Turquia prende cinco suspeitos em Istambul após operação contraterrorismo • A Referência

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Uma operação contraterrorismo da Turquia prendeu cinco suspeitos de manter relação com o EI (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) nesta segunda-feira (1) em Istambul, confirmou a agência turca Anadolu.

Os terroristas teriam como base a província de Kocaeli, no noroeste da Turquia. Esquadrões da polícia prenderam os suspeitos em uma operação simultânea, já que estavam em cinco endereços diferentes, disse o jornal “Daily Sabah”.

Esta é a sétima operação promovida pelas forças contraterrorismo turcas desde a última segunda (22). A ação é parte do esforço da Turquia de conter a ação dos jihadistas, que agem sobretudo no leste do país.

Um dos suspeitos presos em Istambul por manter ligação com o Estado Islâmico, em 1 de março de 2021 (Foto: Reprodução/Anadolu Agency)

Ancara foi um dos primeiros a declarar o EI como um grupo terrorista, ainda em 2013. Desde então, o grupo promoveu dezenas de ataques em diferentes regiões do país.

Mais de 300 pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas em dez atentados suicidas, sete ataques à bomba e quatro assaltos armados.

Só em 2020, as autoridades contraterrorismo da Turquia detiveram mais de 2,3 mil suspeitos ligados ao Daesh, denominação em árabe considerada pejorativa pelo grupo.

A Turquia já foi acusada de fazer vista grossa para a entrada de simpatizantes estrangeiros do EI na Síria, já que fronteira entre os dois países tende a ser a principal rota de entrada no país. Ancara negou as acusações e intensificou a segurança nas fronteiras e aeroportos.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *