Início ECONOMIA Pesquisadores vinculados ao Ministério da Ciência desenvolvem teste feito por celular

Pesquisadores vinculados ao Ministério da Ciência desenvolvem teste feito por celular

por Poder360
0 Já viram


Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolveram teste que detecta a covid-19 por meio de uma amostra da saliva. O equipamento é acoplado a um celular e o resultado sai em 15 minutos.

Como funciona: um leitor USB é conectado ao celular com um chip com uma gota de saliva do paciente. O resultado, então, aparece na tela do celular. A eficácia, segundo o ministério, “é a mesma que a do RT-PCR, que retira mucosa do nariz para a avaliação e é considerado pela comunidade o mais eficaz”.

A iniciativa é desenvolvida por pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ao site da pasta, Aline Macedo Faria, que participou da pesquisa, diz que o sensor, por causa da rapidez e do baixo custo, permite uma testagem em massa.

“Além disso, como o dispositivo é portátil, ainda possibilita que o teste seja realizado mesmo em regiões onde não possuam laboratórios de análise clínica, com obtenção de resultado em tempo real”, complementou Faria.

O teste seria produzido inicialmente para detectar outras doenças, como dengue, zika e chikungunya. Mas, com a pandemia, o foco voltou-se ao coronavírus.

A empresa brasileira de biotecnologia Visto.Bio participa do desenvolvimento do teste. Renan Serrano, representante da companhia, disse que está avançando nas últimas fases dos testes clínicos para, então, buscar regulamentação com a Anvisa.

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS