

  • Horário de sono
  • Hora de comer
  • Temperatura do corpo
  • Produção e níveis dos hormônios
  • Estado de alerta
  • Pressão sanguínea
  • Funcionamento do Metabolismo

No entanto, fatores externos podem interferir no funcionamento do ciclo circadiano. Por exemplo, luz emitida de aparelhos eletrônicos como celular ou computador, em horários inadequados. Além do consumo de drogas e cafeína.

Importância do ciclo circadiano

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Imagem: Ciclo Circadiano

O ciclo circadiano é muito importante para manter o funcionamento do organismo em harmonia como o sono, por exemplo. Durante a noite, no escuro, o ritmo circadiano é responsável por regular a produção da Melatonina.

Que é um hormônio que influencia no sono, na renovação celular, processos inflamatórios, redução dos efeitos do estresse, fertilidade feminina e ameniza sintomas da menopausa. Além de influenciar na queima de gordura corporal e prevenir a resistência à insulina.

De acordo com pesquisas realizadas, a falta de um sono regular pode alterar o ciclo circadiano, como resultado, a produção de Melatonina é prejudicada. Dessa forma, pode provocar alterações fisiológicas no organismo resultando no aumento de gordura.

Pois a Melatonina é fundamental na ativação de células queimadoras de gordura que são responsáveis por queimar as células que armazenam gordura no corpo.

Distúrbios causados por alterações no ciclo circadiano

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Imagem: Terra

Quando ocorrem alterações no ciclo circadiano alguns distúrbios no organismo podem ser causados, tais como:

  • Distúrbios do sono – o nosso corpo é biologicamente programado para dormir durante a noite e realizar atividades durante o dia. Por isso, qualquer alteração no ritmo natural pode causar insônia, ansiedade e estresse.
  • Disritmia circadiana – também conhecido como jet lag, é um distúrbio no ritmo circadiano causado por viagens longas durante a noite ou para lugares com fuso horário diferente. No entanto, para amenizar os efeitos do jet lag, a pessoa que for viajar deve ir alterando o horário de sono-vigília gradualmente, até chegar a um horário parecido com o do local de destino.
  • Transtornos do humor – com a falta de exposição à luz do sol alguns distúrbios como, depressão, transtorno bipolar e transtorno afetivo sazonal (TAS) podem ser desencadeados.
  • Transtornos de trabalho – acontece quando o horário de trabalho está fora do ritmo natural da pessoa. Por exemplo, quando uma pessoa começa trabalhar no período da noite, tendo que dormir durante o dia. Dessa forma, pode resultar em mudanças no ciclo circadiano, deixando o relógio biológico confuso e alterado.

Em suma, pessoas que trabalham em turnos noturnos são os mais propensos a terem distúrbios do sono. Por exemplo, os profissionais de saúde, motoristas, pilotos de transporte, preparadores e servidores de alimentos, policiais, bombeiros, etc. Ou seja, esses profissionais não conseguem dormir o suficiente, portanto, estão mais propensos a sentir sono excessivo ou insônia.

Consequências das alterações

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Imagem: Revista Cláudia

Além dos distúrbios, alterações do ciclo circadiano podem causar problemas de saúde, por exemplo:

  • Ansiedade
  • Sonolência durante o dia
  • Depressão
  • Baixa no desempenho no trabalho
  • Maior propensão a acidentes
  • Falta de agilidade mental
  • Aumento do risco de diabetes e ganho de peso

No entanto, o distúrbio mais comum é o do sono, que pode ser dividido entre atraso de sono ou adiantamento do sono, onde:

  • Atraso do sono: quando uma pessoa está com o ciclo circadiano atrasado não consegue dormir mais cedo, mesmo que queira. Como resultado, apresentam baixo resultado no período da manhã.
  • Adiantamento do sono: nesse caso, pessoas com o ciclo circadiano adiantado acordam e vão dormir muito cedo. Sendo que são mais comuns em idosos.
  • Síndrome do sono-vigília de não 24 h: esse distúrbio é menos comum de acontecer, onde pessoas cegas são mais propensas ao distúrbio. E consiste no retardo do sono e do acordar de 1 a 2 h a cada dia de forma constante.

Diagnóstico e tratamento

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Imagem: Meus Dicionários

O diagnóstico de distúrbios no ciclo circadiano ou ritmo biológico pode ser feito por um médico especialista, que através de algumas perguntas, pode diagnosticar de forma eficiente e receitar o tratamento adequado.

Ademais, o tratamento varia de acordo com cada caso, por exemplo, em caso de jet lag, é um distúrbio temporário, portanto não há necessidade de tratamento médico. Mas, caso seja distúrbios recorrentes, um tratamento médico é necessário, com a ministração de Melatonina e uso de terapia com luz, por exemplo.

Como evitar distúrbios no ritmo circadiano

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Imagem: American Flex

A melhor maneira de evitar os distúrbios é entender como o ritmo circadiano funciona, pois assim fica mais fácil identificar, lidar com os sintomas e evita-los. Por exemplo:

  • Evite substâncias que afetam o sono após as 16h como, cafeína, álcool e nicotina.
  • Consumir bebidas frias, como chá gelado ou água.
  • Manter um horário de sono regular sempre que possível.
  • Procurar se expor à luz natural do sol pela manhã.
  • Tirar cochilos de dez a 15 minutos depois do almoço.
  • Dentro de casa durante o dia, manter as janelas abertas, e caso seja necessário, ligar as luzes do ambiente.
  • Durante a noite, evitar luzes artificiais, principalmente à luz azul proveniente de aparelhos eletrônicos.

Cronobiologia

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Imagem: Blog Giann Antônio Negretti

A Cronobiologia é a ciência que estuda o funcionamento e a reação do relógio biológico, cujo tratamento consiste em ajustar os horários do ciclo circadiano dos pacientes. Por exemplo, os horários de comer, de fazer atividades, ver TV, dormir, etc.

Ademais, com a Cronobiologia é possível determinar os horários distintos de funcionamento do organismo. Por exemplo, pela manhã o hormônio cortisol é produzido, responsável por fazer com que as pessoas se levantem da cama. Já no período da noite, a produção da melatonina auxilia no relaxamento do corpo para a noite de sono.

No Brasil, o método é utilizado desde 1981. Desde então, médicos de diversas especialidades começaram a usar os princípios da Cronobiologia para a prevenção, detecção e tratamento de doenças.

Em suma, a Cronobiologia pode nos ajudar a manter uma vida mais saudável e o ciclo circadiano em perfeito funcionamento. Desde que os ritmos do organismo sejam respeitados e sincronizados com o ambiente a nossa volta.

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Fontes: Ecycle, Veja, Cpap Vital, MSD Manuals

Imagens: Nepen Kpages, Blog Alessandro Azuos, Medium, Terra, Revista Cláudia, Meus Dicionários, American Flex, Blog Giann Antônio Negretti

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