Remédio caseiro para dor de ouvido

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A dor de ouvido, que pode surgir em ambos os ouvidos ou apenas um, é bastante comum, podendo afetar diversas pessoas de formas diferentes. Ademais, ela pode ser provocada por uma infecção por fungos, vírus, bactérias ou por lesões no ouvido. Apesar de existirem tratamentos médicos comprovados, as pessoas desenvolveram alguns remédios caseiros para a dor de ouvido.

Entretanto, esses remédios caseiros não são aconselhados pela medicina tradicional. Pois, não existem comprovações científicas de sua eficácia, e podem inclusive prejudicar mais ainda a causa da dor. Mas, mesmo assim a propagação desse tipo de solução caseira ainda circula pela internet e algumas famílias, onde os mais antigos garantem que eles funcionam.

Por outro lado, a dor de ouvido pode ser provocada por diversas causas. Por exemplo, excesso de cera, uso de hastes flexíveis (cotonetes), lesões no canal auditivo ou infecções. Além disso, ocasionam sintomas como coceira, zumbidos, e em casos mais graves, febres e perda de apetite. Portanto, recorrer a um tratamento adequado, evitando a piora do quadro, é essencial.

Causas da dor de ouvido

Imagem: Notícias ao Minuto

A dor de ouvido pode atingir ambos os ouvidos ou somente um deles. Ademais, existem diversas razões para a ocorrência dessas dores. Por exemplo, quando algum fluido se instala dentro do canal auditivo, como água ou cosméticos. Além disso, infecção do canal auditivo fora do tímpano também provoca dores, ou um furúnculo ou folículo piloso infectado no canal auditivo. Por outro lado, lesões do canal auditivo provocada por objetos, como o cotonete, provocam dores, e o bloqueio de cera no canal auditivo também. Por fim, infecções de garganta, resfriados, alergias no trato respiratório ou infecções como rinossinusite, ocasionam as dores no ouvido.

Sintomas da dor de ouvido

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 2
Imagem: Pinterest

A dor de ouvido provoca diversos sintomas diferentes. Logo, entre esses sintomas estão:

  • Coceira
  • Zumbidos
  • Secreção purulenta
  • Perda de acuidade auditiva
  • Dor muito intensa no ouvido
  • Sensação de corpo estranho
  • Em caso de infecção, febre e perda de apetite

Ademais, em crianças muito pequenas é necessário ficar atento a alguns sinais. Por exemplo, se a criança:

  • Esfregar ou puxar a orelha
  • Não reagir a sons
  • Temperatura de 38° C ou mais
  • Ficar irritada fácil
  • Não consegui dormir
  • Não se alimentar
  • Sinais de perda de equilíbrio

Como evitar a dor de ouvido

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 3
Imagem: Melhor com Saúde

Para evitar a dor de ouvido, algumas medidas são essenciais. Assim sendo, caso estejam resfriados, limpe as secreções com frequência, evitando o acúmulo nas vias aéreas. Ademais, evite deixar entrar água no canal auditivo, e seque bem a orelha cautelosamente com toalha ao sair de um banho. Além disso, não insira nenhum objeto no canal auditivo, nem mesmo hastes flexíveis, pois pode acarretar dores de ouvido e outros problemas.

Mas também, se vacine contra o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae, que ocasionam infecções nos ouvidos. Por outro lado, procure um atendimento médico quando tiver dores de ouvido. Pois, o diagnóstico prévio colabora para a prevenção de possíveis complicações. E, o uso de remédios caseiros para dor de ouvido é bastante cogitado, garantindo melhoras.

Tratamento da dor de ouvido

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los
Imagem: Veja Saúde

A dor de ouvido pode ser amenizada com o uso de analgésicos, como o paracetamol e a dipirona. Além disso, o uso de anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, também ameniza as dores. Ademais, compressas frias ou quentes também podem ajudar, ou o uso de remédios caseiros para dor de ouvido. Por outro lado, em casos de infecções, é recomendado o tratamento com antibióticos, e em casos de sintomas graves é necessário recorrer ao médico. No entanto, em casos de acúmulo de cerume, é necessária uma lavagem no ouvido feita por um otorrinolaringologista.

Remédios caseiros para a dor de ouvido: Posicionamento da medicina tradicional

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 5
Imagem: Melhor com Saúde

A dor de ouvido é um problema bastante comum, podendo afetar diversas pessoas de formas diferentes. Ademais, segundo médicos especialistas, o tratamento irá variar conforme o que está ocasionando a dor. Desse modo, apenas um especialista capacitado poderá indicar o medicamento eficaz em cada caso. No entanto, na tentativa de amenizar as dores, as pessoas desenvolveram remédios caseiros para esse problema. Isto é, existem diversos remédios caseiros para a dor de ouvido, que são facilmente encontradas na internet.

Entretanto, a medicina tradicional alega que esses tratamentos caseiros, em sua maioria, não são eficazes. Pois, não apresentam comprovações científicas de sua eficácia. Além disso, alegam também que em certos casos podem até piorar o problema. Assim sendo, eles recomendam a visita a um médico especializado, que tratará adequadamente conforme cada caso particular. Mas, mesmo assim ainda continua a propagação desses remédios caseiros para a dor de ouvido, onde os mais antigos garantem que funciona.

Remédios caseiros para a dor de ouvido

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 9
Imagem: Cura pela Natureza

Existem inúmeros remédios caseiros para a dor de ouvido. Logo, dentre eles temos:

  • Colocar cebola no local inflamado.
  • Aplicar chá de hortelã na inflamação.
  • Inserir um algodão com álcool no local inflamado.
  • Aplicar gotas de azeite na inflamação.
  • Colocar chá de camomila no ouvido inflamado.

Remédios caseiros para a dor de ouvido: Receitas

Dentre esses remédios caseiros, alguns possuem ingredientes anti-inflamatórios que contribuem para amenizar as dores. Ademais, confira algumas receitas desses remédios:

1 – Remédios caseiros para a dor de ouvido: Palito de gengibre

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 7
Imagem: Tua Saúde

O gengibre consiste em uma raiz com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Dessa forma, ele contribui para aliviar diversos tipos de dores, incluindo a dor no ouvido. Logo, para utiliza-lo como forma de tratamento, corte um palito fino, com cerca de 2 centímetros de comprimento. Em seguida, faça pequenos cortes em suas laterais. Por fim, o insira cautelosamente no interior do ouvido durante 10 minutos.

2 – Remédios caseiros para a dor de ouvido: Vapor de camomila

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 8
Imagem: Melhor com Saúde

A camomila apresenta efeito relaxante e descongestionante. Desse modo, ela facilita a retirada de secreções do nariz e do ouvido, reduzindo a pressão e aliviando a dor. Ademais, o vapor contribui para hidratar os canais que ligam o nariz ao ouvido, diminuindo possíveis irritações. Logo, para fazer a inalação, é necessário adicionar algumas gotas de óleo essencial de camomila em um recipiente com água fervente. Em seguida, coloque uma toalha por cima da cabeça e inale o vapor. Por outro lado, também é possível inalar através de dois punhados de flores de camomila numa bacia de água fervente.

3 – Remédios caseiros para a dor de ouvido: Óleo de alho

remedios caseiros para dor de ouvido saiba quais funcionam e como usa los 6
Imagem: Tua Saúde

O alho é um ótimo antibiótico e um potente analgésico, aliviando vários tipos de dores no corpo, como a de ouvido. Logo, para utilizar dessas propriedades analgésicas, você deve amassar um dente de alho e inseri-lo em um recipiente com 2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou azeite de oliva. Em seguida, leve o recipiente para o micro-ondas por 2 a 3 minutos. Por fim, coe, espere ficar morno e aplique 2 ou 3 gotas no ouvido que está doendo.

Em suma, em caso de dor repentina nos ouvidos, você pode usar um dos remédios caseiros para ajudar a dor passar. Mas, caso persista ou os sintomas piorem, procure por orientação médica.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Como tirar água dos ouvidos – Dicas caseiras para solucionar o problema. 

Fontes: Dr. Dráuzio Varella, Minha Vida, Tua Saúde

Imagens: Melhor com Saúde, Notícias ao Minuto, Pinterest, Veja Saúde, Cura pela Natureza

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *