Tsunami no Brasil? Entenda os riscos e confira os piores de todos os tempos


Tsunami no Brasil? Entenda os riscos e confira os piores de todos os tempos


1 De 44

Foto 1 de 44 – Nos últimos dias, uma notícia de que a erupção do vulcão Cumbre Vieja poderia chegar a ocasionar um tsunami no Brasil, começou a circular na web. (Foto: Pixabay)

Tsunami no Brasil? Entenda os riscos e confira os piores de todos os tempos

Foto 2 de 44 – O vulcão, que estava adormecido há décadas, começou a aumentar os movimentos sísmicos no dia 11 de setembro. (Foto: Unsplash)

As estruturas geológicas estão localizadas na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano. (Foto: Unsplash)

Foto 3 de 44 – As estruturas geológicas estão localizadas na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano. (Foto: Unsplash)

As Ilhas Canárias fazem parte do território da Espanha, e estão aproximadamente a 100 quilômetros da costa de Marrocos. (Foto: Unsplash)

Foto 4 de 44 – As Ilhas Canárias fazem parte do território da Espanha, e estão aproximadamente a 100 quilômetros da costa de Marrocos. (Foto: Unsplash)

O local abriga também outros grandes vulcões, como o Teide em Tenerife e o Timanfaya em Lanzarote. (Foto: Unsplash)

Foto 5 de 44 – O local abriga também outros grandes vulcões, como o Teide em Tenerife e o Timanfaya em Lanzarote. (Foto: Unsplash)

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou aproximadamente 4.222 tremores no parque nacional que fica em volta do vulcão. (Foto: Unsplash)

Foto 6 de 44 – O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou aproximadamente 4.222 tremores no parque nacional que fica em volta do vulcão. (Foto: Unsplash)

Com isso, na última quinta-feira (16), os especialistas emitiram um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão. (Foto: Unsplash)

Foto 7 de 44 – Com isso, na última quinta-feira (16), os especialistas emitiram um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão. (Foto: Unsplash)

O sistema possui quatro níveis de alerta, e o amarelo é o segundo mais grave. (Foto: Unsplash)

Foto 8 de 44 – O sistema possui quatro níveis de alerta, e o amarelo é o segundo mais grave. (Foto: Unsplash)

Segundo as informações divulgadas, a erupção do vulcão Cumbre Vieja causaria um tsunami na costa do Nordeste brasileiro. (Foto: Unsplash)

Foto 9 de 44 – Segundo as informações divulgadas, a erupção do vulcão Cumbre Vieja causaria um tsunami na costa do Nordeste brasileiro. (Foto: Unsplash)

O desastre natural passaria devastando cidades como Salvador, Recife, Fortaleza, Aracaju, entre outras. (Foto: Unsplash)

Foto 10 de 44 – O desastre natural passaria devastando cidades como Salvador, Recife, Fortaleza, Aracaju, entre outras. (Foto: Unsplash)

Para que a erupção causasse esse impacto no Brasil, as atividades vulcânicas do Cumbre Vieja teriam que alcançar um nível muito alto de magnitude. (Foto: Unsplash)

Foto 11 de 44 – Para que a erupção causasse esse impacto no Brasil, as atividades vulcânicas do Cumbre Vieja teriam que alcançar um nível muito alto de magnitude. (Foto: Unsplash)

No último domingo (19), por volta das 11h15 no horário de Brasília o vulcão acabou entrando em erupção, lançando cinzas por todo parque nacional. (Foto: Unsplash)

Foto 12 de 44 – No último domingo (19), por volta das 11h15 no horário de Brasília o vulcão acabou entrando em erupção, lançando cinzas por todo parque nacional. (Foto: Unsplash)

Devido aos alertas emitidos, as autoridades já haviam iniciado o processo de evacuação de moradores enfermos e de animais. (Foto: Unsplash)

Foto 13 de 44 – Devido aos alertas emitidos, as autoridades já haviam iniciado o processo de evacuação de moradores enfermos e de animais. (Foto: Unsplash)

A última vez que havia acontecido uma erupção na ilha foi há 50 anos, com a explosão do vulcão 'Teneguía', que permaneceu ativo por mais de três semanas. (Foto: Unsplash)

Foto 14 de 44 – A última vez que havia acontecido uma erupção na ilha foi há 50 anos, com a explosão do vulcão ‘Teneguía’, que permaneceu ativo por mais de três semanas. (Foto: Unsplash)

Apesar dos riscos que a nova erupção ameaçou trazer, especialistas brasileiros afirmam que a chance de ocorrer o Tsunami no Brasil é muito baixa. (Foto: Pexels)

Foto 15 de 44 – Apesar dos riscos que a nova erupção ameaçou trazer, especialistas brasileiros afirmam que a chance de ocorrer o Tsunami no Brasil é muito baixa. (Foto: Pexels)

Porém, aconselham o governo brasileiro a criar protocolos de evacuação, por precaução, caso algo venha a acontecer daqui uns anos. (Foto: Unsplash)

Foto 16 de 44 – Porém, aconselham o governo brasileiro a criar protocolos de evacuação, por precaução, caso algo venha a acontecer daqui uns anos. (Foto: Unsplash)

Os Tsunamis são grandes ondas que se formam no oceano e podem causar destruição total por onde passam. (Foto: Unsplash)

Foto 17 de 44 – Os Tsunamis são grandes ondas que se formam no oceano e podem causar destruição total por onde passam. (Foto: Unsplash)

Uma das maiores tragédias causadas por Tsunami aconteceu na Indonésia, no ano de 2004. (Foto: Unsplash)

Foto 18 de 44 – Uma das maiores tragédias causadas por Tsunami aconteceu na Indonésia, no ano de 2004. (Foto: Unsplash)

Um tremor de magnitude 9.1 próximo da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami com 1300 quilómetros de comprimento e com ondas de 50 metros. (Foto: Pixabay)

Foto 19 de 44 – Um tremor de magnitude 9.1 próximo da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami com 1300 quilómetros de comprimento e com ondas de 50 metros. (Foto: Pixabay)

As ondas gigantes passaram destruindo tudo ao redor. A catástrofe deixou aproximadamente 230 mil mortos. (Foto: Unsplash)

Foto 20 de 44 – As ondas gigantes passaram destruindo tudo ao redor. A catástrofe deixou aproximadamente 230 mil mortos. (Foto: Unsplash)

O número de desaparecidos ultrapassou de 40 mil, e ainda hoje, 17 anos após a tragédia, famílias ainda não encontram seus familiares. (Foto: Pixabay)

Foto 21 de 44 – O número de desaparecidos ultrapassou de 40 mil, e ainda hoje, 17 anos após a tragédia, famílias ainda não encontram seus familiares. (Foto: Pixabay)

Em 1755, um terremoto de magnitude: 8.5, ocasionou em Lisboa um dos maiores tsunamis já registrado no mundo. (Foto: Unsplash)

Foto 22 de 44 – Em 1755, um terremoto de magnitude: 8.5, ocasionou em Lisboa um dos maiores tsunamis já registrado no mundo. (Foto: Unsplash)

Segundo informações, as ondas de 30 metros atingiram a capital de Portugal, a Espanha e também Marrocos. (Foto: Unsplash)

Foto 23 de 44 – Segundo informações, as ondas de 30 metros atingiram a capital de Portugal, a Espanha e também Marrocos. (Foto: Unsplash)

O tsunami devastou as cidades e causou a morte de 60 mil pessoas. (Foto: Unsplash)

Foto 24 de 44 – O tsunami devastou as cidades e causou a morte de 60 mil pessoas. (Foto: Unsplash)

Na Indonésia, o vulcão Kratau entrou em erupção ocasionando um Tsunami com ondas de 37 metros. (Foto: Unsplash)

Foto 25 de 44 – Na Indonésia, o vulcão Kratau entrou em erupção ocasionando um Tsunami com ondas de 37 metros. (Foto: Unsplash)

As cidades de Anjer e Merak ficaram totalmente cobertas, chegando a desaparecer do mapa. (Foto: Unsplash)

Foto 26 de 44 – As cidades de Anjer e Merak ficaram totalmente cobertas, chegando a desaparecer do mapa. (Foto: Unsplash)

Após a tragédia, foi contabilizado a morte de 40 mil habitantes. (Foto: Unsplash)

Foto 27 de 44 – Após a tragédia, foi contabilizado a morte de 40 mil habitantes. (Foto: Unsplash)

O quarto maior tsunami, atingiu o Japão no ano de 2011, tendo magnitude de 8.0. O tsunami avançava a 800 quilómetros por hora, ocasionando ondas de 10 metros. (Foto: Unsplash)

Foto 28 de 44 – O quarto maior tsunami, atingiu o Japão no ano de 2011, tendo magnitude de 8.0. O tsunami avançava a 800 quilómetros por hora, ocasionando ondas de 10 metros. (Foto: Unsplash)

As ondas furiosas ocasionaram um acidente nuclear na usina de Fukushima, levando à libertação de vapor radioativo. Cerca de 18 mil pessoas morreram. (Foto: Unsplash)

Foto 29 de 44 – As ondas furiosas ocasionaram um acidente nuclear na usina de Fukushima, levando à libertação de vapor radioativo. Cerca de 18 mil pessoas morreram. (Foto: Unsplash)

O Japão já havia enfrentado outro desastre natural em de 20 setembro 1498. (Foto: Unsplash)

Foto 30 de 44 – O Japão já havia enfrentado outro desastre natural em de 20 setembro 1498. (Foto: Unsplash)

Um terremoto na costa sul de Honshu, causou um Tsunami de magnitude de 8.3, que destruíu diversas cidades. (Foto: Unsplash)

Foto 31 de 44 – Um terremoto na costa sul de Honshu, causou um Tsunami de magnitude de 8.3, que destruíu diversas cidades. (Foto: Unsplash)

De acordo com as informações, 31 mil pessoas não resistiram a tragédia. (Foto: Unsplash)

Foto 32 de 44 – De acordo com as informações, 31 mil pessoas não resistiram a tragédia. (Foto: Unsplash)

Em outubro de 1707, um tsunami de magnitude 8.4 atingiu Nankaido no Japão, matando 30 mil pessoas. (Foto: Unsplash)

Foto 33 de 44 – Em outubro de 1707, um tsunami de magnitude 8.4 atingiu Nankaido no Japão, matando 30 mil pessoas. (Foto: Unsplash)

As ondas que chegaram a 25 metros, causaram muita destruição, chegando a devastar aproximadamente 20 mil edifícios em Kyushyu, Shikoku e Honshin. (Foto: Unsplash)

Foto 34 de 44 – As ondas que chegaram a 25 metros, causaram muita destruição, chegando a devastar aproximadamente 20 mil edifícios em Kyushyu, Shikoku e Honshin. (Foto: Unsplash)

Em 1868, dois terremotos causaram um tsunami de magnitude 8.5. (Foto: Unsplash)

Foto 35 de 44 – Em 1868, dois terremotos causaram um tsunami de magnitude 8.5. (Foto: Unsplash)

As ondas de 21 metros, percorreram muitos lugares durante três dias, chegando atingir a Austrália. (Foto: Unsplash)

Foto 36 de 44 – As ondas de 21 metros, percorreram muitos lugares durante três dias, chegando atingir a Austrália. (Foto: Unsplash)

O tsunami deixou 25 mil mortes e prejuízos financeiros estimados em 300 milhões de dólares. (Foto: Unsplash)

Foto 37 de 44 – O tsunami deixou 25 mil mortes e prejuízos financeiros estimados em 300 milhões de dólares. (Foto: Unsplash)

Em abril de 1771, as Ilhas Ryukyu localizadas no Japão enfrentaram um grande tsunami. (Foto: Unsplash)

Foto 38 de 44 – Em abril de 1771, as Ilhas Ryukyu localizadas no Japão enfrentaram um grande tsunami. (Foto: Unsplash)

De acordo com as informações divulgadas, a magnitude do fenômeno chegava a 7.4. (Foto: Unsplash)

Foto 39 de 44 – De acordo com as informações divulgadas, a magnitude do fenômeno chegava a 7.4. (Foto: Unsplash)

Dentre todas as ilhas atingidas pelas ondas que chegaram a 15 metros, Ishigaki e Miyako registraram a situação mais agravante. (Foto: Pixabay)

Foto 40 de 44 – Dentre todas as ilhas atingidas pelas ondas que chegaram a 15 metros, Ishigaki e Miyako registraram a situação mais agravante. (Foto: Pixabay)

Mais de 3 mil casas ficaram totalmente devastadas pela tragédia e 12 mil pessoas foram mortas. (Foto: Unsplash)

Foto 41 de 44 – Mais de 3 mil casas ficaram totalmente devastadas pela tragédia e 12 mil pessoas foram mortas. (Foto: Unsplash)

Em 2018, Palu, na ilha Céleres, na Indonésia, foi fortemente atingido por um tsunami. (Foto: Pixabay)

Foto 42 de 44 – Em 2018, Palu, na ilha Céleres, na Indonésia, foi fortemente atingido por um tsunami. (Foto: Pixabay)

A tragédia começou com um terremoto de magnitude 7.5 e logo ondas gigantes foram ocasionadas. (Foto: Unsplash)

Foto 43 de 44 – A tragédia começou com um terremoto de magnitude 7.5 e logo ondas gigantes foram ocasionadas. (Foto: Unsplash)

Cerca de 2,2 mil pessoas morreram e outras milhares ficaram desaparecidos. A região ficou totalmente devastada. (Foto: Pixabay)

Foto 44 de 44 – Cerca de 2,2 mil pessoas morreram e outras milhares ficaram desaparecidos. A região ficou totalmente devastada. (Foto: Pixabay)


Esse post pertence ao site:
br.jetss.com

LINK ORIGINAL DO POST

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES