Início ECONOMIA Sem autorização da Saúde, Betim (MG) começa a vacinar adolescentes

Sem autorização da Saúde, Betim (MG) começa a vacinar adolescentes

por Poder360
0 Já viram


A cidade de Betim (MG) começou a vacinar adolescentes de 12 a 14 anos contra a covid-19 nesta 4ª feira (16.jun.2021). A ampliação do público de vacinação sem que antes os adultos tenham sido vacinados não está de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.

A cidade mineira começou as aplicações em estudantes do 7°, 8° e 9° ano do ensino fundamental com a vacina da Pfizer. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso na última 6ª feira (11.jun) por concluir que os estudos “indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo”.

Mas o PNI (Plano Nacional de Imunização) prevê a vacinação apenas de maiores de 18 anos. Adolescentes ou crianças que forem vacinadas com a 1ª dose “deverão ter seus esquemas encerrados sem que sejam administradas doses adicionais“, diz o plano de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, “a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários”. A vacinação de adolescentes ainda está sendo estudada, de acordo com a pasta. Veja a nota completa do ministério no fim desta reportagem.

A decisão de Betim de vacinar adolescentes ocorre antes mesmo da vacinação dos grupos prioritários ser finalizada. A cidade está imunizando pessoas com 59 anos, quem tem algum tipo de deficiência permanente e pessoas de 40 a 49 anos com comorbidades.

Segundo o secretário de Saúde da cidade, Augusto Viana, o objetivo de vacinar adolescentes de 12 a 14 anos é retomar as aulas presenciais em julho. “Existem já algumas orientações de que este público é o que mais está sofrendo do ponto de vista de não ter acesso ao ensino de forma presencial”, disse ele à TV Globo.

Para justificar a decisão de não priorizar os adultos na vacinação, como dita o Ministério da Saúde, Viana afirma que os adolescentes são os “maiores vetores” do coronavírus. O secretário disse ainda que a cidade sabe quais são as suas necessidades e como proceder.

No nosso entendimento, tem que ter vacina para todo mundo e, dentro desta escassez de vacinas, devemos ter capacidade de manuseá-las”, disse Viana.

Adolescentes não fazem parte dos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19. Para a volta às aulas, a imunização dos trabalhadores da educação foi incluída como uma prioridade no PNI.

Viana afirma que os profissionais da educação terminaram de ser vacinados na 2ª feira (14.jun). Com isso, teoricamente, as aulas presenciais já poderiam retornar sem a necessidade de vacinação dos adolescentes.

Eis a íntegra da nota do Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos, com o imunizante da Pfizer, será debatida na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis. A pasta reforça que, neste momento, a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e imunizar a toda a população acima de 18 anos.”

O Poder360 entrou em contato com a prefeitura de Betim, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS