Sintomas de gripe – Sinais e reações do corpo às infecções virais

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A gripe é um tipo de infecção respiratória causada por alguns tipos diferentes de vírus. Apesar disso, todos eles geram sintomas similares, como febre alta (acima de 38ºC), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Quando mais graves e não tratadas, também podem causar pneumonia e, eventualmente, morte.

É importante destacar que, apesar de usados de formas similares, quando há sintomas como congestão nasal, espirros e dor de cabeça, gripes e resfriados são coisas diferentes. Além das diferenças percebidas nos próprios sintomas, as doenças também são causas por vírus diferentes.

Reconhecer os sintomas da gripe é importante para saber aplicar os tratamentos corretos à doença, que pode ser grave. Só no Brasil, em 2017 foram registrados 394 casos e 66 óbitos por influenza no país.

Tipos de gripe

NFID

Os vírus da gripe podem ser classificados em influenza A, influenza B e influenza C. Todos eles são altamente transmissíveis podem passar por mutações variadas, gerando novos subtipos.

O tipo A, é o mais mutável deles e traz variações como H1N1 e H3N2, por exemplo. Além desses subtipos encontrados em humanos, há outros que podem ser vistos em porcos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.

Já o tipo B, contamina apenas seres humanos e não carrega subtipos. Por outro lado, tem duas linhagens conhecidas como Yamagata e Victoria. Ao lado do tipo A, é responsável por epidemias sazonais e mais mortal do que o terceiro tipo.

Os vírus da influenza C infectam humanos e suínos. Menos mortal e menos mutável, causa infecções mais brandas, e leves. Dessa maneira, é muitas vezes associado a tipos de resfriados e alergias respiratórias.

Sintomas de gripe

Febre alta

Sintomas de gripe - principais sinais e reações do corpo às infecções virais
OSF HealthCare

Um dos principais sintomas de gripe é a febre alta, acima de 38 ºC. Para combatê-la de formas naturais, o paciente pode utilizar compressas ou banhos mornos para regular a temperatura do corpo. Além disso, um médico pode receitar medicamentos antitérmicos para agir nesse controle.

Nariz entupido

Sintomas de gripe - principais sinais e reações do corpo às infecções virais
blastingnews

Por se tratar de uma infecção respiratória, é natural que o nariz fique entupido ou tenha crises de espirros. Elas podem ser aliviados com inalação de vapor, bem como nebulização com soro fisiológico. Além disso, é importante manter o nariz limpo, seja com os próprios soros, ou com descongestionantes. Estes, no entanto, podem causar efeitos nocivos sob uso prolongado.

Tosse

Sintomas de gripe - principais sinais e reações do corpo às infecções virais
Healio

A tosse também é um dos sintomas da gripe recorrentes, uma vez que as vias respiratórias buscam alívio. Para melhorar essa condição, é fundamental hidratá-las, bebendo bastante água ou chás naturais. Além disso, alguns xaropes podem ajudar a aliviar as tosses, em situações específicas.

Dor de cabeça

Sintomas de gripe - principais sinais e reações do corpo às infecções virais
The Conversation

A dor de cabeça, acompanhada de dores musculares, pode ser combatida com a ajuda de repouso. Além disso, medicamentos como paracetamol e ibuprofeno, bem como chás naturais podem aliviar a sensação de mal estar.

Dor de garganta

Sintomas de gripe - principais sinais e reações do corpo às infecções virais
Dr. Pablo Gabriel Quintana

A dor de garganta é outro dos sintomas de gripe mais comuns, mas que também podem ser solucionados com medicamentos ou soluções naturais. Os principais deles envolvem anti-inflamatórios receitados em casos de permanência duradoura ou muita intensidade. Em casos mais simples, chás como de hortelã ou gengibre podem ser suficientes.

Diagnóstico e tratamento de gripe

Sintomas de gripe - principais sinais e reações do corpo às infecções virais
SEMI

O diagnóstico pode ser feito por um clínico geral, logo após o surgimento dos primeiros sintomas da gripe. O profissional também pode colher uma amostra da secreção da nasofaringe para isso.

Logo após os testes, os resultados podem surgir em até 30 minutos. No entanto, eles podem ser imprecisos em alguns casos. Um médico pode dar o diagnóstico de contaminação com influenza mesmo que o resultado dos exames seja negativo, por exemplo.

Uma vez que não existe uma forma eficaz de combater o vírus, os tratamentos são focados para alívio dos sintomas, até que a infecção termine. Entre os principais tratamentos caseiros para alívio dos sintomas da gripe estão sucos, xaropes e chás, incluindo suco de laranja com limão, xarope de alho, suco de maçã com mel, alho fervido com mel, suco de caju e canja de galinha.

De forma geral, eles reforçam o sistema imunológico, hidratam as vias áreas e melhoram o equilíbrio do corpo.

Fontes: Tua Saúde, Faz um Hilab, Minha Vida, MD Saúde

Imagens: OSF HealthCare, blastingnews, Healio, The Conversation, Dr. Pablo Gabriel Quintana, SEMI, NFID, Saúde MG

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *