Início ECONOMIA ONU apela para a Trégua Olímpica e pede fim de conflitos

ONU apela para a Trégua Olímpica e pede fim de conflitos

por Poder360
2 Já viram


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, pediu nessa 5ª feira (15.jul.2021) respeito à Trégua Olímpica. Segundo tradição, conflitos são interrompidos durante o período das Olimpíadas.

Neste ano, a Trégua Olímpica começa nesta 6ª feira (16.jul) —uma semana antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcada para 23 de julho— e vai até 12 de setembro —uma semana depois do encerramento dos Jogos Paralímpicos.

Em poucos dias, atletas do mundo todo se reunirão no Japão para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Eles tiveram que superar enormes obstáculos para participar em meio à pandemia de covid-19. Precisamos mostrar a mesma força e solidariedade em nossos esforços para trazer paz ao nosso mundo”, disse Guterres em vídeo divulgado em suas redes sociais.

O secretário-geral também cita a necessidade de esforços extras para a recuperação global durante a pandemia. “Buscar a paz e a união em torno de objetivos comuns é ainda mais importante neste ano, enquanto nos esforçamos para acabar com a pandemia e construir uma recuperação global forte, sustentável e inclusiva”, completou.

TRÉGUA OLÍMPICA

A Trégua Olímpica é uma tradição milenar que remonta à interrupção de conflitos na Grécia Antiga durante a realização dos Jogos. Na década de 1990, o COI (Comitê Olímpico Internacional) retomou essa tradição. A partir de então, a ONU passou a ser encarregada de pedir aos grupos em conflito que cessassem as guerras no período.

Pessoas e nações podem aproveitar esse descanso temporário para estabelecer cessar-fogo duradouro e encontrar caminhos para uma paz sustentável”, explicou Guterres.

O ato é simbólico. Ele é adotado em ano de Olimpíadas, incluindo quando são realizadas as edições de inverno. O período vai sempre de 7 dias antes da abertura dos Jogos até 7 dias depois do encerramento do Jogos Paralímpicos.

Não há obrigação de adesão. Na história recente, não há registros de conflitos que tenham sido interrompidos por causa das Olimpíadas.

Os organizadores de cada edição também costumam adotar iniciativas para a paz mundial, como a reunião de lideranças internacionais e a realização de campanhas.

O movimento olímpico quer contribuir para um futuro pacífico para a humanidade por meio do valor educacional do esporte. Reúne atletas de todas as partes do mundo no maior dos eventos esportivos internacionais, os Jogos Olímpicos, e tem como objetivo promover a manutenção da paz, do entendimento mútuo e da boa vontade –objetivos que compartilha com as Nações Unidas”, reitera a ONU.

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS