Início TUDO SOBRE CARROS PCD: veja 10 carros que cabem no teto de R$ 140.000 para isenção de IPI

PCD: veja 10 carros que cabem no teto de R$ 140.000 para isenção de IPI

por Redação Motor Show
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Renault Captur Iconic 2022

O presidente da república, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.183/21, que eleva para R$ 140 mil o teto da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de um carro pelo público PCD (pessoas com deficiência). A nova lei tem validade até 31 de dezembro deste ano.

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Até o 1º bimestre deste ano, não havia teto para a concessão da isenção de IPI para a compra de um carro PCD, que podia ser trocado a cada dois anos. Mas em 1º de março, a Medida Provisória nº 1.034 limitou a R$ 70 mil as novas solicitações e estipulava um prazo de quatro anos para novo benefício. Vale destacar que para o caso do ICMS e do IPVA, tributos estaduais, o teto continua sendo de R$ 70 mil.

Com a nova lei, que já entrou em vigor, além do teto dobrado, o prazo limite para a concessão de novo benefício passa para três anos. No entanto, os deficientes auditivos, que eram contemplados anteriormente, deixam de ser beneficiados. Confira a seguir 10 carros que podem ser comprados dentro do novo teto de isenção do IPI. As regras permitem veículos de passeio de quatro portas e motor de cilindrada igual ou menor que 2.000 cm³.

Volkswagen Nivus Highline: R$ 114.650

A versão Highline é a topo de linha do menor SUV da linha atual da Volkswagen brasileira, sendo equipado com um motor 1.0 turbo de até 128 cv e um câmbio automático de seis marchas.

O Volkswagen Nivus Highline traz de série uma lista de equipamentos com controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, ar-condicionado automático, sistema multimídia com tela de 10″ e faróis de LED.

Hyundai Creta Prestige: R$ 118.290

O Hyundai Creta Prestige é a opção mais cara do SUV da marca sul-coreana, trazendo sob o capô um motor 2.0 de até 166 cv e um câmbio automático de seis marchas.

A lista de equipamentos traz itens de conforto como o ar-condicionado automático, chave presencial, bancos de couro com ventilação no assento do motorista, carregador wireless para celular e central multimídia com tela de 7″.

Nissan Kicks Exclusive “Pack Tech”: R$ 126.990

O Nissan Kicks Exclusive CVT com o Pach Tech traz o mesmo motor 1.6 de 114 cv e o câmbio CVT das versões mais acessíveis da linha. Por outro lado, se diferencia pelo pacote tecnológico exclusivo.

Com o Pack Tech, o SUV compacto incorpora alerta inteligente de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado, monitor de pontos cegos, frenagem automática com alerta de risco de colisão e faróis com ajuste de altura e intensidade.

Citroën C4 Cactus Shine: R$ 127.990

O Citroën C4 Cactus Shine é atualmente um dos SUVs compactos mais potentes do mercado brasileiro, sendo equipado com o motor 1.6 turbo flex de até 173 cv e um câmbio automático de seis marchas.

Topo de linha, o modelo feito em Porto Real (RJ) traz alerta de colisão com frenagem automática, monitor de fadiga, alerta de saída de faixa, airbags laterais e de cortina, rodas de 17″, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e chave presencial.

Jeep Renegade Limited: R$ 129.490

O novo teto para isenção do IPI deixa de fora as versões turbodiesel do Jeep Renegade. Mas é possível levar a topo de linha entre as versões equipadas com o motor 1.8 flex de 139 cv e o câmbio automático de seis marchas.

Na configuração Limited, o SUV traz de série teto solar panorâmico, airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, rodas de 19″, faróis de LED com acionamento automático, sistema multimídia com tela de 8,4″ e ar-condicionado automático digital de duas zonas.

Honda HR-V EXL: R$ 131.800

O HR-V EXL é a versão mais cara do SUV da Honda com o motor 1.8 flex de até 140 cv, que trabalha combinado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.

De série, traz faróis e lanternas de LED com acendimento automático, ar-condicionado automático digital, multimídia com tela de 7″, controlador automático de velocidade de cruzeiro e faróis com acendimento automático.

Honda Civic EXL: R$ 133.600

Assim como o SUV HR-V, o sedã médio Honda Civic só deixa de fora do novo teto a versão Touring com o motor 1.5 turbo. Mas o motor 2.0 flex de até 155 cv da versão EXL dá conta do recado, sendo combinado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.

A lista de itens de série inclui airbags laterais e de cortina, faróis com acendimento automático, ar-condicionado automático digital de duas zonas, multimídia com tela de 7″ e bancos de couro.

Toyota Corolla XEI: R$ 135.290

A versão XEI é a intermediária do Toyota Corolla equipado com o motor 2.0 de 177 cv e câmbio automático CVT com 10 marchas simuladas.

A lista de equipamentos traz sistema multimídia com tela de 8″, sete airbags, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado automático digital, chave presencial e retrovisor interno eletrocrômico.

Renault Captur Iconic: R$ 138.490

A Renault resolveu dar um “up” no recém-lançado Captur 2022 (confira aqui a avaliação) e o modelo se tornou uma espécie de opção ainda mais premium para quem busca um SUV da marca francesa. O destaque é o novo motor 1.3 turbo flex de até 170 cv, combinado a um câmbio automático CVT.

Na versão de topo Iconic, o modelo traz ar-condicionado automático, revestimento interno na cor marrom, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis de LED, monitor de pontos cegos e central multimídia com tela de 8″.

Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI: R$ 138.950

A versão Highline do Volkswagen T-Cross é a única a combinar o motor 1.4 turbo flex de 150 com o câmbio automático de seis marchas.

Topo de linha, traz de série ar-condicionado automático digital, controles eletrônicos de tração e estabilidade, painel digital, rodas de liga leve de 17″, sistema multimídia com tela de 10,1″, controlador automático de velocidade e chave presencial.

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