Sessão Vitrine Completa 10 Anos Com Edição Especial

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Edição comemorativa terá lançamento coletivo e simultâneo nos cinemas e em plataformas VOD.

Desde seu início em 2011, o projeto Sessão Vitrine já lançou mais de 50 longas, realizando a distribuição de filmes nacionais e coproduções internacionais com um recorte da produção audiovisual contemporânea. Para celebrar essa década de sucesso, o projeto realiza “Sessão Vitrine – Especial 10 anos”, no dia 11 de março. Entre as novidades, está o lançamento simultâneo de quatro filmes de longa-metragem que poderão ser assistidos nos cinemas e também nas plataformas de VOD de aluguel. São eles: “Entre Nós, um Segredo”, de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté; “Chão”, de Camila Freitas; “A Torre”, de Sérgio Borges; e “Desvio”, de Arthur Lins.

A disponibilização nas plataformas digitais se dá a partir da parceria com o Canal Brasil, que também disponibilizará mais pra frente os filmes na sua grade de programação. Os filmes de longa-metragem estarão disponíveis para locação no Now, Oi Play e Vivo Play. Além de assistir a filmes de temáticas e gêneros variados, valorizando o seu viés autoral e originalidade, o público poderá conferir curtas-metragens na abertura das sessões nos cinemas: “Looping”, de Maick Hannder; “Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé”, de Janaína Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra; “Em Reforma”, de Diana Coelho; e “Os Últimos Românticos do Mundo”, de Henrique Arruda. Os curtas também poderão ser assistidos na Cardume, plataforma digital de SVOD dedicada aos curtas-metragens brasileiros.

Junto às estreias, serão realizados debates online com as equipes de realização dos filmes, em parceria com o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual nacional, mantido pelo Instituto Olga Rabinovich. O valor dos ingressos para quem for aos cinemas será até R$ 12 (inteira).

A Sessão Vitrine é um projeto de difusão e democratização do cinema brasileiro. Conseguir patrocínio no meio da pandemia e da crise que nosso audiovisual se encontra foi um sopro de esperança para seguirmos lutando para levar filmes nacionais de qualidade para públicos de todo o Brasil. É fundamental que sigamos em defesa de políticas públicas que permitam a difusão de obras diversas e de qualidade reconhecida em grandes festivais de cinema. Seguiremos fortes e resistindo! – afirma o diretor da Vitrine, Felipe Lopes.

Com o objetivo de levar ao público uma produção de qualidade, que retrata a realidade brasileira em diversos aspectos, o projeto fomenta uma relação entre os públicos  e o cinema, através de lançamentos e debates que aprofundam a discussão sobre os temas propostos, contribuindo assim para a formação de novas plateias e para a democratização do acesso ao cinema brasileiro, fortalecendo o circuito audiovisual como um todo. Foi sob o selo da SESSÃO VITRINE que filmes de diretores como Gabriel Mascaro,  Leandra Leal, Juliana Antunes e Adirley Queirós foram lançados, consolidando assim o projeto como uma vitrine de estreantes e renomadas realizadoras e realizadores.

Poder realizar esta edição da Sessão Vitrine é exaltar a cultura e o cinema brasileiro neste momento tão difícil que estamos vivendo. É uma forma de seguirmos em diálogo, almejando aproximar os sujeitos e narrativas dos filmes com nossos públicos. Sobretudo, lançar os filmes em conjunto e simultaneamente nas telas dos cinemas e nas plataformas é uma estratégia política de distribuição, que chama atenção para as vulnerabilidades do momento e da nossa indústria. Estamos, desta forma, propondo maneiras possíveis de seguirmos atuando em prol de uma indústria do audiovisual fortalecida e sustentável. – afirma Talita Arruda, coordenadora da Sessão Vitrine.

A curadoria do projeto prioriza filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade. A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. O projeto “Sessão Vitrine – Especial 10 anos” é uma realização da Vitrine Filmes com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o ProAC, o Governo Federal e a Lei Aldir Blanc.

O Projeto Sessão Vitrine surgiu da vontade de um grupo de cineastas que decidiu unir forças para lançar seus filmes nos cinemas, em 2010. Nesta década que passou, eu só posso me orgulhar de tudo que foi construído até aqui, um trabalho focado na democratização do cinema brasileiro e do acesso a ele, valorizando conceitos como coletividade e diversidade. – conclui a diretora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz.

SOBRE O CANAL BRASIL

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevistas e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

SOBRE O PROJETO PARADISO

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, o Projeto Paradiso atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Em quase dois anos de existência do Projeto Paradiso são 60 profissionais brasileiros do audiovisual beneficiados, 14 projetos selecionados pela Incubadora Paradiso, 34 bolsas de estudo internacionais, 44 instituições parceiras, além de 11 cursos e masterclasses oferecidos.

SOBRE A CARDUME

A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro. Com uma assinatura de apenas R$5 por mês, os assinantes têm acesso a um catálogo com mais de 120 dos mais premiados filmes nacionais e ainda ajudam a fomentar a produção independente. Além de retornar boa parte da verba arrecadada com as assinaturas para os produtores dos filmes, a plataforma também promove ações de fomento, formação e impulsionamento do audiovisual nacional.

SOBRE A VITRINE FILMES

Em dez anos de atuação, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos, estão “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, e “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal, e “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos dez  documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Em 2020, a Vitrine Filmes lançou no primeiro semestre “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, e “Você Não Estava Aqui”, de Ken Loach. No segundo semestre deste mesmo ano, em cenário pandêmico, a distribuidora adotou estratégias diferenciadas de distribuição em múltiplas janelas, lançando títulos em drive-ins, salas de cinemas e plataformas de streaming, como “Música para Morrer de Amor”; “Três Verões”; “Pacarrete”; “A Febre”; “Todos os Mortos” e muitos outros. Para 2021 a distribuidora já tem o line-up completo e continuará a buscar a melhor forma de chegar aos seus públicos.



Post Views:
21

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *