Sincronicidade, o que é? Como funciona e benefícios

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Provavelmente você já deve ter parado para refletir sobre as coincidências que acontecem em sua vida no dia a dia. Não apenas nas coincidências, mas em como você reage a elas – seja com surpresa ou com admiração por aquilo ter acontecido. Pensando nisso, o psicólogo suíço Carl Gustav Jung realizou estudos sobre esse assunto, e pensando em explicar o que são essas coincidências que envolvem nossas vidas, criou o termo sincronicidade. Mas, o que seria o fenômeno da sincronicidade?

Basicamente, sincronicidade é quando existe uma conexão entre um determinado evento externo e um sentimento, pensamento, desejos internos, etc. Ou seja, é a sincronicidade que define os acontecimentos que se relacionam, no entanto, por relação de significado e não casual.

Por exemplo, você passa o dia pensando em uma determinada pessoa que não vê há muito tempo, no final do dia, acaba encontrando casualmente essa pessoa na rua. Ou, em outro caso, você tem uma dúvida pertinente sobre uma decisão a tomar, e a resposta simplesmente aparece na sua frente. É a sincronia dos pensamentos e acontecimentos.

Então, ao vivenciar esse tipo de experiência, a pessoa recebe uma carga emocional impactante, que incita no reconhecimento de como aquela situação é especial. E principalmente, como fará diferença na vida da pessoa, trazendo autoconhecimento e realização. Enfim, você pode pensar que se trata de apenas coincidências, mas, na verdade são sincronicidade acompanhadas de um significado ou insight.

O que é sincronicidade?

Espaço Quântico

De acordo com a teoria de Carl Gustav Jung, a sincronicidade é uma coincidência cognitiva, ou seja, é o resultado de uma conexão mental ampla. Pois, nesse tipo de situação parece existir uma conexão entre as pessoas envolvidas, como se houvesse uma força maior do universo atuando para que pontas soltas se juntem.

Em suma, o psicólogo Jung criou o termo sincronicidade para definir o que parece acontecimentos coincidentes sem ligação aparente. Mas, que na verdade possui ligação e um sentido, um princípio de conexão acausal. Que consiste no padrão de conexão que não pode ser explicado usando a casualidade convencional como base. Também chamado de coincidência cognitiva e paralelismo acausal.

Inicialmente, Jung apresentou o conceito na década de 1920, mas, foi somente em 1951 que ele desenvolveu um panorama mais completo sobre o assunto. Então, no ano seguinte, publicou um artigo intitulado ‘Sincronicidade – um princípio de conexão acausal’, juntamente a um volume que possuía um estudo com tema similar elaborado pelo físico e vencedor do prêmio Nobel Wolfgang Pauli.

Jung observou que algumas situações coincidentes de um ou mais acontecimentos eram mais do que probabilidades de acasos. Eram na verdade, acontecimentos simultâneos sem relação de causalidade ou lógica de tempo e espaço. E que de alguma forma, transformava a vida dos envolvidos. Com isso, chegou à conclusão de que a sincronicidade mexe com as emoções e gera mudanças no estado de consciência do indivíduo. Ou seja, a sincronicidade resulta em uma transformação pessoal.

Como acontece a sincronicidade

sincronicidade o que e como funciona e seus beneficios 2
Youtube

De acordo com Jung, sincronicidade se refere a acontecimentos que acontecem simultaneamente no interior e no exterior. Mas, sem ter entre si uma ligação passível de explicação racional. Porém, deve fazer sentido para aquele que observa. Após muitos estudos, Jung percebeu que existe uma ligação entre o indivíduo e o ambiente em torno dele, o que favorece as circunstâncias coincidentes, criando um valor específico e um sentido simbólico.

Dessa forma, diferentes eventos podem estar ligados pela causalidade e também pelo significado. No entanto, eventos quando ligados pelo significado, não há a necessidade de explicação sob o viés da causalidade. Portanto, a sincronicidade aparece como uma solução que estava ali guardada o tempo todo dentro da mente do indivíduo e que irá influenciar a tomada de sua decisão.

Em suma, para que a sincronicidade aconteça é necessário que seja fruto do inconsciente coletivo, que é um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade. Pois, os seres humanos estão interligados e interconectados o tempo todo.

Características

sincronicidade o que e como funciona e seus beneficios 3
Diário da Saúde

Alguns aspectos envolvem o fenômeno da sincronicidade, tais como:

  • Compartilhamento mental – faz parte do conceito de sincronicidade a existência de uma espécie de compartilhamento mental de pensamentos. Ou seja, os pensamentos podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, mesmo sem se conhecerem, como se fossem ondas eletromagnéticas.
  • Sincronicidade mental – constituído por elementos físicos em conjunto com a ação do indivíduo. Acontece quando a pessoa fica focada no seu interior, o que dá origem a casos de sincronicidade mental. Por exemplo, a pessoa pensando sobre sua rotina e logo ali na frente se depara com um anúncio que vem como uma solução para seus questionamentos.
  • Descobertas simultâneas – consiste nas coincidências cognitivas percebidas e que possuem significados.

Benefícios da sincronicidade

sincronicidade o que e como funciona e seus beneficios
Morumbi.net

Para que a sincronicidade aconteça, é necessário soltar a mente, pois em momentos de relaxamento o inconsciente pode liberar imagens, tanto individual, quanto do coletivo. E caso as imagens se relacionem com outras que estejam acontecendo simultaneamente e tiverem o significado relacionado, trata-se de um evento sincrônico.

Dessa forma, ao se encontrar com uma pessoa, ouvir uma música ou ver um programa de TV, por exemplo, você será capaz de identificar os detalhes que envolvem as circunstâncias. E assim, saberá encontrar o significado que as experiências lhe oferecem.

Por isso, caso deseje se beneficiar com os fenômenos da sincronicidade, você deve começar a exercitar sua mente para que ela fique atenta ao que acontece ao seu redor. Pois, tudo no ambiente está ligado pelo fio invisível da sincronicidade e todos esses elementos se unem para produzir uma resposta para algum tipo de questionamento.

Em suma, mantenha uma atitude leve e relaxada com relação ao mundo e o que acontece, pois dessa forma, a sincronicidade simplesmente acontecerá naturalmente. No entanto, há aqueles que criticam a teoria da sincronicidade, afirmam que as coincidências inexplicáveis explicadas pela sincronicidade, seriam, na verdade, apenas uma ferramenta de confirmação utilizada por quem apoia o conceito. Portanto, sem comprovação do fato em si.

Contudo, Carl Gustav Jung afirma que, apesar de não ser possível provar a existência de uma força universal superior, também não é possível negar sua existência. Então, aproveite e use os benefícios da sincronicidade ao seu favor.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Qual das cores você prefere? Escolha sem pensar e saiba o que significa.

Fontes: IBC Coaching, Personare, UOL

Imagens: Revista Planeta, Espaço Quântico, Morumbi.net, Diário da Saúde, Youtube

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *