O que é hospedagem compartilhada e hospedagem em nuvem

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Você sabe a diferença entre hospedagem compartilhada e hospedagem em nuvem?

Muitas pessoas que estão em busca de criar um site procuram os serviços de hospedagem, mas se deparam com essas opções.

Nem sempre fica claro o que cada uma faz, e qual a utilidade de cada uma para o site do seu negócio.

Para quem não possui conhecimento básico ou técnico, pode não saber que, para um site funcionar perfeitamente na internet, é preciso que ele tenha uma hospedagem em algum servidor.

Para que você possa entender melhor a diferença entre um e outro, continue lendo este artigo.

As Diferenças Entre Hospedagem Compartilhada E Hospedagem Em Nuvem

Das diferentes hospedagens que existem, as mais utilizadas são as compartilhadas e a nuvem.

Cada uma conta com um recurso diferente. Para que fique claro as diferenças das plataformas, primeiro precisamos entender sobre sua função.

O servidor acaba sendo como um sistema no qual hospeda as informações que um site gera e, assim, as distribui para os seus visitantes.

Cada tipo de hospedagem possui uma característica diferente,as quais podem ser mais ou menos benéficas para o que você deseja.

Vejamos abaixo as principais diferenças entre os tipos existentes.

Hospedagem de sites compartilhada

Esse tipo de hospedagem foi existir lá em meados dos anos 90 e até hoje pode ser considerada uma das mais usadas, por conta de seu fácil acesso e custo.

Sendo assim, de modo explícito, a hospedagem compartilhada funciona como um servidor que é compartilhado por inúmeros usuários.

Desse modo, você compartilha seus dados, recursos, memória, junto com outros sites mesmo que eles tenham uma boa relevância ou não.

Você não pode optar pela qualidade dos sites que compartilham acesso junto a você.

Como dissemos, das diferentes hospedagens existentes, essa é a mais usada até hoje pois não exige que o usuário possua noções técnicas para usá-la.

Para quem quer ter um blog ou site pequeno, ou então para quem tem um tráfego moderado, esse tipo de hospedagem pode bastar.

Então, para quem está começando no mundo digital e não tem uma experiência consolidada, a hospedagem compartilhada é a melhor opção, principalmente porque, por conta de precisar contratar apenas uma parte do servidor, seu custo é bem acessível.

Mas cuidado, você pode escolher por uma hospedagem de site barata mas que também seja profissional. Fazendo uma pesquisa na internet, você encontra facilmente uma empresa de qualidade oferecendo os serviços de host.

Você também pode se interessar por:

Hospedagem Nuvem

Já a hospedagem nuvem, ou como muitos conhecem, cloud server, acaba sendo hospedada em várias máquinas físicas que fazem a computação de cargas de processamento, memória e armazenamento de dados em um espaço na nuvem.

Neste tipo de hospedagem, os recursos utilizados se ajustam de acordo com a demanda que sua página precisa.

Sendo assim, ele leva em conta aspectos como volume de tráfego de dados,o que acaba sendo, de certa forma, ilimitado

Isso porque com ele é possível fazer uso de vários servidores ao mesmo tempo.

A hospedagem em nuvem é bastante indicada para sites de lojas virtuais, blogs, entre outras opções.

Por se tratar de um armazenamento em nuvem, você pode aumentar seu desempenho e ainda ter uma maior segurança de seus dados.

Diferentemente do sistema compartilhado, onde o risco de perder suas informações e acontecerem invasões é maior, na nuvem isso dificilmente vai acontecer por ela contar com uma camada de proteção que impede esse tipo de problema.

Ainda mais porque você não compartilha espaço com nenhum outro site. Portanto se seu servidor tiver algum problema, em seguida um outro assumirá a carga.

Isso fará com que as chances do seu site sair do ar acabem sendo bem menores.

Além do mais, os backups são automáticos.

A grande desvantagem desse sistema é que para que você faça uso dele, é necessário que você conte com a experiência técnica para configuração e manutenção do mesmo.

Sendo assim, se você contrata esse serviço por uma empresa, geralmente o suporte técnico vem junto para ter pronto atendimento caso você precise.

Qual das hospedagem de site é melhor?

Em relação a vantagens comparado a hospedagem compartilhada, o servidor nuvem sai na frente.

Além disso, você sempre poderá pedir um pouco mais ou um pouco menos de recursos, de acordo com as necessidades do seu site.

Caso seu site use hospedagem compartilhada, então todos os recursos que o site usa serão divididos.

Isso, por um lado, pode acabar sendo bastante prejudicial para o seu negócio, pois outros sites podem demandar mais recursos que o seu e, sendo assim, seu site pode ficar mais lento ou saia do ar.

Ainda que a hospedagem compartilhada acabe tendo certas vantagens como o preço e a acessibilidade, os servidores nuvens oferecem muito mais segurança.

Ao compartilhar o servidor do seu site com outros, caso ocorra um ataque contra outro site que se mantenha na mesma plataforma, a sua página pode acabar sendo atingida e fazer com que você perca seus dados.

Mas claro, existem empresa de hospedagem compartilhada grandiosas no mercado, e que possui uma gestão rígida do servidor, evitando exatamente este tipo de problema.

Existem muitas empresas no mercado que oferecem a hospedagem de sites com 30 dias grátis. Essa é uma excelente oportunidade para você testar o serviço, a empresa e o plano em questão.

Conclusão

Por fim, vimos então quais as diferenças entre hospedagem compartilhada e hospedagem em nuvem, e qual é a melhor para o tipo de site que você deseja.

Se você quer contar com serviços mais modernos, seguros e eficientes, então ter uma hospedagem na nuvem é o melhor para você.

Agora, se você quer um site ou blog para uso básico, a melhor opção acaba sendo contratar um serviço compartilhado.

Nos conte, então, aqui nos comentários se você conseguiu entender e qual desses você vai usar para hospedar o seu site.

Não se esqueça de compartilhar.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *