O que fazer antes de iniciar um novo relacionamento?

0
23

O que fazer antes de iniciar um novo relacionamento?

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Adoraríamos ter um manual que revelasse um passo a passo a seguir antes de iniciar um novo relacionamento. Dicas com as quais acertaríamos em cheio no amor e não falharíamos na tentativa, aqueles conselhos que nos permitiriam desviar de todo tipo de dores e decepções para, finalmente, encontrar a pessoa ideal, a mais adequada, aquela que nos permitisse iniciar uma etapa de alegria e felicidade absoluta na vida.

Porém, nada disso é possível e se engana quem tenta vendê-lo. Começar um relacionamento muitas vezes exige correr riscos, saltar de paraquedas e apostar em quem aparece de repente e nos enche de expectativas. Às vezes erraremos na escolha, é verdade. Em outras poderemos construir uma bela história que, embora breve, vale a pena ser vivida. No entanto, o que mais queremos, em média, é alcançar um relacionamento estável e satisfatório.

Portanto, existe algum tipo de orientação, sequência de passos ou estratégias que poderiam nos ajudar? Sim, existem, mas são ferramentas psicológicas que não têm como objetivo nos ajudar a encontrar a pessoa ideal. A melhor dica em questões afetivas inclui se concentrar primeiro em nós mesmos, porque o desenvolvimento pessoal nos ajuda a ser mais hábeis na arte do amor.

“O amor é uma arte e exige disciplina, concentração, paciência, fé e a superação do narcisismo. Não é um sentimento, é uma prática”.
-Erich Fromm-

Balões no pôr do sol

Dicas antes de iniciar um novo relacionamento

O psicólogo humanista Carl Rogers disse que a felicidade reside em se aceitar como se é, entrando em contato com o que somos, com aquilo que nos define. Não há melhor ponto de partida para começar a aventura do amor. Porque se há algo que sabemos sobre essa dimensão, é que às vezes ela chega de forma inesperada e sem que estejamos esperando.

É por isso que vale a pena estar preparado. Na verdade, qualificar-nos nessas áreas nos permitirá desenvolver não apenas relacionamentos mais maduros e satisfatórios, mas também adquirir habilidades de vida para ganhar em bem-estar. Vamos analisar mais detalhes a seguir, tentando entender quais são as dicas importantes antes de iniciar uma nova relação.

1. Ame sem precisar: não comece um relacionamento apenas para evitar ficar sozinho ou esquecer seu ex

Você conheceu alguém interessante, ótimo. Vocês se encontraram várias vezes e se divertem, há química. Contudo, às vezes avançamos em certos relacionamentos apenas para ter uma pessoa ao nosso lado novamente. Pode até ser que nossa maior necessidade seja esquecer um ex que tenha nos magoado, um passado que continua excessivamente vivo em nossa memória.

Porém, temos que deixar claro: um prego não remove outro prego, na verdade, o afunda mais. Devemos agir com maturidade e evitar iniciar laços por mera necessidade emocional e não por desejo, por um sentimento autêntico que vai além de encobrir a solidão e as feridas não cicatrizadas.

2. Mantenha sua independência, não pare de explorar e crescer

Desenvolva-se em várias áreas, não estabeleça limites para o seu crescimento, a sua capacidade de aprender, desfrutar, descobrir. Encontrar um parceiro não é o único objetivo que deveríamos ter na vida. Na verdade, o segredo é nos deixarmos encontrar, aproveitando cada dimensão que o mundo nos oferece em suas vastas possibilidades.

Em cada experiência aprendida, estabelecemos conhecimentos, habilidades, recursos psicológicos e aquela maturidade emocional que nos permite ser mais hábeis no amor.

3. Não aparente o que você não é, autenticidade sem filtros

Um dos segredos antes de iniciar um novo relacionamento é esclarecer quem somos, o que queremos e o que não estamos dispostos a aceitar. Caso não façamos esse exercício de esclarecimento e contato com nós mesmos, faremos uso das máscaras e meias-verdades.

Quando começamos a conhecer alguém, se há algo que procuramos a todo custo, é gostar, atrair e até ser como o outro espera. Isso pode nos levar a agir de maneira muito diferente de como realmente somos. Não há erro pior.

Toda crônica de uma infelicidade anunciada começa exatamente por aparentar o que não somos. Devemos evitar isso.

4. Rompa com mandatos familiares, libere o peso das suas falhas emocionais anteriores

Muitas vezes, quando começamos um relacionamento, percebemos que, na verdade, somos três. O terceiro membro de um vínculo afetivo pode ser representado pela nossa família ou pelo peso dos nossos relacionamentos anteriores. Esta não é uma boa perspectiva. Assim, uma das dicas antes de iniciar um novo relacionamento é administrar e gerenciar todas essas dimensões.

Temos que nos libertar do peso psicológico dos mandatos familiares, daqueles pais que continuam se intrometendo em nossas vidas e, principalmente, em nossas relações. Da mesma forma, também é determinante que sejamos capazes de virar a página em termos de relacionamentos anteriores. Longe de condicionar nosso presente, eles devem servir para obter experiência.

Casal abraçado

5. Antes de iniciar um novo relacionamento, pergunte-se: o que você realmente quer?

O que você realmente quer? Essa pergunta pode até parecer ingênua, mas as respostas obtidas a partir desse questionamento são decisivas e fundamentais.

Você quer algo estável ou um relacionamento descartável para focar apenas no sexo e em se divertir? Você procura um parceiro exclusivo ou prefere uma relação aberta em que o poliamor não está descartado? Você é uma pessoa que prefere ir devagar e não se precipitar?

Todas essas questões são decisivas e são alguns dos aspectos mais relevantes antes de iniciar um relacionamento, tanto para você quanto para a outra pessoa. Saber claramente o que queremos é tão decisivo quanto saber o que não queremos de um parceiro.

Para concluir, além desses conselhos pouco confiáveis e fantasiosos sobre como encontrar a pessoa ideal, existem aqueles outros guias para conquistar algo mais decisivo. O amor mais gratificante só é obtido quando nos tornamos pessoas autênticas, livres e maduras, que sabem o que procuram, que se conhecem e que, longe de procurarem desesperadamente, se deixam encontrar no momento certo e oportuno.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui