Sair até pode, mas… o que Atila Iamarino acha da nova fase da covid-19

0
16

Sair até pode, mas… o que Atila Iamarino acha da nova fase da covid-19

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A última transmissão ao vivo do doutor em microbiologia e divulgador científico, Atila Iamarino, causou ainda mais interações na internet. Iamarino, que até poucos meses atrás era defensor de um distanciamento social extremo, anunciou em seu canal do YouTube que, agora, é possível sair de casa apesar do novo coronavírus — mas com moderação. Não é como se você pudesse fazer um churrasco, sem máscaras e alcóol em gel, mas sim respeitando o máximo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e evitando locais que podem causar maior circulação do vírus, como bares e cultos religiosos.

Para dar a recomendação de sair com cuidado, Iamarino usou como base uma orientação da Associação Médica do Texas, nos Estados Unidos.

Além de shows lotados (um local até óbvio de contágio pela covid-19), bares, cultos religiosos com mais de 500 pessoas e academias também representam um alto risco para as pessoas. Ir ao shopping, por exemplo, é uma atividade que tem um risco médio de contágio. Já outras tarefas do dia a dia, como receber encomendas, fazer caminhadas ou corridas e abastecer o tanque do carro apresentam riscos menores.

Para Iamarino, no Brasil, “abrimos mais as situações de baixo risco”. “Mas, conforme os casos vão caindo, a gente começa a partir para os riscos maiores. E, com os riscos maiores abrindo, temos mais vírus circulando. Daqui para frente vamos ver a abertura não necessariamente segura de mais espaços”, afirmou ele. Iamarino identifica que as opções mais arriscadas, como ir à academia ou ao cinema, podem ser evitadas ou adaptadas de forma a lidar melhor com a pandemia e diminuir o risco de contágio.

“Não tem mais economia que aguente todo mundo trancado em casa. O vírus continua aí, vai continuar sendo um problema, apesar das vacinas por algum tempo, com vacinas que funcionem muito bem por um ou dois anos mais ou menos e, se as vacinas não funcionarem, por mais tempo ainda”, continuou Iamarino. “Então vale a gente começar a focar nas atividades mais seguras e prioritárias”, explica. As dicas do doutor em microbiologia é que a exposição, caso necessária, seja realizada em locais mais abertos, com mais circulação e em tempo reduzido. Outra dica necessária, para ele, é o uso de máscaras.

Um estudo feito por pesquisadores australianos, publicado na revista científica Thorax, por exemplo, indica que as máscaras de apenas uma camada de tecido reduziram um pouco as gotas de saliva expelidas durante a fala, enquanto a opção com duas camadas se mostrou mais eficaz na proteção. Já a máscara com três camadas pode ser ainda mais eficaz do que as outras duas, apesar de não ter sido testada.

Uma versão com 12 camadas de pano, segundo um outro estudo publicado na revista científica The Lancet, é tão eficaz quanto a cirúrgica. Mas é claro que costurar tantas camadas é uma tarefa mais complicada do que deveria ser.

Apesar disso, os pesquisadores reforçam que usar uma máscara com apenas uma camada é melhor do que não usar nenhuma.

Site Termômetro v2 Escala de risco de contrair covid-19

Escala de risco de contrair covid-19 (Arte/Exame)

Quem terá prioridade para tomar a vacina?

Nenhuma vacina contra a covid-19 foi aprovada ainda, mas os países estão correndo para entender melhor qual será a ordem de prioridade para a população uma vez que a proteção chegar ao mercado. Um grupo de especialistas nos Estados Unidos, por exemplo, divulgou em setembro uma lista de recomendações que podem dar uma luz a como deve acontecer a campanha de vacinação.

Segundo o relatório dos especialistas americanos (ainda em rascunho), na primeira fase deverão ser vacinados profissionais de alto risco na área da saúde, socorristas, depois pessoas de todas as idades com problemas prévios de saúde e condições que as coloquem em alto risco e idosos que morem em locais lotados.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários