Filtros do Instagram – Como criar e usá-lo para aumentar engajamento

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Provavelmente você já reparou na quantidade de efeitos que as pessoas vêm utilizando em seus stories no Instagram ultimamente. Por exemplo, efeitos com orelha de cachorro ou gato, mudança na cor dos olhos ou cabelos, maquiagens, etc. Esses efeitos são filtros do Instagram que podem ser usados na câmera do stories da rede social, disponibilizados nas versões para celular iPhone (IOS) e para Android.

Ademais, os filtros funcionam como um recurso de realidade aumentada, onde os usuários podem utilizar de forma criativa para alterar suas fotos e vídeos.

E o mais interessante é que a plataforma organiza esses efeitos por gênero ou tema, por exemplo, cor e luz, estilos de câmera, amor, amizade, animais, engraçados, entre outros. Dessa forma, quanto mais as pessoas usam os filtros do Instagram em seus stories, mais opções de filtros aparecem. E é muito comum algum filtro virar moda e se popularizar entre os usuários.

No entanto, muitas pessoas não sabem, mas o Instagram disponibiliza em sua plataforma uma ferramenta gratuita chamada Spark AR Studio, onde o usuário pode criar seu próprio filtro. Ademais, se trata de um programa criado pelo Facebook. Cujo objetivo é que a comunidade da rede social também possa usar sua criatividade e se divertir utilizando os filtros em seus stories.

Entretanto, os filtros do Instagram podem ser usados de outras maneiras, além de apenas divertir os usuários. Ou seja, as empresas podem usar os efeitos como uma de suas estratégias para gerar mais engajamento e estreitar o relacionamento entre a marca e seus seguidores.

O que são os filtros do Instagram?

UOL

Filtros do Instagram são recursos usados em câmeras de celulares que utilizam a realidade aumentada para aplicar efeitos, que são criados por computadores, em imagens do mundo real. Atualmente, esses efeitos se tornaram muito populares entre os usuários da plataforma. Por exemplo, as orelhas e nariz de cachorro que são aplicadas no rosto de uma pessoa, os mais diversos óculos, carinhas fofas, textos, frases e memes. E todos eles sobrepostos no rosto do usuário e acompanhando o movimento que ele faz. Mas, é importante não confundir os filtros do Instagram com os filtros padrões que servem para editar a qualidade de uma foto.

Como encontrar os filtros do Instagram

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento 2
Tech Tudo

O Instagram não permite pesquisas de filtros da mesma forma que são feitas as pesquisas de perfis e hashtags. Mas, você tem a opção de pesquisar entre os próprios filtros, ou seja, tocando no nome de qualquer filtro na câmera e ver tudo em sua categoria. No entanto, há uma maneira mais fácil de encontrar filtros do Instagram que são populares. Portanto, se quer encontrar um filtro feito por um usuário no Spark AR Studio, acesse o perfil que criou o efeito e toque no emoji ao lado de IGTV, no menu do perfil. Então, todos os efeitos criados pelo perfil irão aparecer e você poderá usar todos que quiser, basta clicar em Experimentar.

Ademais, o botão Experimentar irá ativar sua câmera aplicando o filtro automaticamente. Por fim, você pode experimentar o filtro e caso goste, toque no nome do filtro, selecione Salvar Efeito. E pronto, o efeito ficará salvo e você poderá usa-lo quando quiser. Também é possível salvar efeitos clicando no menu Mais e depois escolher Mais de ‘nome do usuário’. Assim, você será direcionado diretamente para a galeria de efeitos do usuário criador do efeito.

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento 3
UOL

Por outro lado, também tem a possibilidade de procurar filtros através das hashtags. Ou seja, procure a hashtag associada ao filtro e encontre stories que foram feitos com o filtro, dessa forma você chega ao criador. Então, é só acessar e salvar o efeito.

Agora, caso você queira encontrar algum efeito salvo em sua galeria, arraste para o lado esquerdo na barra de efeitos salvos até que apareça uma lupa com a legenda Procurar Mais Efeitos. Ao clicar, a biblioteca de filtros será aberta e você poderá navegar entre as diversas abas disponíveis com efeitos variados.

Quem pode criar filtros no Instagram?

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento 4
Canaltech

O recurso de criar filtros no Instagram está disponível para todas as categorias de perfis, seja pessoal ou comercial. No entanto, para aqueles que querem que suas criações ou divulgações através dos efeitos tenham um maior alcance, é melhor optar por um perfil comercial. Ademais, há cursos para quem quer aprender a criar filtros no Instagram sozinho. Por exemplo, o curso InstaFiltros 2.0, que ensina a criar inúmeros tipos de filtros, como de maquiagem, 3D, realidade aumentada, efeitos, texturas e muitos outros.

Como criar um filtro no Instagram?

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento
PostGrain

Criar filtros do Instagram é possível através de uma ferramenta disponibilizada pela plataforma, chamada Spark AR Studio. Apesar de não ser muito complexo, o software possui uma interface que a princípio pode parecer difícil de mexer. Por isso, é normal que o usuário sinta um pouco de dificuldade nas primeiras criações, mas, com tempo vai ficando mais fácil.

Primeiramente, você deve baixar gratuitamente o Spark AR Studio em seu site oficial e em seguida, instale no seu computador. Depois, é só seguir os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo e faça o login com sua conta do Facebook.
  • Crie um novo projeto clicando na opção New Project ou escolha um dos modelos pré-definidos para customiza-lo de acordo com o seu gosto.

Ademais, se a opção escolhida foi New Project, você pode começar o projeto sem nenhum elemento ou pode escolher a base de 3 estilos disponíveis:

  • Face tracking
  • Plane tracking
  • Target tracking

Sendo que a categoria face tracking é a mais simples de criar filtros e uma das mais populares. Por isso, caso seja sua primeira criação, essa categoria é a ideal para você.

Começando o projeto do zero

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento 5
Nexting Academy

No entanto, se você optou em começar do zero (New Project), continue seguindo as seguintes etapas para criar filtros do Instagram:

  • Clique na opção Add Object, uma janela será aberta, selecione o Face Tracker e em seguida clique em Insert.
  • Na aba Scene clique com o botão direito em Face Tracker e em seguida passe o mouse em Add e selecione Plane.
  • Nessa etapa, um elemento será criado e vinculado ao rastreio do rosto que será aplicado em um vídeo reproduzido pelo Spark AR mostrando uma prévia do filtro.
  • Na aba Plane clique em Add Asset e selecione Material.
  • Agora, será possível customizar o filtro como quiser, ou seja, nessa etapa você pode adicionar imagens ou frases do computador.
  • Portanto, clique em Add Asset e selecione Import From Computer, mas é importante usar formatos de arquivos que sejam compatíveis.
  • Crie um elemento personalizado com um editor de imagens e faça a importação do computador para o Spark AR. Em seguida clique em Material.
  • Na aba direita clique no ícone em frente ao item Texture e selecione o arquivo importado.
  • Selecione o item Plane novamente, na opção da direita e clique no item ‘+’ em frente ao item Material e selecione o arquivo que acabou de ajustar.

Agora, na pré-visualização aparecerá a imagem que você criou. Então, você poderá configurar o tamanho, posicionamento e a rotação da imagem adicionada clicando na aba Transformation. Por fim, confira se o filtro está da maneira que você quer ou se precisa de ajustes finais para ser usado no celular. Para isso, use o App Spark AR Player, depois, com todo certo é só finalizar.

Como publicar e divulgar

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento 6
Tech Tudo

Com seu filtro pronto é hora de exportá-lo e enviar para que o Instagram aprove. Para isso, basta seguir essas etapas:

  • Clicar no item representado por uma seta, localizado no canto inferior esquerdo da tela, Upload and Export.
  • Uma janela irá abrir informando detalhes e sobre a compatibilidade com dispositivos mobile, então, clique no botão azul escrito Upload.
  • No seu navegador padrão, uma central do Spark AR será aberta para que você nomeie o filtro que acabou de criar. Além de escolher a plataforma para publicação, definir proprietário, categoria, carregar ícone e enviar uma amostra de vídeo (até 15 s) testando o filtro.
  • Se cumprir com todas as exigências estabelecidas pela plataforma, seu filtro será enviado para a aprovação.
  • Aprovado, o filtro será liberado para uso de todos os usuários na plataforma.
  • Para divulgar, faça stories mostrando como funcionam os efeitos, assim seus seguidores poderão começar a usar o filtro do Instagram que você criou.

Criar filtros do Instagram para engajamento

filtros do instagram como criar e como usa lo para aumentar engajamento 7
Tecnoblog

Uma opção para que as empresas consigam um maior engajamento por parte de seu público e estreitar sua conexão e ganhar mais seguidores é através de filtros do Instagram.

Portanto, crie filtros e disponibilize para o público através dos stories. Assim, caso o filtro se popularize, os usuários estarão fazendo marketing indireto para sua marca ao compartilhar seu conteúdo. Ademais, é uma forma bastante vantajosa, pois até mesmo multinacionais como a Netflix, Adidas, Disney, e tantas outras utilizam desse recurso para alcançar e interagir com seus seguidores.

Portanto, crie filtros do Instagram de qualidade, divertidos, customizados, pesquise por referências e faça testes para descobrir do que os usuários mais gostam. Por fim, aproveite todos os benefícios que esses efeitos podem gerar e conquiste novos seguidores e estreite o relacionamento com aqueles que você já tem e movimente o seu perfil com seu stories.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Quais são os filtros mais usados no Instagram?

Fontes: Tecnoblog, Techtudo, Olhar Digital, Jivochat

Imagens: Vogue, UOL, Canaltech, PostGrain

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *