Novo fundo ESG utiliza taxa de administração para neutralizar carbono

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A gestora Vítreo acaba de lançar seu primeiro produto ESG (meio ambiente, social e governança, da sigla em inglês). O fundo Vítreo FoF ESG Carbono Neutro é voltado para o investidor comum, com um valor mínimo de investimento de 1 mil reais, e se trata de um fundo de fundos, ou seja, investe em uma carteira de fundos com estratégia ESG. 

O produto reúne fundos de gestoras como Brasil Capital, Constellation, Fama, Indie Capital e JGP e traz um diferencial em sua taxa de administração, de 0,75% e sem taxa de performance. Parte do valor pago pelos clientes será destinada à compra de certificados de créditos de carbono, que serão neutralizados — isso ocorre quando o comprador dos créditos faz a compensação do certificado. A expectativa da gestora é captar 50 milhões de reais na primeira fase de lançamento. 

Segundo George Wachsmann, sócio e CIO da Vitreo, a demanda por esse tipo de produto vem aumentando. “O mercado está atento por ser uma demanda urgente que parte do próprio investidor”, afirma Wachsmann. “Hoje, a política ambiental de empresas e estados, por exemplo, já é um indicador de segurança dos investimentos em todo o mundo.”

Os fundos ESG, de fato, estão bombando. Focados em empresas com boas práticas socioambientais e de governança corporativa, esses fundos chegaram, na semana passada, à marca histórica de 1 trilhão de dólares em patrimônio, no mundo, segundo levantamento da Morningstar.  

Esse tipo de investimento tem demonstrado maior resiliência aos efeitos recessivos da covid-19. Um levantamento feito pela BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, aponta que 94% dos produtos de investimento sustentáveis, seguidores dos princípios ESG, tiveram performance melhor do que seus pares, no primeiro trimestre deste ano. 

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *