Início TECNOLOGIA Vídeo da Nasa mostra “visão de capitão” da sonda Juno, que está em Júpiter

Vídeo da Nasa mostra “visão de capitão” da sonda Juno, que está em Júpiter

por iMove Web
4 Já viram


A Nasa compilou uma animação que dá a “visão de capitão” da sonda espacial Juno, que está na órbita de Júpiter e transitando entre as luas do planeta gigante. A ideia é mostrar ao espectador como seria a sua visão de uma viagem interplanetária se ele estivesse na cadeira de comandante da sonda (ainda que…bem, sondas não tenham capitães…ou cadeiras).

O vídeo tem pouco mais de três minutos e mostra a abordagem da sonda Juno à lua Ganimedes, a maior de Júpiter, a uma distância pouco maior que mil quilômetros (km) e uma velocidade de 67 mil quilômetros por hora (km/h). A animação evidencia bastante os pontos escuros da lua – que, especula-se, resultam da sublimação do gelo no vácuo do espaço -, além da cratera “Tros”, uma das mais brilhantes do satélite.

publicidade

Leia também

Em seguida, a Nasa leva a “visão do capitão” da Juno para o próprio Júpiter, que está a uma distância de aproximadamente 1,18 milhão de km de Ganimedes. Aqui, é possível notar uma aceleração da sonda – cortesia da extrema gravidade do maior planeta do nosso sistema solar -, viajando a 210 mil km/h.

Aqui, dá para ver inúmeros detalhes já conhecidos do planeta gigante: os ciclones que ocorrem nas regiões dos pólos de Júpiter, bem como o chamado “colar de pérolas” – cinco mega tempestades que ocorrem no hemisfério Sul em sentido anti-horário.

Todas as imagens vistas foram capturadas pela sonda Juno, e a animação foi gerada em computador pelo cientista independente Gerald Eichstädt. As imagens feitas pela JunoCam contaram com intervalos sintéticos feitos pelo próprio cientista a fim de tornar a movimentação mais fluida.

A sonda Juno está navegando na órbita de Júpiter desde julho de 2016, acompanhando o movimento do planeta. As visões que ela captura das luas são resultado dos movimentos planetários a levarem até uma distância onde as imagens possam ser feitas – ou seja, ela não vai diretamente até Ganimedes e volta, mas na verdade, nunca sai da órbita do planeta.

Juno agora deve estar se aproximando de Europa, a mais fria de todas as luas de Júpiter.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: https://olhardigital.com.br/

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS