O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard



💲ECONOMIZE com o MUNDO CONECTADO! Instale nosso COMPARADOR de PREÇOS e gaste menos: https://economize.mundoconectado.com.br/

O mundo da tecnologia acordou hoje com uma notícia que promete movimentar ainda mais o mercado de games nos próximos anos. A Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard por quase 70 bilhões de dólares. 

E essa quantia já tem uma proporção que chama atenção quando olhamos em dólares, mas trazendo para a nossa moeda pode ser ainda mais assustadora. Os US$68,7 bilhões investidos são equivalentes a R$386 bilhões.

Há vários desdobramentos a serem pensados a partir desta compra. Em um primeiro ponto ela levanta um questionamento básico: o que leva uma empresa a comprar outra empresa gigante por tanta grana?

A Microsoft vai pouco a pouco montando seu império e se expandindo fortemente, principalmente no mundo dos jogos. Atualmente, ela é dona da Mojang, criadora e Minecraft, o jogo com mais views da história do YouTube. Também é dona da ZenixMedia, que abrange Bethesda e outros estúdios.

Agora, está a um passo de consolidar a compra da Activision Blizzard, dona de títulos como: Call of Duty, Candy Crush, Crash Bandicoot, Diablo, Guitar Hero,  Hearthstone, Overwatch, Tony Hawk, Spyro, StarCraft, Warcraft e e por aí vai…

E sim, esta aquisição tem impacto direto na vida de milhões de pessoas que jogam diariamente, mas há ainda outros impactos relacionados a esta que é a Maior empresa de software do mundo.

O futuro da Microsoft com os jogos

O básico que a gente tem que pensar é o seu efeito direto no mundo dos jogos. A Microsoft tá investindo pesado nessa área há anos e o Game Pass é o principal reflexo disso.

Para quem não conhece, o Game Pass, é o Netflix dos jogos, o usuário paga uma mensalidade para ter acesso a uma biblioteca de jogos. A mais nova aquisição reforça este novo serviço.

E claro, há um catálogo limitado, você não encontra todos os jogos por lá e os títulos entram e saem mensalmente da lista de disponibilidade. Apesar disso, a Microsoft está a mais um passo de tornar este seu produto ainda mais forte.

Outro potencial do Game Pass é sua combinação com o xCloud, que permite que as pessoas joguem na nuvem em alta qualidade sem exigir alto poder de processamento de um celular, por exemplo.

Mas a Microsoft não é a única que sabe do potencial disso. Jogos na nuvem são apostas das mais variadas empresas de tecnologia, inclusive Nvidia. De qualquer forma, estamos falando aqui da empresa que tem mostrado maior eficiência na execução deste tipo de streaming.

E por que um investimento tão alto em videogame?

Microsoft beirando o antitruste

Outro ponto importante de ser discutido na legalidade e aprovação da compra. Ela pode simplesmente não ser aprovada por órgãos reguladores de mercado, o que nos faz pensar no mercado de tecnologia como um todo.

A Microsoft começa a se estender no mundo dos jogos assim como o Facebook se estendeu no mercado de redes sociais.

Deixando de lado os escândalos envolvendo vazamento de dados, o Facebook hoje é dono de Instagram e WhatsApp, duas redes que poderiam se desenvolver e se tornar concorrentes fortes se não fossem adotadas antes de isso acontecer.

E concorrência é algo positivo para o mercado e para o consumidor por diversas razões. Dar muito poder a uma só empresa não é benéfico, ela pode impor exigências das mais variadas que não aconteceriam se tivesse concorrente. E quanto mais a empresa cresce, mais difícil de ela ser alcançada por outra empresa, o que seria ilegal.

Não que a Microsoft esteja prestes a ser acusada de práticas ilegais de mercado após esta compra, mas a proporção é tamanha que vale comentar aqui.

Por outro lado, a Meta, ou Facebook até pouco tempo atrás, pode ter que vender WhatsApp e Instagram justamente por conta dessa prática. A maior empresa de redes sociais do mundo está indo a julgamento nos EUA justamente pela acusação de antitruste.

E só pra gente ter ideia, na época, o Facebook pagou 1 bilhão de dólares pelo Instagram em 2011 e 19 bilhões pelo WhatsApp em 2014.

A Microsoft está pagando quase 70 bilhões de dólares, o que mostra o tamanho do planejamento dela envolvendo games.

Outras compras da Microsoft:

10. Visio Corporation (US$ 1,37 bilhão)
9. Mojang (US$ 2,5 bilhões)
8. aQuantive (US$ 6,3 bilhões)
7. Nokia Mobile (US$ 7,2 bilhões)
6. GitHub (US$ 7,5 bilhões)
5. ZeniMax Media (US$ 8,1 bilhões)
4. Skype Technologies (US$ 8,5 bilhões)
3. Nuance Communications (US$ 19,7 bilhões)
2. LinkedIn (US$ 26,2 bilhões)
1. Activision Blizzard (US$ 68,7 bilhões)

Acompanhe todo nosso conteúdo em http://mundoconectado.com.br/

Curta nossa página no Facebook!
https://facebook.com/MundoConectado/

Siga-nos no Instagram!
https://instagram.com/MundoConectadobr

Siga-nos no Twitter!
https://twitter.com/MundoConectadoo

#activision #blizzard #microsoft
Mundo Conectado
https://www.youtubepp.com/watch?v=ZKKe6G6-Nfs

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR