A civilização perdida encontrada na Amazônia equatoriana



Por milhares de anos escondida pela vegetação, cidade antiga encontrada recentemente tinha casas e praças conectadas por surpreendente rede de estradas e canais.

Ouça áudio de reportagem de Georgina Rannard, repórter de Ciência da BBC.

Leia também o texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cnlvvleqdl5o.

O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (https://podcasts.apple.com/br/podcast/bbc-l%C3%AA/id1586358051?uo=4) e no Spotify (https://open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw)

A lista completa dos episódios nos YouTube está aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #bbclê #CidadePerdidaAmazônia
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=IQFLiiP4NAs

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

35 comentários em “A civilização perdida encontrada na Amazônia equatoriana”

  1. A sociedade amazônica foi uma das mais lindas e mágicas que existiu… vivendo de caça e pesca e agricultura. Tudo em harmonia coma natureza … se Deus criou o homem à sua semelhança ❤ esses foram os que mais se aparentavam cuidaram do nosso mundo em quanto estavam nele , a teorias que até a floresta amazônica foi cultivada por essa civilização se estiver errado me corrijam.

    Responder
  2. Na selva é mais fácil fazer picadas, senderos ou caminhos como queiram chamar, se forem feitos em linha reta. O método usa o mínimo de 3 caras. Duas caras são fincadas no solo a uma certa distância entre elas. Com o terceira vara o contrutor" procura um ponto de visada em que a vara mais distante fica encoberta pela vara que está fincada mais próximo a ele. Nesta direção se finca a terceira cara. O proceso é repetido e as ramas, não necessita cortar árvores, no caminho são cortadas limpando a linha de visada.

    Responder
  3. Agora que descobriram a cidade de Ratanabá??? Os pesquisadores do Urandir já haviam falado disso há anos. Daqui a pouco vocês vão dizer que são os responsáveis pelo primeiro contato com o ET Bilu também.😂😂😂

    Responder
  4. Os Incas eram a maior civilização das américas em um determinado momento. muito maior que a Maia citada, eram eles que estavam por perto oras. E em seu apogeu antes dos espanhóis invadirem o seu território com doenças que dizimaram até 98% da população coincidentemente estavam em uma grande guerra na região do Equador.

    Responder
  5. Será q alguem ainda acredita na falácia do "descobrimento do Brasil por Portugal"…?
    É óbvio q já existiam povos por aki MUITO antes da invasão dos portugueses.

    Responder
  6. Matéria tendenciosa. A complexidade de uma sociedade é medida pelo que ela desenvolveu. É errado engrandecer artificialmente uma sociedade sem ter motivos técnicos pra isso. Sem escrita, matemática, arquitetura, comércio, sistema de governo e leis, fica difícil classificar uma civilização como complexa.

    Responder
  7. Reportagem sensacionalista. Uma região no sopé da Cordilheira dos Andes, região onde onde a Civilização Inca tinha influencia. Se fosse a 50km de Manaus ou de Belém seria relevante. E de qualquer forma os Espanhóis conquistaram esses povos. Fato.

    Responder
  8. Tédio. Descobertas chatas, nem as medidas encontradas são canônicas, falta muito… Arranhado a superfície de tudo que é redondamente ignorado. Em tempo: El Dorado está na Amazônia Brazuka. Coronel Fawcet achou, ficou por lá e deve estar vivo té hj!

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES