Presidente da Statkraft: “Brasil pode assumir a liderança renovável tal como a Noruega” | Invest

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A Statkraft é hoje a maior geradora de energia renovável da Europa. Com operação em 17 países, a companhia norueguesa é produtora de energia solar, eólica, hidrelétrica e a gás. O salto das fontes renováveis durante a pandemia jogou o lucro da Statkraft para a casa dos 3,5 bilhões de coroas norueguesas, ou 412 milhões de dólares. Mas, apesar da dominância no velho continente, a Statkraft sintetiza a importância do Brasil para a sua estratégia global em números:  o país é o principal mercado da companhia fora da Europa e por aqui, o grupo controla 22 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica.

No início do ano, a empresa anunciou o investimento de 2,5 bilhões de reais na construção de um projeto eólico na Bahia capaz de dobrar a capacidade energética da companhia no Brasil – que hoje gira em torno de 450 megawatts (MW). A aposta, segundo a Statkraft, vem graças ao fato de que o país será a nova potência mundial energética e líder na retomada verde em indústrias vitais como a agropecuária, indústria, construção e sobretudo na mobilidade elétrica.

A projeção é positiva, tendo em vista o fato de que a Noruega é o país com maior participação de carros elétricos em circulação. Mais da metade dos novos emplacamentos do último ano não foram de veículos movidos a combustível. O objetivo do país nórdico é ter 100% das ruas ocupadas por modelos elétricos até 2025.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *