SiSU 2021/1: MEC libera consulta de vagas

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta sexta-feira, 5 de março, a consulta às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.

Consulte as vagas

Os interessados podem verificar na consulta as vagas que estão sendo oferecidas por modalidade de concorrência, turnos do curso, instituições de ensino e cidades em que estão localizados. A consulta pode ser feita até o fim da seletiva.

Até o momento foram divulgadas 209.190 vagas, que serão distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o país. Os números ainda devem sofrer alterações até a abertura das inscrições, levando em consideração que algumas instituições ainda não liberaram o Termo de Adesão informando o oferecimento de vagas.

Mais: Veja a lista de instituições que aderiram ao SiSU 2021

Todos os cursos oferecidos no SiSU são de instituições públicas de ensino e gratuitos. Desde a segunda edição de 2020, o sistema passou a oferecer vagas também para os cursos de educação a distância (EaD).

Como será o SiSU 2021/1?

Geralmente, o SiSU do primeiro semestre recebe as inscrições no final de janeiro. Devido a situação de pandemia do coronavírus, que gerou o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o cronograma do SiSU 2021/1 acabou sendo alterado.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

O resultado do Enem 2020 é esperado para o dia 29 de março. Após a liberação, o MEC vai receber as inscrições do SiSU 2021/1 entre os dias 6 e 9 de abril.

A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio.

A inscrição é feita na página do SiSU e é possível escolher duas opções de cursos. Nas opções, o candidato deve definir a ordem de preferências, assim como escolher a modalidade que deseja concorrer (universal, cotas ou ações afirmativas).

O resultado será liberado no dia 13 de abril e os selecionados deverão procurar a instituição de ensino de aprovação para a realização das matrículas.

Para mais informações acesse a página do SiSU 2021 do Brasil Escola.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *