Origem, história e curiosidades sobre a palavra mágica

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Certamente você já ouviu esse termo associado a bruxaria e feitiços, mas que é comumente usado por mágicos e ilusionistas quando executam seus truques. Porém, surpreendentemente sua real origem está intimamente ligada à área medicinal. Para esclarecer, a palavra remonta à época da Roma Antiga, quando o império foi atingido por um parasita Plasmodium, causador da malária.

De acordo com a história, os romanos consideravam que a doença tinha uma causa mágica, originada por espíritos malignos ou demônios. Dessa forma, as primeiras ocorrências da palavra “abracadabra” datam de textos médicos do século III. Esses textos de Quintos Serenus Sammonicus, de possível origem semítica, descreviam a cura da malária, conforme mostram as frases abaixo:

“Inscribis chartae, quod dicitur Abracadabra :
Saepius et subter repetas, sed detrahe summae,
Et magis atque magis desint elementa figuris:
Singula quae sempre rapies et coetera Figes,
Donec em angustam redigatur litra conum.
Sua lino Nexis collum redimire lembrança”

Serenus Sammonicus e a Abracadabra

O médico explicou que, para se obter proteção contra doenças e enfermidades, era preciso escrever a palavra em um pedaço de papel, retirando-se a última letra de cada linha sucessivamente, até que ficasse apenas uma.

O resultado é o seguinte:

Fonte: Pinterest

Após o exercício, o papel tinha de ser enrolado e carregado ao redor do pescoço por nove dias, depois jogado por cima do ombro em um rio cuja corrente fluía para o leste. Embora existam outras explicações para a origem do termo, todos concordam que a palavra tem uma conotação mágica, que consegue proteger as pessoas de espíritos e energias malignas. Ou seja, Abracadabra sempre soou como uma espécie de talismã contra os males.

Outras teorias que explicam a origem do vocábulo

Abracadabra: origem, história e curiosidades sobre a palavra mágica
Fonte: Pinterest

Outra teoria igualmente aceita diz que o termo vem do hebraico ‘abreq ad habra‘ que significa mandar o fogo para a morte. Outros dão a essa palavra uma origem egípcia, onde abrak significaria “sagrado” naquela cultura. Além disso, ainda a associam com berre que naquela cultura era equivalente a “novo”, isto é uma nova palavra que serviria para invocar os deuses e obter certos benefícios deles.

Alguns também relacionam a palavra Abracadabra a um antigo deus Sirius e seus poderes mágicos. Abracadabra era um ídolo da Síria que curou certas doenças repetindo seu nome várias vezes. E finalmente, aqueles que afirmam que vem de abraxas, palavra que designa entre os gnósticos o curso do sol e representa o Deus todo-poderoso, e dabar, cujo significado é palavra divina.

Segundo mágicos e ocultistas, a combinação de letras que compõe essa palavra é a chave do pentagrama. Também é garantido que a combinação dessas letras representaria a “quadratura do círculo”. Em suma, acredita-se que ao ser pronunciado funciona como uma espécie de feitiço que causa alguma reação na pessoa ou no objeto ao qual o feitiço é lançado.

Por fim, essa palavra que parece ter origem misteriosa, sempre foi usada para atrair espíritos benevolentes que protegem contra doenças e outros males.

Não deixe de conferir outras curiosidades aqui no site, por isso leia também: Ocultismo, o que é? – O que estuda, ciências ocultas e ocultistas famosos

Fontes: We Mystic, Gizmodo, Amino

Fotos: Pinterest

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *