Vacina da Johnson’s contra covid-19 produz resposta imune

0
16

Vacina da Johnson’s contra covid-19 produz resposta imune

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Pelos primeiros resultados divulgados na última sexta (25), a vacina produzida pelo laboratório belga Janssen Pharmaceuticals (do grupo Johnson & Johnson) é segura e produz resposta imune contra o SARS-CoV-19, vírus responsável pela pandemia de covid-19. 

Os dados, obtidos das fases de testes 1 e 2 da imunização de voluntários (ocorridas simultaneamente), foram publicados no repositório de pesquisas medrXiv (ou seja, ainda não foram revisados pela comunidade médica).

Voluntário recebe a dose única da vacina desenvolvida pelo laboratório belga Janssen.Fonte:  JnJ/Divulgação 

Divididos em três grupos de voluntários com idades entre 18 e 55 anos (dois grupos) e 65 anos ou mais (um grupo), os 796 voluntários receberam uma única dose da Ad26.COV2 entre os dias 22 de julho e 24 de agosto. Em cada um dos grupos, alguns participantes receberam uma dose de reforço da vacina. Os efeitos colaterais mais comuns, relatados no dia seguinte à imunização, foram fadiga, febre e dor de cabeça. A geração de anticorpos foi similar a todos os participantes.

Dose única

“As respostas de anticorpos neutralizantes em todos os participantes relatados foram obtidas após uma única dose de Ad26.COV2.S. […] Nosso estudo em primatas não humanos mostrou que uma única imunização forneceu proteção completa contra a replicação do SARS-CoV-2 nos pulmões e quase completa proteção contra a replicação viral no nariz”, diz o relatório.

O laboratório defende que uma única dose seria mais vantajosa na produção, distribuição e aplicação da vacina durante a pandemia. Mas alerta que ainda não existe estimativas seguras de qual seria a resposta imune necessária para garantir proteção contra o novo coronavírus.

Em agosto, o Janssen obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANvisa) para a fase 3 de testes no país, com sete mil voluntários.  A vacina também será aplicada em 60 mil pessoas em países ainda com alta incidência de covid-19 (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e EUA). No Reino Unido, a imunização será aplicada em duas doses.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários