AVIÃO que BATE ASAS é coisa de filme? Conheça o ORNITÓPTERO



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Os ornitópteros, apresentados nos filmes Duna 1 e 2, nos fazem questionar: será possível o voo de aviões que batem as asas na vida real ou isso é apenas coisa de filme? Investigamos a tecnologia por trás dessas aeronaves inspiradas na natureza para descobrir se elas têm espaço nos céus reais ou se são reservadas apenas para o mundo da ficção científica.

Equipe Aero:
Apresentação e Direção Geral: Fernando De Borthole
Produção Executiva: Gisella Depiné Poffo
Operador de Câmera: Vitor Henrique
Arte de Capa: Gabriel Duarte
Edição e finalização: Pedro Lerner

O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa. É apresentado por Fernando De Borthole, piloto privado há 20 anos.
Aero Por Trás da Aviação
https://www.youtubepp.com/watch?v=YcH_5mMKns0

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

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44 comentários em “AVIÃO que BATE ASAS é coisa de filme? Conheça o ORNITÓPTERO”

  1. Não poderia voar, a vibração seria tamanha que ele desmancharia antes mesmo de decolar. Os helicóptero comuns já vibram muito mesmo usando um conceito bem mais simples de voo, e olha a quantidade de acidente causado por problemas de descompasso do rotor principal.

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  2. Estava quase dando DESLIKE, brincadeira KKKK, pq o vídeo estava acabando e o Fernando não tinha falado de um problema desse conceito q achava q seria a primeira coisa q ele falaria mas no fim ele falou, q é a VIBRAÇÃO, na verdade tem outra coisa relacionada a VIBRAÇÃO q pensei e isso o Fernando ñ falou mas está perdoado pq está relacionado com a vibração RSRS, algo q creio ser o MAIOR problema do Ornitóptero, algo q eu pensei de primeira assim q vi o Ornitóptero no 1º filme Duna e imaginei isso na vida real, q é o ATRITO, essa ação desgastaria rapidamente as peças ou as quebraria assim como já aconteceu com vários aviões antigos q msmo tendo asas imóveis a vibração dos motores acabando causando acidentes q quebravam asas em voo, nenhum material leve e resistente conhecido no mundo suportaria essa vibração q é maior do q o giro das pás do helicóptero, ñ só as asas quebrariam mas tbm o eixo da asas com o motor ñ suportariam.
    .
    A Libélula, a Mosca, o Mosquito e Beija-Flores tem algo em comum q faz o voo deles ser perfeito e preciso, a alta frequência de bater de asas, o voo deles é mais preciso do q qlqr helicóptero é capaz de fazer, q é justamente o movimento q um ornitóptero teria q fazer, porém isso gera MUITO atrito, tanto q esses animais para além de terem a vida BEM CURTA, eles consomem MUITAS calorias para sobreviver dado a alta energia q eles gastam batendo asas, e eles tem a vantagem do tamanho deles o q altera tda a complexidade e composição biológica das asas e articulações deles, td se torna mais complexo qndo em maior escala pq para além de estarmos lidando com a composição dos átomos estamos lidando com a gravidade, talvez em um planeta de menor gravidade tipo a lua seria possível um ornitóptero só q ai faltaria é oxigênio para interação com as asas RSRS, o Mars Helicopter Ingenuity em Marte é uma prova disso pq ele precisa de mais rotação para voar lá do q um drone precisa aqui.

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  3. A natureza é sabia.
    Por mais capacidade e tecnologia que o homem possa produzir, algumas coisas ele não conseguirá imitar a natureza.
    O conceito é válido, mas as implicações, nesta situação, serão infinitamente maiores e os problemas pós, não valerão o empenho.
    Ótima matéria. 👏🏾👏🏾

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  4. Quanto menos peças e partes móveis uma máquina tiver melhor vai funcionar, com todas essas juntas móveis e peso extra não tem como dar certo.
    Qual a vantagem em relação ao rotor de um helicóptero?
    Acho que nenhuma.

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  5. O que falta é tecnologia suficiente para fazer uma asa que bata numa velocidade maior, mais próxima dos pássaros… mas isso não representaria um avanço na aviação, até porque, seria algo muito dispendioso, trabalhoso e talvez não seria um voo suave… mas tem uma coisa que, se eu fosse um engenheiro aeronáutico, tentaria desenvolver, seria a capacidade que os pássaros têm de mover as asas em torno do próprio eixo corporal, numa tentativa de minimizar os efeitos da turbulência… isso sim seria uma grande vantagem comercial… afinal, as aves não apenas voam de forma violentamente linear, como uma locomotiva, o que os aviões fazem, elas surfam nas correntes de ar, alternando a inclinação das asas o tempo todo para ter um voo mais estável…

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  6. Do jeito que as aeronaves modernas voam hoje, acho que pode se dizer que todos voam batendo as asas. Basta sentar na janela da asa e filmar o vôo, elas balançam muito kkkk não tem cool que aguente.kkk😅😅😅

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  7. Seguindo essa linha de Raciocínio (ficção científica) Por favor faz um video falando sobre o aviao/Planador com turbinas do Filme [OBLIVION] Se o concneito seria possível, Por favor.

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  8. Não e só falar de peso, e sim também dá resistência que o vento oferece com o movimento das assas, com isso ela ia acabar empurrando a fuselagem para baixo, já que com o peso da aeronave ela não iria subir de forma alguma mesmo com o movimento das asas favorecendo para aeronave subir

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  9. Só é bonito os do filme! Sairá do papel apenas quando os materiais forem leves e resistente. Seria como fazer um tanque de guerra de 60 toneladas pesar apenas 200kg com novos materiais. Tudo possível é…. APENAS pode não ser confortável ou econômico.

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