WhatsApp vai avisar sobre conversas sem criptografia de ponta a ponta | Aplicativos e Software

0
15

WhatsApp vai avisar sobre conversas sem criptografia de ponta a ponta | Aplicativos e Software

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O WhatsApp passará a informar usuários caso mensagens enviadas pela versão Business não tiverem criptografia de ponta a ponta. A mudança, que deverá ser implementada nos próximos meses, será notada quando uma empresa utilizar serviços de terceiros para gerenciar as mensagens e, assim, permitir que elas sejam acessadas por alguém que não seja o cliente.

WhatsApp terá avisos diferentes de acordo com serviço usado por empresas (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Um desses serviços será o Facebook, que, a partir de 2021, oferecerá uma plataforma para empresas administrarem mensagens de clientes. A empresa afirma que a mudança ajudará marcas a responderem às conversas com mais rapidez, gerenciarem seus estoques e venderem mais por meio do aplicativo.

Hoje, algumas ferramentas já permitem que empresas gerenciem o atendimento a clientes no app. Elas usam a API do WhatsApp Business para administrar as mensagens em suas próprias plataformas, como acontecerá com o Facebook. O WhatsApp entende que, nesta situação, a criptografia de ponta a ponta não existe pois a empresa autorizou que um dos serviços acessem as conversas.

Por outro lado, a plataforma explica que a criptografia de ponta a ponta existe se a empresa enviar as mensagens manualmente pelos aplicativos da versão convencional ou Business. A criptografia também é mantida caso a empresa administrar a API do WhatsApp Business por conta própria, o que acontece com marcas de médio e grande porte.

Para oferecer mais transparência, o mensageiro vai alertar no início da conversa caso uma empresa utilizar serviços de terceiros. Se a marca enviar mensagens por meio do aplicativo ou administrar a API, outro aviso indicará que ninguém fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, tem acesso às mensagens ou ligações.

WhatsApp Business terá funções pagas

O WhatsApp também informou que cobrará por alguns serviços que oferece para empresas. O anúncio, que retoma planos que o Facebook havia revelado em 2016 sobre a monetização de sua plataforma, não detalhou quais funções serão cobradas, nem quais serão os preços. Vale destacar que a decisão não afeta os usuários comuns, que poderão seguir usando a versão convencional do aplicativo de forma gratuita.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui