O que acontece com seu corpo, se você pular o café da manhã todos os dias

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O café da manhã é comumente mencionado como “a refeição mais importante do dia”. Mas isso levanta a questão de saber se essa declaração é verdadeira ou apenas um mito. Aproximadamente 25% dos americanos pulam essa refeição todos os dias e isso até se tornou uma tendência.

Nós, do Incrível.club, decidimos estudar os diferentes benefícios e desvantagens de tomar café da manhã e gostaríamos de compartilhar o que aprendemos com você.

1. Você pode ganhar peso

Apesar da ideia de que pular o café da manhã todos os dias possa levar à perda de peso, isso não é totalmente verdadeiro. Algumas pesquisas mostraram que passar fome pela manhã pode estar ligado à obesidade não apenas em crianças e populações mais jovens, mas em idosos também.

Isso pode acontecer porque pular o café da manhã pode fazer as pessoas comerem em maior quantidade mais tarde. Comer antes de ir para cama, engorda. No entanto, um estudo também mostrou que pular o café da manhã pode causar ganho de peso, mesmo se você não comer demais durante o resto do dia, porque o relógio interno do corpo é interrompido.

2. Seu humor piora

Pular o café da manhã está associado aos transtornos de humor entre adultos. As pessoas que não se alimentam pela manhã tendem a ter depressão com mais frequência. Além disso, pular a primeira refeição do dia quatro ou cinco vezes por semana, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 55% das pessoas. Também pode estar relacionado a níveis baixos de açúcar no sangue.

Quando o nível de glicose no sangue diminui, o resultado são mudanças bruscas de humor, como mau humor geral e irritabilidade. É por isso que o nível de açúcar não deve ser inferior a 70 miligramas por decilitro (mg /dL).

3. Você se sente cansado entre o meio-dia e às 16h00

De manhã, após uma longa pausa sem comer, seus estoques de glicogênio ficam baixos e você precisa de mais energia para trabalhar de forma produtiva. Depois de tomar o café da manhã, seu corpo começa a quebrar os ácidos graxos para produzir a energia de que necessita. Se você não tomar o desjejum, mesmo que se sinta bem nesse período do dia, pode se sentir exausto algumas horas depois. Você também pode precisar se esforçar para se concentrar e ainda se sentir cansado à tarde.

4. Seu cérebro pode ficar mais afiado

Pesquisadores descobriram que o jejum intermitente tem vários efeitos benéficos. Uma alimentação como essa significa que você passa por períodos de jejum diariamente (normalmente consistem em oito horas de alimentação e 16 horas de jejum). Portanto, se você pular o café da manhã para completar essas 16 horas, realmente pode ser bom para o seu cérebro e sua memória pode melhorar.

No entanto, se não for na forma de jejum intermitente, outro estudo revelou que pular refeições pode ter um efeito negativo na atividade cerebral.

5. O processo de envelhecimento pode ser revertido

Embora seja difícil acreditar, pular o café da manhã pode reverter o envelhecimento. A restrição calórica e o jejum intermitente podem ajudar no aumento dos hormônios do crescimento e na redução dos níveis de insulina. No entanto, algumas pessoas optam por pular o jantar, no lugar do café da manhã.

6. Seu nível de acidez aumenta

Os nutricionistas dizem que tomar café da manhã é ainda mais importante para as pessoas que sofrem de refluxo. Ao pular essa refeição, seu nível de acidez pode aumentar e você vir a sofrer de azia e indigestão.

7. Você pode sentir tonturas e ter dores de cabeça

Fazer dieta inadequada e pular refeições podem desencadear dores de cabeça ou enxaquecas. Segundo os especialistas, mesmo o café da manhã atrasado ou irregular pode afetar seu corpo. Isso geralmente ocorre devido à queda para níveis bem baixos de glicose no sangue.

As dores de cabeça produzidas pela falta de alimento costumam ser intensas e podem ser acompanhadas de náuseas leves. Existem também alguns outros sintomas que podem incluir bocejo, palidez e suor.

8. Seu nível de cortisol pode aumentar

Pular o café da manhã pode levar a um aumento do nível de cortisol livre, porque seu corpo percebe isso como um evento estressante. Como resultado, você pode sentir ansiedade e irritabilidade. Talvez seja interessante fazer um exame de sangue para verificar se a sua condição psicológica está relacionada ao seu nível de cortisol.

9. Você se coloca em maior risco de sofrer de doença cardíaca

As pessoas que deixam de tomar o café da manhã regularmente têm uma probabilidade 21% maior de ter doenças cardíacas. Também é importante prestar atenção ao que você come pela manhã. Um único pãozinho não será suficiente para fornecer a seu corpo a nutrição necessária e ajudá-lo a funcionar bem.

10. Seu hálito pode piorar

Aqueles que pulam o café da manhã têm duas vezes mais chances de ter mau hálito. Algumas pessoas podem não estar cientes desse problema. Ficar sem comer pela manhã permite que as bactérias causadoras dos maus odores permaneçam na boca.

11. Seu ciclo menstrual pode ser interrompido

Uma pesquisa mostrou que pular o café da manhã pode estar relacionado a um ciclo menstrual irregular. Esse hábito também pode provocar o aumento da dor pré-menstrual e de cólicas. Se você tende a ter esses problemas, é melhor começar a se alimentar bem pela manhã.

Com que frequência você pula o café da manhã? A que horas normalmente faz a primeira refeição do dia?

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