Vazam detalhes sobre a próxima geração de GPUs da Nvidia

0
26
NVIDIA GeForce RTX

Vazam detalhes sobre a próxima geração de GPUs da Nvidia

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A série RTX 3000 mal chegou ao mercado e já começam a surgir informações sobre o desenvolvimento da próxima geração de placas gráficas da Nvidia.

A principal mudança fica por conta da arquitetura de desenvolvimento. No lugar da Ampere, utilizada pela empresa nas placas gráficas RTX 3000, entra uma nova arquitetura que promete ser ainda mais eficaz. Essa nova arquitetura é conhecida internamente pelo codinome ‘Ada Lovelace’.

Nvidia RTX ‘Ada Lovelace’

Esse codinome é uma referência da Nvidia para a matemática e escritora inglesa Augusta Ada Byron King, a Condessa de Lovelace. Ada é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo de programação processado por uma máquina.

O próximo chip gráfico, conhecido como ‘AD102’, promete ser capaz de entregar até 64 teraflops de poder bruto de processamento. O dado impressiona, já que corresponde ao dobro dos teraflops da RTX 3080. Como quesito de comparação, isso significa que a próxima geração de GPUs da Nvidia deve ser até cinco vezes mais poder bruto que o console Xbox Series X.

Próxima geração de GPUs da Nvidia promete o dobro de performance da RTX 3080. Imagem: Kiklas/Shutterstock

Outros rumores indicam que a Nvidia está disposta a aplicar uma série de mudanças nessa nova arquitetura. A meta é conseguir extrair o máximo de performance das próximas unidades de processamento gráfico baseadas na arquitetura Ada Lovelace.

O processo de fabricação, por exemplo, será o de 5nm. Menor do que o utilizado nas GPUs Ampere, fabricadas em 8nm. Em contrapartida, as GPUs ‘Big Navi’ da AMD são fabricadas no processo de 7nm. As informações foram reveladas no Twitter pelo usuário ‘kopite7kimi’ e divulgadas pelo site alemão 3D Center:

Especificações técnicas

A placa topo de linha com arquitetura Ada deve contar com 18,432 núcleos CUDA. Novamente, mais do que o dobro de quantidade de núcleos CUDA presentes atualmente na RTX 3080. A 3090, placa gráfica mais poderosa do momento, possui 10,496 núcleos CUDA, quase 8 mil a menos do que a próxima geração de chips Ada Lace. Na prática, isso corresponde a cerca de 70% de ganho de performance se comparado com a arquitetura Ampere.

Sobre as informações relativas ao Ray Tracing, ainda não foi revelado a quantidade de Tensor Cores presentes nos chips Ada Lovelace. No entanto, seguindo a tendência de especificações poderosas, as próximas GPUs devem entregar uma taxa de frames ainda maior com o recurso ativado.

Lançamento

Apesar do vazamento de uma série de informações importantes, ainda não ficou claro quando a Nvidia pretende trazer a novidade ao mercado. É possível que as placas Ada Lovelace sejam lançadas em algum momento de 2022.

Vale lembrar que a Nvidia ainda está lutando para conseguir suprir a demanda do varejo por placas RTX 3000, algo que deve continuar no início de 2021.

Fonte: Tech Times

O post Vazam detalhes sobre a próxima geração de GPUs da Nvidia apareceu primeiro em Olhar Digital.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui