Peru lidera produção e exportação mundial dos grãos de quinoa • A Referência

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O Peru superou a Bolívia e terminou 2020 como o maior produtor e exportador mundial de quinoa, confirmou o Midagri (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação) do país à agência de notícias estatal Andina no dia 12.

Durante o ano, a produção de quinoa foi de 94 mil toneladas – cerca de 5 mil toneladas a mais que 2019. Há dois anos, a área total de produção foi de mais de 65 mil hectares. Mais de 40% da produção está no estado de Puno, ao sul do país.

Entre janeiro e setembro de 2020, as exportações atingiram mais de 37,7 mil toneladas, um ganho superior a US$ 94 milhões. Em todo o país, mais de 68 mil pequenos produtores que se dedicam ao cultivo da quinoa.

Agricultoras trabalham na colheita de quinoa no Peru (Foto: Andina)

Nativa da região andina, a planta também tem cultivo no Equador e Colômbia. Ainda assim, Peru e Bolívia respondem por 90% da produção mundial do grão.

O cultivo foi uma das fontes de receita essenciais para o país em 2020, que chegou a registrar o maior número de mortes per capita por Covid-19 no mundo.

Até março, a Colômbia deve se tornar um dos principais importadores da quinoa peruana. Outros países, como os EUA, Canadá e membros da UE (União Europeia) integram a lista dos principais destinos do grão andino.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *