O Gato: um pet tão incrível que tem o dia 17 de fevereiro em sua homenagem

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Inegavelmente cães e gatos fazem sucesso na internet com suas carinhas fofas e suas travessuras engraçadas. O sucesso é tanto que os pets ganharam um dia especial só para eles. Assim o dia 17 de fevereiro foi escolhido para homenagear os nossos amigos de quatro patas, os gatos, um dos pets mais amados do Brasil e do mundo.

O Clube Brasileiro dos Gatos

Sim, existe no Brasil um clube especialmente criado para os amantes destes belos animais, os gatos.

Afinal só no país são mais de 24,7 milhões de gatos vivendo alegremente com seus tutores em casa e apartamentos por aí.

O Clube Brasileiro do Gato ou CBG já existe a mais de 40 anos no país sendo a primeira instituição dedicada à criação especializada de gatos na América do Sul.

Além disso é a única organização afiliada à Féderation Internationale Féline, FIFe, fora da Europa.

Aliás o Clube do Gato oferece cursos de criação responsável de gatos e orienta a quem tiver interesse em atividades relacionadas ao mundo dos felinos.

Como por exemplo exposições de animais e criadores, para estimular as pessoas a conhecerem mais a respeito destes animais.

Desta forma promover o fim de certos mitos negativos relacionados aos gatos.

O Clube dos Gatos hoje possui sócios na Argentina, Chile, Peru e Brasil. Mas os eventos periódicos que ocorriam na cidade de São Paulo precisaram ser suspensos devido a pandemia.

Entretanto há a pretensão de retomar as atividades tão logo seja possível e os eventos, que reúnem criadores e amantes dos gatos, continuarão a ser gratuitos e abertos ao público em geral.

Atualmente o presidente do CBG da cidade de São Paulo é o renomado juiz internacional de gatos e criador de felinos das raças Persa e Burmês desde 1998, Gerson Alves Pereira.

Gerson afirma que o preconceito e os falsos mitos a respeito dos gatos vem caindo na mesma proporção em que mais pessoas vem adotando estes animais e os conhecendo melhor.

Ainda segundo ele “…os felinos são dóceis, carinhosos e companhias de vida adoráveis“.

Você também pode se interessar por:

Gatos: alguns mitos e verdades

cat 2934720 640

Embora no antigo Egito os gatos fossem reverenciados e tratados como deuses, tendo inclusive uma entidade os representando na mitologia egípcia, a Deusa Baste, com corpo humano e cabeça de gato.

Infelizmente com o passar do tempo os gatos, principalmente os pretos, se tornaram sinônimo de azar, tidos como os animais de estimação de bruxas e responsabilizados injustamente quando algo dava errado.

Contudo essas crendices e mitos negativos a respeito destes inocentes animais estão caindo por terra a medida em que a sociedade evolui culturalmente.

Hoje os gatos, tanto os de pelagem preta como os coloridos, são bem vindos em muitos lares, assim como são protegidos por lei contra maus tratos.

Afinal os únicos a sofrerem de má sorte são aqueles que nunca tiveram a chance de conviver com estes independentes e charmosos animais.

Outro mito referente aos gatos diz que eles não gostam de banho, quando na verdade este mito é uma grande injustiça.

Os gatos passam grande parte do seu tempo tomando banhos demorados e caprichados.

Mas a verdade é que os gatos podem não gostar muito dos “banhos humanos”, tão necessários para que eles possam dividir com seus tutores camas e sofás.

Entretanto se os gatos forem acostumados a este banho desde filhote, acabam aceitando bem a rotina.

Porém é fato que após voltarem da pet shop vão tomar seu proprio banho com o objetivo de retirar o perfume.

Afinal para os gatos é fundamental ter seu cheiro em cada cantinho da casa e até em seus tutores, assim demarcam seu território.

Aliás aquele ritual de boas vindas quando os gatos recebem seus donos se esfregando em suas pernas é simplemente a forma deles recolocarem o proprio cheiro em seus tutores.

Afinal as pessoas voltam da rua com as roupas impregnadas de novos odores, inclusive de outros animais, coisa que os gatos não gostam nada.

Então que tal comemorar o dia de hoje, 17 de fevereiro, com o seu melhor amigo felino?

E se não possuir um gatinho em casa, há inúmeros vídeos destes amados pets na internet para alegrar o seu dia e talvez inspirar futuras adoções.

Caso este seja o seu caso, confira no site(clubebrasileirodogato.com.br) e descubra um amigo para a vida toda.

Créditos de imagem: Pixabay

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *