Voto de Minerva – Como surgiu essa expressão tão usada

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A expressão popular é uma forma em que os falantes da língua encontram para se comunicar e se expressar em seu cotidiano. Dessa maneira, surgem diversas expressões que são utilizadas com alguma finalidade. Por exemplo, a expressão popular voto de Minerva.

Em síntese, o voto de Minerva representa algo que pode ser utilizado em brincadeiras de crianças ou em situações sérias de impasses. Assim sendo, ele consiste em um voto que irá definir o rumo final de alguma votação. Isto é, caso alguma votação acabe empatada, um pessoa será a responsável pelo voto de Minerva, que determinará o resultado final.

Ademais, essa expressão se originou na mitologia grega, onde Orestes, mata a sua própria mãe. Por isso, ele teria que passar por um julgamento para determinar o seu rumo, que acabou empatado. Então, a deusa Atenas, que corresponde à deusa Minerva na mitologia romana, deu o voto de Minerva, poupando a vida de Orestes.

O que é voto de Minerva?

Quora

A expressão popular voto de Minerva está bastante presente no nosso cotidiano. Ademais, ela pode ser utilizada em brincadeiras de criança, ou em decisões extremamente sérias para resolver impasses importantes. Em suma, o voto de Minerva representa alguém que possui o voto que irá definir uma votação que está empatada. Ou seja, caso alguma votação termine empatada, uma pessoa específica em cada caso, terá o voto de Minerva, que determinará o resultado final.

Origem da expressãovoto de minerva saiba como surgiu essa expressao tao usada

TikuraA expressão popular voto de Minerva teve sua origem na mitologia grega. Ademais, o nome Minerva é proveniente do latim mens, que significa mente, e remete a pensamento. Além disso, era o nome da deusa romana da sabedoria, das artes e da guerra, conhecida também como Palas Atenas, que protegeu os gregos na guerra de Tróia.

Em suma, o comandante da Guerra de Tróia, Agamenon, ofereceu a vida da sua filha como sacrifício aos deuses para obter vitória do exército grego contra os troianos. No entanto, a sua mulher, Clitemnestra, ficou furiosa com tal sacrifício e o matou. Por isso, o deus Apolo ordenou que um filho de Agamenon, Orestes, matasse a sua mãe como forma de vingança pela morte do pai.

Logo, Orestes obedeceu, mas o seu crime também teria punição, mas que teria direito a um julgamento, o primeiro julgamento instituído do mundo. Assim sendo, o julgamento contou com 12 cidadãos e terminou empatada. Ademais, a deusa Atenas (chamada de deusa romana Minerva), deu o seu voto que desempatou a votação, poupando a vida de Orestes. Por isso, o voto de desempate ficou conhecido como voto de Minerva, uma expressão popular muito conhecida e usada até os dias de hoje.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 5 provas de que sua mente manipula você todos os dias.

Fontes: Terra, Só Português, Guia dos Curiosos

Imagens: Eu Sem Fronteira, Tikura, Quora

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *