ECONOMIA

Produção de veículos cresce 1% em maio

A produção de veículos passou de 190,9 mil em abril para 192,8 mil em maio. Crescimento de 1%. A exportação aumentou em 9,1% no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (8.jun.2021) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Eis a íntegra.

As vendas de veículos novos tiveram aumento de 7,7%. Os dados englobam automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. 

A produção de caminhões teve alta de 6,2%, puxada pelo crescimento do setor do agronegócio. A exportação teve queda 4,8%. Eram 1,9 mil em abril e em maio passou para 1,8 mil. O número de caminhões 0km teve alta de 17,5%. Eram 9,8 mil em abril e no mês passado foi de 11,5 mil. 

O setor automotivo também apresentou uma queda em empregos diretos de 0,6%, puxado pelo fechamento da fábrica da Ford em Camaçari (BA).

Novas paralizações

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que a produção de veículos poderá sofrer novas paralizações durante o ano de 2021 pela falta de chips semicondutores, que são sistemas usados na fabricação de componentes eletrônicos, como ignição, injeção eletrônica e sensores.

Existe falta de semicondutores em toda industria automobilística no mundo. E no Brasil não vai ser diferente. Então, a gente vê um risco, sim, de paradas [de produção de veículos] ocorrerem até o final do ano. Cada montadora tem uma situação. Não tem como resolver o problema a curto prazo, porque para aumentar a capacidade de produção de semicondutores são valores altíssimos de investimento. A gente vê uma possível normalização a partir de 2022“, disse Moraes.

Continuar lendo



Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Para continuar navegando nesse site, DESATIVE o seu sistema de bloqueio de propagandas, o nosso site se mantêm com elas, porém nada de abuso na exibição, prometo que sua navegação será LIVRE sem incômodos. Obrigado pela visita :)