O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Para se entender o que é um desenho animado, é necessário se pensar em movimento, principalmente por ser a base dessa forma de arte. Basicamente, desenho animado é um processo onde cada fotograma de um filme é produzido individualmente. No entanto, tem-se a ideia de movimento quando eles são colocados em sucessão.

Pareceu complicado? Então vamos lá, de modo geral, fotograma é uma expressão comum para designar tanto as imagens impressas quimicamente no filme fotográfico quanto os quadros unitários de imagens. No entanto, o que faz um desenho animado existir é a ilusão de movimento que surge quando eles são colocados em sequência.

Ou seja, o elemento base para entender o que é um desenho animado envolve o sequenciamento de quadros de imagem que causam a sensação de movimento. E o mais interessante é que o próprio cérebro humano é quem cria este efeito, pois somos incapazes de processar separadamente as imagens.

Exemplo de fotograma – Fonte: Comunicadores

A biologia por trás do que é um desenho animado

De forma resumida, o cérebro é incapaz de processar separadamente as imagens formadas na retina e transmitidas pelo nervo óptico. Geralmente, esse processo torna-se ainda mais difícil quando as imagens são percebidas em uma grande velocidade.

Sendo assim, o cérebro processa as imagens de forma contínua, ou seja, com uma sensação de movimento natural. Nesse sentido, o nome desse efeito de ilusão criado pelo cérebro é persistência da visão, quando as imagens se mantém na retina por uma fração de segundo após sua percepção.

No geral, estima-se que imagens projetadas a um ritmo superior a dezesseis frames por segundo são percebidas continuamente na retina. Desse modo, os fotogramas são padronizados, desde 1929, com vinte e quatro imagens por segundo.

Entretanto, para se fazer um desenho animado não é preciso limitar-se aos recursos de desenho. Na realidade, é possível construir um desenho animado com bonecos e até com modelos humanos.

Entretanto, a base para a construção de um fotograma é a captura de imagens dos pequenos movimentos. Dessa forma, é possível obter o efeito de movimento após o sequenciamento desses quadros.

O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens
Fotograma planificado – Fonte: Vid8o

Origem

Definir o ponto exato em que o desenho animado surgiu na história da humanidade é um desafio, mas o crédito pela invenção do desenho animado é, usualmente, dado ao francês Émile Reynaud. Basicamente, Reynaud foi responsável pela criação de um sistema de animação no final do século 19.

Por meio do aparelho chamado “o praxynoscópio”, Reynaud projetava as imagens em movimento em sua parede. De forma resumida, a invenção se assemelhava a um datashow para fotogramas.

Nesse sentido, a primeira animação pode ser considerada a obra Fantasmagorie, desenvolvida pelo também francês Emile Cohl em 1908. Surpreendentemente, esse desenho animado tinha pouco menos de dois minutos e foi exibida na Theatre Gymnase.

No geral, os desenhos animados como os atuais surgiram na década de 1910, caminhando lado a lado com o cinema dos Irmãos Lumière. Nesse período, as animações eram, em sua maioria, curta-metragens pensadas para os adultos. Ou seja, contendo piadas, roteiros e temas para a faixa etária mais elevada.

Mais ainda, o surgimento do Gato Félix em 1917, no início da Revolução Russa e no ápice do cinema silencioso, marcou o que é um desenho animado atualmente. A criação de Otto Messmer foi tão marcante para o cinema da época que o Gato Félix foi a primeira imagem a ser transmitida na televisão em todo o mundo.

O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens
Desenho do Gato Félix, em 1958 – Fonte: InfanTV

Características

Apesar de os desenhos animados não terem surgido inicialmente para o público infantil, eles eventualmente alcançaram esse público. Principalmente com o surgimento da Disney, da Walt Disney e do Mickey Mouse nessa mesma década.

Pode-se dizer que a Disney inovou o cenário do cinema da época, tendo em vista que esse foi o primeiro estúdio com desenhos e efeitos sonoros na mesma produção. Aliás, o primeiro filme animado com som no cinema foi Steamboat Willie ou ‘Vapor Willie’, com o próprio Walt Disney dando voz ao Mickey.

De lá para cá, houveram grandes mudanças tecnológicas que possibilitaram a difusão e o desenvolvimento dos desenhos animados. De modo geral, entender o que é um desenho animado hoje demanda conhecer as tecnologias.

Isso acontece, principalmente, porque são esses mecanismos que transformam esboços no papel em grandes produções como Toy Story e Meu Malvado Favorito. Nos dias atuais, entender os desenhos animados vai além da questão do movimento, pois deve-se considerar fatores como cores, voz, narrativa e construção do cenário.

O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens
Quadro do filme Steamboat Willie, da Walt Disney – Fonte Giphy

Curiosidades sobre os desenhos animados

Em mais de dois séculos da descoberta dos fotogramas e animações, grandes feitos foram alcançados nessa indústria. A princípio, o desenvolvimento dessa arte é crédito dos grandes animadores que tornaram possível a difusão das animações.

Entre eles estão o já citado Walt Disney, mas também Chuck Jones, Max Fleishcer, Winsor McCay e outros artistas. No geral, as animações históricas ao cinema iniciaram-se como rascunhos na mesa desses ilustradores.

Atualmente, a lista de maiores animações da história é liderada por obras da Walt Disney Pictures. E, esse sucesso é pautado principalmente pelos números de bilheteria que as produções obtém no cinema.

Nesse sentido, os dois filmes de Frozen ocupam o topo da lista com mais de 1,2 bilhões de dólares arrecadados. Além dessas produções, Minions, da Illumination Entertainment, e Toy Story, da Pixar, seguem no ranking também na casa dos bilhões de dólares de arrecadação em bilheteria.

Outras obras como O Rei Leão de 1994, e Meu Malvado Favorito, da Universal seguem o ranking progressivamente. Entre os vinte filmes listados como maiores animações da história do cinema pela Forbes, o último é Ratatouille, também da Disney, com arrecadação de 623,7 milhões de dólares em bilheterias.

Fotografia do Walt Disney
Walt Disney desenhando – Fonte: El País

Gostou de entender o que é um desenho animado? Então leia sobre O que é pontilhismo? Origem, técnica e principais artistas.

Fontes: Wikiquote | Britannica | Info Escola | DA | Quiabo Doido | Forbes

Imagens: Comunicadores | Vid8o | InfanTV | Giphy | El País | Sempre Família

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *