Ao Vivo | Nishimura: tudo sobre o “Cometa do Ano” | 15/09/2023 | #OlharEspacial

Descoberto no mês passado, já muito próximo da Terra (algo extremamente raro), o cometa C/2023 Nishimura está passando pelo nosso planeta a caminho do Sol – e pode ser o mais brilhante de 2023. Merecidamente, ele está sendo considerado o “Cometa do Ano”.

O nome dado ao corpo celeste homenageia o astrônomo que o detectou pela primeira vez, em 11 de agosto: o japonês Hideo Nishimura. Usando apenas uma câmera fotográfica convencional e uma lente teleobjetiva comum, ele conseguiu capturar o cometa, que tinha passado despercebido por grandes observatórios do mundo inteiro.

Nesta edição, o Programa Olhar Espacial recebe o astrônomo Cristóvão Jacques. Ele é engenheiro, físico e sócio fundador do Observatório SONEAR, na cidade de Oliveira (Minas Gerais).

Dono do canal AstroNEOS, Cristóvão é membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais, da Rede de Astronomia Observacional e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros. Ou seja, um convidado bem especial para uma conversa sobre o cometa Nishimura!

A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.

Participe com perguntas e sugestões nos comentários!

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!

Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
Twitter ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital
Olhar Digital

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
0