Professores analisam 2ª fase do Vestibular 2021 da Fuvest

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) aplicou no domingo e na segunda-feira, 21 e 22 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021 da Universidade de São Paulo (USP).

Dos 33.315 candidatos esperados, no primeiro dia, 2.563 faltaram, deixando uma abstenção de 7,69%. Já no segundo dia foram 2.788 ausentes e a abstenção de 8,36%.

Nesta etapa houve a redação e foram aplicadas as provas de conhecimentos específicos, com duas provas discursivas obrigatórias para todos os candidatos, divididas da seguinte forma:

Dia 1: Prova com 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura + redação.

Dia 2: Prova com 12 questões, de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido. No caso de duas disciplinas, foram seis questões para cada uma delas. Em três disciplinas, quatro questões para cada uma. Em quatro disciplinas, foram três questões para cada uma.

Os professores do Oficina do Estudante fizeram uma análise de como foi a segunda fase da Fuvest neste processo seletivo e, no geral, a prova foi considerada como exigente e conteudista.

Começando pelo primeiro dia, a redação trouxe o seguinte tema: “O mundo contemporâneo está fora de ordem?”. De acordo com a professora de Português, Jéssica Vasconcelos, o tema foi “tranquilo para os estudantes que participam ativamente dentro das práticas sociais e acompanha as mudanças que temos enfrentando.”

Já sobre as questões de Gramática o coordenador do curso, Wander Azanha, classificou a prova como interessante e afirmou que as questões exploraram as competências de leitura e interpretação de textos.

Por outro lado, a prova de Literatura foi considerada como difícil pela maioria dos professores. “Não houve literatura comparada entre obras, algo que a Fuvest tem feito nos últimos anos, e neste ano não ocorreu. E, o candidato tinha que ter lido a obra. Só o resumo não adiantaria para ele. Ele teria que ter lido a obra, estudado e entendido a obra para fazer as questões de Literatura”, afirmou o professor.

Das perguntas mais difíceis, segundo os professores, foram duas: de Drummond, com um poema que não era fácil; e uma de Quincas, com trecho bem difícil, trabalhoso para eles resolverem. Veja abaixo a questão de Drummond:

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉


No segundo dia de provas, os conteúdos de Física foram considerados extensos, mas bem distribuídos. Já a prova de Química foi considerada mais trabalhosa, porém, muito bem feita. Em Matemática, os professores avaliaram a prova como bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização.

Já em Biologia houve um destaque para a questão que trouxe como tema a situação do coronavírus. “Achamos a prova de Biologia interessante, com várias áreas relacionadas nas questões. Um destaque importante foi uma questão sobre Covid-19, onde relacionaram fisiologia humana e com os métodos de identificação do vírus”, comentou o coordenador.

Veja a questão:

questao covid fuvest

Para História houve um equilíbrio em História Geral e História do Brasil, o conteúdo foi considerado sólido e com nível de dificuldade médio para difícil. A prova de Geografia trouxe temas atuais, possibilitando a reflexão do candidato sobre a sociedade em que vive.

Veja aqui as provas do Vestibular 2021 da Fuvest

Para o curso de Música e Artes Cênicas também haverá a aplicação do teste de habilidades específicas. Apenas nesta seletiva, por conta da pandemia de coronavírus, a avaliação será feita de forma on-line para os candidatos ao curso de Música, entre 23 e 27 de fevereiro. Para Artes Cênicas será entre 23 e 26 de fevereiro, presencialmente. Já o curso de Artes Visuais não exigirá esta prova no Vestibular 2021.

O Vestibular 2021

A Fuvest recebeu 130.766 inscrições para o Vestibular 2021. As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 10 de janeiro e contaram com 90 questões objetivas sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

A USP ofereceu 8.242 vagas, sendo metade reservada aos estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A Fuvest vai divulgar o resultado no dia 19 de março e as matrículas serão recebidas até o dia 23 seguinte. 

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.

 

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *