As novas descobertas sobre os misteriosos sambaquis, construídos há 8 mil anos no litoral do Brasil



Por sete milênios, a costa litorânea do que viria a ser conhecido como Brasil foi habitada pelos sambaquieiros.

Esses povos construíram os sambaquis, monumentos de até 40 metros de altura feitos a partir de conchas, ossos, areia e terra, onde até hoje é possível encontrar restos humanos.

Mas a história desses ancestrais é cercada de mistérios. De onde eles vieram? E por que sumiram ou foram substituídos por tupis, jês e outros povos indígenas que habitavam o litoral quando as naus Pedro Álvares Cabral chegaram em 1500?

Neste vídeo, o repórter André Biernath, da BBC News Brasil em Londres, conta os detalhes de um estudo recém-publicado que fornece algumas respostas para essas perguntas.

#bbcnewsbrasil #ciência #arqueologia #sambaquis

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=JjpHphaeM-8

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

20 comentários em “As novas descobertas sobre os misteriosos sambaquis, construídos há 8 mil anos no litoral do Brasil”

  1. Na nossa atual sociedade juntamos o nosso lixo e vai tudo para um aterro sanitário, tudo o que não queremos é depositado ali, mas milhares de anos atrás o lixo era outro seriam conchas 🐚 ossos de animais de caça, casca de frutos etc, isso só mostra que a civilização dessa época tinha uma certa organização social, que se perdeu com o tempo.

    Responder
  2. Sambaquis não são construções intencionais ou planejadas, simplesmente refletem mais de dez mil anos de acúmulo de restos da alimentação dos povos nativos do litoral que comiam frutos do mar e jogavam as conchas ali, formando um morro com o passar de milhares de anos.
    Mas, isso não diminui a sua importância arqueológica, porque encontram-se ali enterrados ferramentas, restos de animais e até de pessoas que podem ser estudados.

    Responder
  3. Passei a infância, brincando em um Sambaqui ( no litoral do Estado do Rio de Janeiro, região Oceânica), lá havia um pequeno museu , sobre os Sambaquis e uma ruina de uma igreja, Jesuíta. Porém os Sambaquis, não foram preservados ( se quer, alguém lhe deu importância). Infelizmente, foram destruidos para a construção civil ( apesar de proximos ao mar e a uma importante lagoa, que também foi aterrada ), infelizmente no Brasil, às pessoas não dão valor a nossa cultura!😔 É triste, era um lugar lindo e mágico ( eu mesma cheguei a encontrar, com meu pai , restos humanos, que la deixavamos ), ele colocava de volta no lugar, e disia que devíamos ter respeito, por aqueles povos que ali viveram ( na verdade nossos ancestrais, já que também descendemos de Tupis )😔 É triste ver que toda essa riqueza cultural foi destruida por dinheiro 😔 Acho que no litoral do Estado do Rio de Janeiro, na região oceânica, ainda existem Tambaquis, que não foram explorados pelos arqueológos! 🤔

    Responder
  4. Será que os arqueologos do mundo, sabem o quanto de Sambaquis ainda temos pra explorar? E o nosso governo? Tem que ter mais incentivo para os arqueologos Brasileiros , pois já está comprovado, que nós temos riquíssimos sitios arqueológicos. E que podemos contribuir muito para desvendar os mistérios, que ainda existem sobre a nossa origem e cultura!🙏 Parabéns a BBC , por lembrar desse tema! 👏👏 Que venham mais como esse! 👏👏👏

    Responder
  5. Pena que a gente nunca vai ver exatamente como eles viviam na época, seria muito interessante se tivesse como
    existir um filme mostrando toda a história deles, passando pelo estreito lá no norte, aí parte ficava pelo caminho e
    os outros iam descendo e a cultura ia mudando, explorando o novo mundo milhares de anos antes dos europeus.
    O que será que pensaram quando viram uma onça pela primeira vez? ou um urso na américa do norte?
    A vida que eles levavam devia ser bem diferente.

    Responder
  6. Aparentemente, os sambaquis foi um povo de cultura avancada, com grandes cidaes e monumentos. Mas 10 mil anos é o suficiente para apagar ao menos 99% dos vestigios de uma civilização.

    Responder
  7. Estreito de bering está praticamente descartado como sendo a entrada dos primeiros humanos nas Américas, haja vista descobertas em diferentes sitios arqueológicos de 28, 30 e até 40 mil anos… Nao consideraram isto?

    Responder
  8. A pesquisa revela uma mesma cultura mundial adaptada ao contexto regional. Esses sambaquieiros possuem os mesmos padrões de ritos funerários (como o sepultamento em posição fetal ) conhecimento astronômico (alinhamentos com solstícios e equinócios, além de certas estrelas). Também os mesmos ritos de fertilidade de povos como os cananeus e com suas divindades Baal e Azerá. Nada de novo debaixo do sol. Estamos numa guerra de sementes e pasmem: até hoje essa semente maligna está viva e nos governa só que ao invés de construirem monumentos antigos como pirâmides, ou sambaquis eles constroem palácios como em Brasília e tecnologia como os aceleradores de partícula em conexao com certas estrelas e padrões que Tesla redescobriu. No meu canal possuo um documentário sobre esses povos Nephilim daqui do Brasil sobre a tribo dos Goytacazes.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES