Nova variante do coronavírus está na Alemanha desde novembro

0
21
Bandeira Alemanha

Nova variante do coronavírus está na Alemanha desde novembro

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A “nova” variante do coronavírus que está aterrorizando o Reino Unido parece estar presente na Alemanha desde novembro, informou o jornal local Die Welt nesta segunda-feira (28).

Ao que tudo indica, a nova cepa do Sars-CoV-2 foi detectada por especialistas da Escola de Medicina de Hannover em amostras de um paciente mais velho, que acabou falecendo posteriormente. O hospital Charite de Berlim também confirmou as descobertas iniciais, apontou o relatório.

Com isso, a Alemanha passa integrar a lista de países — incluindo França, Espanha e até o Brasil — que já observaram a presença da variante B1.1.7 em seus territórios.

Alemanha já havia observado a nova cepa do Sars-CoV-2 em amostras datadas de novembro de um indivíduo infectado. Foto: Christian Wiediger/Unsplash

Na semana passada, o estado alemão Baden-Wuerttemberg também afirmou detectar a nova variante da Covid-19 em uma pessoa infectada que voou do Reino Unido para Frankfurt em 20 de dezembro.

O viajante havia chegado na Alemanha com o intuito de visitar seus parentes, mas testou positivo para o novo coronavírus. A pessoa foi buscada no aeroporto pelos seus familiares e, desde então, está isolada em sua residência.

Mais infecciosa

Apesar de não apresentar letalidade superior ao de outros tipos do coronavírus, a variante B1.1.7 mostra-se muito mais contagiosa.

Segundo estudos recentes da London School de Higiene e Medicina Tropical divulgados no último dia 24, a variante do Sars-CoV-2 pode ser 50% a 74% mais transmissível do que as outras formas do vírus encontradas.

Também conhecida como VOC 202012/01, a variante possui cerca de 22 mutações em seu genoma. Uma delas em particular (N501Y), está localizada na proteína Spike do coronavírus, potencializando as propriedades de fixação nas células humanas.

E esse é um dos grandes problemas que vem sendo enfrentado no Reino Unido, onde a nova cepa do coronavírus tem se espalhado rapidamente.

Lockdown no Reino Unido
Reino Unido ampliou o lockdown em seu território por conta da nova variante do coronavírus. Foto: Felix/Rawpixel

Estima-se que 60% dos casos de coronavírus no país até o início de dezembro sejam relacionados à nova variante. “Se a tendência atual continuar, a nova variante poderá representar 90% dos casos até meados de janeiro”, afirmou Nick Davies, biólogo da London School.

Não à toa, o governo britânico ampliou o lockdown no território, em busca de frear os casos de contágio do novo coronavírus no país.

Fonte: Reuters/Uol

O post Nova variante do coronavírus está na Alemanha desde novembro apareceu primeiro em Olhar Digital.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui