WhatsApp Web vs. Telegram Web: qual é o melhor para usar no PC?

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Oferecendo experiências diferentes conforme seu público alvo, o WhatsApp e Telegram se tornaram cada vez mais populares com o passar dos anos. Atualmente, ambas as plataformas possuem uma extensa gama de recursos, incluindo lojas integradas, robôs com diversas utilidades e suporte para grandes grupos de usuários interagirem entre si. Similarmente, os aplicativos também dispõem de uma versão “Web”, voltada para os usuários que desejam utilizar a plataforma em computadores de mesa e notebooks.

A versão Web dos mensageiros reúne os recursos fundamentais presentes nos aplicativos para dispositivos móveis. Contudo, há algumas diferenças que podem se tornas decisivas para a escolha de cada usuário, conforme seu uso e preferência.

Confira abaixo uma comparação entre as principais diferenças entre o WhatsApp e Telegram em suas versões Web.

Método de entrada

WhatsApp Web

Para utilizar o WhatsApp Web, basta já possuir uma conta castrada em um dispositivo Android ou iOS suportados e acessar o recurso por meio da aba de opções na interface do aplicativo. Nesta tela, será solicitado que o usuário escaneie um QR Code para autorizar o uso do mensageiro na plataforma desejada, que pode ser encontrado acessando o endereço web  do serviço em um computador ou notebook.

Após escanear o QR Code, as conversas presentes no aplicativo do WhatsApp para dispositivos móveis estarão sincronizadas com o navegador, permitindo que o usuário continue os chats sem mais transtornos. As informações de entrada ficarão salvas no PC e, portanto, não será necessário refazer o processo. Contudo, há uma importante observação.

Passo a passo de como acessar o WhatsApp Web em celulares Android e iOS. (Fonte: WhatsApp / Reprodução)Fonte:  WhatsApp 

Logo de início, é possível encontrar uma das maiores diferenças entre as plataformas: o WhatsApp Web exige que o celular do usuário esteja sempre conectado à internet durante seu uso, além do processo tradicional de autenticação. O requerimento pode se tornar um transtorno quando, por exemplo, o usuário se encontrar com o celular sem bateria — por outro lado, a medida pode ser vista como um reforço na segurança.

Telegram Web

O Telegram Web, por outro lado, é mais prático e exige apenas um código de acesso enviado ao celular. As conversas são armazenadas em nuvem, dispensando a necessidade de uma conexão simultânea com outros dispositivos. É possível definir uma senha para acessar a plataforma no navegador, promovendo um passo extra de segurança.

Tela de entrada do Telegram Web. (Fonte: Telegram Web / Reprodução)Tela de entrada do Telegram Web. (Fonte: Telegram Web / Reprodução)Fonte:  Telegram Web 

Recursos e usabilidade

A experiência de uso dos mensageiros é bastante similar em suas versões para navegador, com poucas diferenças entre si. Nesse sentido, enquanto o WhatsApp Web oferece todas as suas principais funções básicas — tais como o envio de mensagens e mídias, gerenciamento de grupos e visualização dos Status de contatos —, o Telegram vai um pouco além, possuindo mensagens editáveis, integração de robôs automatizados nas conversas e envio de arquivos com até 2 GB de tamanho.

A disposição visual dos recursos oferecidos é a mesma em ambas as interfaces dos mensageiros, com a lista de contatos alocada na parte esquerda da tela e chat na parte direita. Aqui, há uma pequena vantagem para o WhatsApp Web no quesito personalização, já que é possível alternar a cor do plano de fundo das conversas em até 30 diferente tons.

Além de diferentes tons para o plano de fundo das conversas, o WhatsApp Web também possui um modo noturno. (Fonte: WhatsApp Web / Reprodução)Além de diferentes tons para o plano de fundo das conversas, o WhatsApp Web também possui um modo noturno. (Fonte: WhatsApp Web / Reprodução)Fonte:  WhatsApp Web 

Segurança

Embora o Telegram leve certa vantagem em seu aplicativo móvel no quesito segurança, o contrário parece acontecer em sua versão Web. O WhatsApp Web acaba se destacando por possuir encriptação ponta-a-ponta em todas as suas conversas, recurso ausente na versão para navegador de seu concorrente. Essa tecnologia de encriptação permite mais privacidade e segurança ao dificultar que as mensagens sejam interceptadas durante o uso da plataforma.

Veredito

Enquanto o Telegram Web leva vantagem nos quesitos técnicos ao oferecer uma gama mais extensa e diversificada de recursos, o WhatsApp Web se destaca ao promover uma experiência mais simples e básica com recursos extras de segurança.

O melhor serviço, no fim das contas, é o que mais se adequa as necessidades do usuário. O WhatsApp Web pode ser o mais indicado caso a experiência desejada for de simplicidade e segurança, enquanto o Telegram Web pode ser recomendado para aqueles que buscam independência do celular e acesso a mais recursos, como os canais, robôs automatizados e armazenamento em nuvem das mídias.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *