13 receitas com PANC para se deliciar com alimentos fora do comum

0
24

13 receitas com PANC para se deliciar com alimentos fora do comum

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Gosta de inovar no preparo das suas refeições e de utilizar alimentos naturais? Então, vale a pena aprender a preparar receitas utilizando PANCs. Se você quer saber o que é isso, quais opções são encontradas facilmente em terras tupiniquins e como utilizá-las na cozinha, fique com a gente!

Continua após o anúncio

O que é PANC?

PANC é uma abreviação utilizada para denominar uma planta alimentícia não convencional. Isso vale para frutas, verduras e hortaliças que não temos o costume de consumir. Algumas delas podem passar despercebidas, como simples “matinhos”, já que uma das suas características é seu crescimento espontâneo.

Além disso, há também quem considere como PANCs partes de alimentos comuns, mas que geralmente são descartadas, como a casca de banana, por exemplo. Gostou e quer saber o benefício de incluí-las na sua alimentação? Então, veja a seguir:

  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Variedade de nutrientes;
  • São fáceis de cultivar;
  • Não necessitam de agrotóxicos;
  • Ajudam a aumentar o repertório culinário.

Agora que você já sabe o que são PANCs, veja quais são as mais comuns aqui no Brasil. Abaixo, listamos sete opções que você pode encontrar facilmente. Veja só:

  • Azedinha;
  • Ora-pro-nóbis;
  • Peixinho;
  • Dente-de-leão;
  • Hibisco;
  • Taioba;
  • Beijinho.

E aí, já se deparou com alguma das PANCs listadas acima? Araruta, hibisco e urtigo também são outros exemplos, mas a variedade é grande: são 350 espécies catalogadas somente aqui no Brasil.

Receitas com PANCs

Você já sabe o que é e viu exemplos de PANCs que são facilmente encontradas. Então, que tal aproveitar para conferir receitas para inseri-las no cardápio? Olha só:

1. Chá de PANCs

Vai um chazinho? Aqui, é feita uma combinação de hortelã grosso, vinagreira roxa, verbena e artemísia para o preparo. Seguindo essa receita, você consegue uma bebida quentinha e repleta de nutrientes. Vale a pena experimentar.

Continua após o anúncio

2. Chips de ora-pro-nóbis

É praticidade que você quer? Então, chega mais conferir essa receita. Para fazer esse chips, só é preciso pincelar azeite nas folhas de ora-pro-nóbis já higienizadas e levá-las ao forno para assar. Sem complicações, o resultado é um petisco crocante e bem saudável.

3. Patê de ora-pro-nóbis

Livre de ingredientes de origem animal, essa é uma receita que está liberada para os veganos. Para isso, além da PANC, você também vai precisar de semente de girassol, alho, salsinha, cebolinha, limão, sal e água. Já o preparo consiste em bater todos os ingredientes em um processador. Mesmo sendo uma opção simples, o resultado é incrível e bem versátil.

4. Salada de mamão verde e manga verde

Mamão e manga são alimentos bem comuns, certo? Aqui, elas são consideradas PANCs por serem usadas ainda verdes. Essa é uma alternativa perfeita para quem quer sair do comum na hora de saborear essas frutas.

5. Bruschetta de tamarilo

Bruschetta é uma beleza, né? Cai bem como entrada e também na hora do petisco. Aqui, o tamarilo – também conhecido como tomate-francês –, é temperado com sal, azeite e manjericão. Então, basta usá-lo como cobertura para fatias de pão. É praticidade na certa!

6. Pão sem queijo com ora-pro-nóbis

Continua após o anúncio

Que tal fazer um pão de queijo vegano com PANC? Nessa receita, o preparo começa com um purê de inhame, mas também pode ser com outro tubérculo de sua preferência. Depois, esse purê é misturado com ora-pro-nóbis, temperos, polvilho doce e azedo, além de azeite.

7. Tapioca de lírio amarelo

Tapioca com queijo é bem comum, certo? Mas esta receita vai além e também usa lírio e maria-sem-vergonha – também conhecida como beijinho –, na hora de rechear o prato. Assim, você consegue uma refeição que, além de gostosa, fica extremamente charmosa.

8. Torta de chocolate com ora-pro-nóbis

Com uma massa densa e gostinho de chocolate, essa é uma receita perfeita para quem quer um doce com PANC. O preparo é simples e o tempo no forno é de, aproximadamente, 50 minutos. De quebra, você ainda aprende como fazer uma calda. Ah, e essa é outra opção vegana.

9. Peixinho empanado com maionese aioli

Nessa receita, o peixinho é empanado com massa de tempurá e, na sequência, é frito. O resultado é uma textura crocante e um sabor irresistível. Para melhorar ainda mais, você também confere como fazer uma maionese aioli para servir como acompanhamento.

10. Quiche de PANCs

Outra alternativa vegana e também uma receita crudívora. A massa é feita com couve-flor e o recheio fica por conta de um creme de castanha-de-caju caseiro com PANCs. Para finalizar, a dica é utilizar flores como decoração. O resultado é sucesso na certa.

11. Almôndega de casca de banana

Almôndega de casca de banana? É isso mesmo que você leu! Com essa receita, você evita o desperdício, já que a fruta é aproveitada inteira. Além disso, é possível reduzir a produção de lixo. Isso sem contar no prato saboroso que você terá como resultado. São só vantagens.

12. Charuto de capeba com recheio de almeirão roxo

Nessa receita, o recheio do charuto é feito com almeirão roxo, cogumelos e bacon. Então, ele é envolto com folha de capeba. Para finalizar o prato, molho de tomate e queijo parmesão também entram em cena. Essa é uma ótima pedida para quem quer inovar na cozinha.

13. Pão funcional de ora-pro-nóbis

Esse é um pão feito com uma PANC, sem glúten e sem lactose. Extremamente nutritiva, essa é uma receita coringa, pois cai bem a qualquer momento do dia. Para aprender como fazê-la, basta conferir todas as dicas no vídeo.

Depois de conferir todas essas informações e receitas, fica fácil incluir PANCs ao seu cardápio, certo? Uma dica é não comer esses alimentos se colhidos direto da rua. Para evitar isso, uma sugestão é colher mudinhas e plantá-las na sua casa. E se você quiser conhecer mais receitas, tem uma lista com opções feitas com ora-pro-nóbis que são de dar água na boca.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários