‘Antitrabalho’: o movimento que ganhou força na pandemia e se espalha por comunidades online



Período prolongado de incertezas durante lockdown fez com que muitos passassem a questionar propósito de seu trabalho e o próprio sistema econômico.

Ouça áudio de reportagem de Brian O’Connor, da BBC Worklife.

Leia também o texto: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-60233293.

O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (https://podcasts.apple.com/br/podcast/bbc-l%C3%AA/id1586358051?uo=4) e no Spotify (https://open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw)

A lista completa dos episódios nos YouTube está aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB

#BBCNewsBrasil #BBCLê #Trabalho
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=T34PVdS57Xg

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

32 comentários em “‘Antitrabalho’: o movimento que ganhou força na pandemia e se espalha por comunidades online”

  1. Vocês criticam os empresários bilionários,mas se esquecem dos chefes do tráfico,que os chefes do tráfico estão milionários no bem bom, e os soldadinhos do tráfico m0rrem,isso vocês não falam né?
    BOLSONARO 2022

    Responder
  2. No sistema capitalista atual, a propositura do emprego é uma estorção, na qual você aceita coagido tão somente pela necessidade de subsistência. É um sistema escravagista aperfeiçoado. Ainda que muitas empresas se esforcem muito para criar ambientes saudáveis e dar "cesta de natal" para seus funcionários, elas operam dentro de uma cultura global de principios éticos ultrapassados, pois é conveniente para esse "sistema" economico que a relação de emprego seja uma relação de dependência. As classes de poder se apropriam de todas as terras, todos os recursos naturais, e controlam a criação e a distribuição do capital. Ficam muito mais ricos do que realmente necessitam. Para quê? Para dificultar ao máximo a ascenção e o progresso dos que estão abaixo.
    Entretanto, as pessoas estão despertando para o fato de que elas mesmas é quem se submetem voluntariamente a essa opressão, seduzidas pelas ilusões do consumo.
    E por mais que se estimule a idiotização e a robotização dos nossos cérebros, bloquiando propositalmente o acesso das massas ao conhecimento e à educação de qualidade, eu observo que cada vez menos pessoas estão dispostas a entregar a sua alma em troca de dinheiro.

    Responder
  3. "Anti-trabalho" não é uma novidade.
    O Anti-trabalho já existe há muito tempo, exemplificado nas pessoas que pertencem às classes de poder e aos andares de cima da sociedade.
    Em um país em que a Taxa de Juros é de 13,25%, para você tornar-se um "vagabundo" e nunca mais precisar trabalhar, basta que seu patrimôminio líquido seja superior a 500 mil reais.
    Toda essa classe de "vagabundos" sabe que alguém na sociedade tem que trabalhar para sustentar a boquinha deles, e é por isso que apoiam, financiam e estimulam políticas estratégicas que dificultem ao máximo à massa trabalhadora chegar nesse mesmo patamar.

    Responder
  4. A minha sugestão hoje para as pessoas é essa:

    1 – Gaste somente metade do seu salário e poupe o resto. Se você se adaptar, cada mês da sua vida que você trabalhar, será um mês que você não precisará trabalhar e poderá viver para si mesmo.

    2 – Se seu dinheiro acabar e você precisar muito de um emprego, fique no máximo seis meses "levantando dinheiro", como se fosse um bico, e depois caia fora. Não se identifique com a empresa.

    3 – Não desista de buscar uma alternativa para você ser dono do seu trabalho e não mais entregar a sua mais-valia para as empresas. Dedique-se a alguma atividade do meio digital para não depender mais de morar em um centro urbano. Seja autônomo.
    Tente comprar uma terra. Basta você ter uma terra para plantar, um poço e um painel de energia solar, que você estará em boa parte liberto do sistema.

    Responder
  5. O termo “antitrabalho” tá meio equivocado né? Jurei q ia encontrar uma matéria sobre jovens adultos que vivem a base de vento e sol, pois não tinham NENHUMA fonte de renda. Clickbait ou alguém que não saiba utilizar português corretamente?

    Responder
  6. Trabalhar para gerar excesso de capital pra um pequeno grupo de pessoas pra poderem comprar suas Ferraris, mansões etc. Chega, vamos distribuir melhor isso aí. Mudar o pensamento dessa elite mundial e distribuir melhor esse bolo pra toda humanidade.

    Responder
  7. Eu estudei e estudo muito, amo meu trabalho, não ganho mal, e às vezes trabalho mais para cumprir os compromissos, mas sou feliz hoje! A questão é pensar que trabalho faz parte da vida, é inevitável, pode ser prazeroso, e se vc não estudar, vai fazer trabalhos que podem ser ruins.

    Responder
  8. Baixa remuneração, muitas horas de trabalho, cada dia menos benefícios dados ao trabalhador, qualidade de vida despencando a cada ano, etc… A escravidão não acabou, só foram dados migalhas pra aceitarmos.

    Responder
  9. Honestamente, ao todo, vejo este movimento de greve um total radicalismo, como se, infelizmente, parecesse um ''chilique'' deles.

    Falo isso pois tendo uma visão geral de COMO este grupo anti trabalhista age, descreve sua luta, etc; dá um sentimento bom e ruim sobre a greve.
    É como se eles quisessem de fato DESMONTAR/DESESTRUTUTAR oque eles chamam de ''Trabalho'', mas depois disso, FALHAR em reconstruir o trabalho em si. Pois é inevitável, as greves servem para mudar, mas as consequências nunca são exatamente boas.

    Responder
  10. E o que ela sugere?

    Eu me ferro, monto meu negócio, levo anos para crescer, aí compro uma casa, um carro, pago as contas, uma compra boa no mercado e o restante eu divido o meu lucro e o da empresa com os funcionários.

    Aí fica fácil, meia dúzia se ferra e o restante só vem sugar.

    Responder
  11. não sei hoje eu creio que Brasil tem lei boas porque tem hospital de graça etc etc lá fora e ilusão sinto que sou escrava capitalista aqui o sistema protege até os ricos c dinheiro pagam bons advogados político não vai preso falam mal mais tudo passa segundo fazendo as contas c todo lugar rico mais rico pobre mais pobre terceiro pobre tem ajuda rico não precisa o do meio e problema paga por tudo Aqui a justiça tem sistema saúde tem sistema tudo camuflado o seguro cobre exemplo para tirar férias e uma briga mulher grávida trabalha não a compaixão a comida de segunda categoria parece que contribui para os remédios no Brasil fim de semana tem praia churrasco aqui até o ir na praia de paga pois Seus deu a natureza o nos eles querem fazer dinheiro resumindo Poder e dinheiro ganha. A escravidão acabou antiga hoje temos a moderna disfarçada o todos. Fazemos escolhas mais e dificil

    Responder
  12. Pra isso precisamos parar com consumismo desenfreado, abrir mão de muitas coisas q não são realmente necessário enfim aprender a viver de forma mais simples como viviam nossos avós

    Responder
  13. Trabalhar é parte importante da vida, mas viver somente para trabalhar é escravidão. Considero este tema de suma importância e devemos discutir não anti-trabalho, mas sim esse trabalho “escravo” a que a maioria é submetida. Considero q se uma pessoa precisa trabalhar essas cargas horárias abusivas e viver sem dignidade estamos muito mais num regime escravo q foi maquiado para favorecer há uma parcela mínima.

    Responder
  14. O movimento não é anti-trabalho e sim por melhores condições e distribuições de de renda.
    Final do ano chegando e empresas querem pagar menos e exigir mais, colocando o trabalhador em sobrecarga e salários inferiores aos cargos correspondentes.
    Na pandemia as empresas obtiveram lucros exorbitantes e o trabalhador moedas e uma vida de cão, vide a falta de emprego e o baixo salário recebido!

    Responder
  15. Acho que meio que sou favor disso algumas pessoas só veem o lucro e não se veem responsáveis por nada e alguns são pobre e outros ricos e estão juntos oque é justos uma exclusão social de quem tem noção e quer se afastar dessas pessoas.

    Responder
  16. Eu trabalhei para o call center da tchau. Ela metia pacotes que tomava a grana da galera sem pedir e eu era instruído a resistir ao máximo devolver dinheiro, sob pena de demissão. Me demiti.

    Responder
  17. É difícil conseguir um emprego hj pq tem uma exigência absurda, é difícil manter esse mesmo emprego por causa de tanto abuso. Vc se mata de trabalhar, mental e fisicamente para um sálario minimo que n paga nada. Fora que vc n vive, é do trabalho para casa.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES