Quaresma: saiba o que realmente significa esses dias tão importantes para os cristãos

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Apesar do catolicismo ser uma as religiões mais populares no Brasil muitas pessoas ainda não entendem o que é a Quaresma, esses dias que antecedem a semana santa e a Páscoa. Então resolvemos explicar um pouco sobre esse período tão importante para as Igrejas Cristãs, dentre elas a Luterana, Anglicana e a Ortodoxa.

A Quaresma

A Quaresma faz parte do Ciclo Pascal que é composto por três etapas distintas para os cristãos: a preparação, a celebração e o prolongamento. Assim a quaresma seria a fase de preparação e o inicio do Ciclo Pascal.

De acordo com a Igreja Católica a quaresma começa na quarta feira de cinzas e termina quarenta dias depois no chamado Domingo de Ramos.

Neste período os fiéis se preparam para a chegada da páscoa se purificando através do jejum, orações, praticando a caridade e, para os mais fervorosos, com punição física pelo qual desejam eliminar todos os seus pecados.

Assim no domingo de Ramos os fiéis estariam prontos para a chegada de Cristo em nosso meio.

Entretanto na Bíblia o Domingo de Ramos foi a data em que Cristo Chegou a Jerusalém, montado humildemente em um Jumento.

As pessoas jogavam a sua frente mantos e ramos de palmeira, por isso na missa, durante este período, os fiéis rezam com ramos nas mãos.

Semana Santa e Páscoa

angel 1655378 640

Após o domingo de Ramos se inicia a segunda etapa do Ciclo Pascal com a Semana Santa onde é comemorado a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Ou seja é na semana santa que Cristo realiza a última ceia, é traído por Judas por trinta moedas, preso, condenado a morte e a carregar a própria cruz até o local onde será crucificado.

Todo este processo é representado pelas procissões realizadas na semana santa e nas missas celebradas neste período.

Então no sábado, de acordo com a bíblia, o corpo desfalecido de Cristo é retirado da cruz, ungido com óleo sagrado, enrolado no santo sudário e por fim sepultado.

Atualmente este é o chamado sábado de Aleluia onde os fiéis aguardam a ressurreição de Cristo e celebram a Vígilia Páscal.

Entoam Glória e o Aleluia, canções que não puderam ser cantadas durante a quaresma.

Aliás é no sábado de Aleluia, durante esta missa especial que os fiéis adultos são batizados depois de se prepararem durante toda a quaresma se purificando.

Porém o dia mais esperado é o Domimgo de Páscoa quando finalmente ocorre a ressurreição de Cristo, data em que ele vence a morte e a igreja comemora o valor da vida.

Você também pode se interessar por:

A Páscoa e os ovos de chocolate

ostara deusa

E é neste dia que as crianças do mundo todo comemoram a páscoa do jeito mais doce possível, ganhando ovos de chocolate.

Este hábito tem origem pagã quando os antigos adoravam a deusa da primavera Ostera representada por uma entidade feminina segurando um ovo enquanto olhava um coelho.

Todos representando o desejo das tribos pagãs de terem uma terra fértil, capaz de prover e gerar vida.

Inegavelmente os primeiros cristãos adotaram e daptaram algums dos simbolos das culturas pagãs para o cristianismo.

Assim na era medieval era comum nesta época as pessoas trocarem ovos decorados com imagens de Nossa Senhora e Jesus Cristo para comemorarem a Páscoa.

Pentecostes: última etapa do Ciclo Pascal

the vatican 528482 640

Mas voltando aos tempos atuais, a partir do domingo de páscoa, cinquenta dias depois é o domingo de Pentecostes.

Nesta data as pessoas de fé cristã comemoram a descida do Espirito Santo aos Apóstolos e a Maria, mãe de Cristo, encerrando o ciclo pascal que teve inicio na quaresma.

Contudo independente de religião, a quaresma também pode ser um período de meditação e de auto conhecimento.

Ou seja, uma oportunidade de repensar velhos hábitos que se deseja mudar, experimentar novas atitudes e dar mais valor para a vida.

Créditos de imagem: Pixabay

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *